Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a resolução de conflitos enquanto aprendizagem social das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janes, Andreia Valido
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12099
Resumo: O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) é o resultado da observação/intervenção em pré-escolar, na Associação da Creche e Jardim-de-Infância de Évora e em 1.º ciclo do Ensino Básico desenvolvida na Escola Básica Quinta da Vista Alegre, numa turma de 3º ano de escolaridade. A mediação de conflitos sempre foi uma área que me interessou bastante, mas foi no decorrer da Unidade Curricular “Mediação em Contextos Educativos Para a Infância”, que este gosto se intensificou. A mediação é algo com que algumas pessoas não se preocupam, pois consideram como sendo algo inerente à personalidade de cada um. Esta ideia esteve na origem do presente Relatório, pois queria compreender com certa profundidade como a Mediação de Conflitos se reflete enquanto aprendizagem social das crianças. Assim, no decorrer de ambas as práticas, fui desenvolvendo competências preventivas na gestão de conflitos, para assim descortinar algumas das atitudes das crianças e de como estas se traduzem para as suas aprendizagens; Report of Teaching practice in Pre-School and Primary School: Conflict resolution as a social learning of children Abstract: The Report oh Teaching practice in Pre-School and Primary School it’s the result of observation / intervention for pre-school, the Association of Nursery and Garden-of-Childhood Evora and 1. cycle of Basic Education Primary School developed in Quinta da Vista Alegre, a class of 3rd grade. Mediation of conflicts has always been an area that interested me a lot, but it was during the course "Mediation in Educational Contexts For Children", that this taste intensified. Mediation is something that some people do not care, because they consider as being something inherent in one's personality. This idea gave rise to the present report, because I wanted to understand in some depth as the Conflict Mediation is reflected as a social learning of children. Thus, during both practices, I developed skills in preventive conflict management, thus to unveil some of the attitudes of children and how they translate into their learning.
id RCAP_b89e64199961b3c54edc3b989d5a6bf5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12099
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a resolução de conflitos enquanto aprendizagem social das criançasPré-escolar1º ciclo do ensino básicoResolução de conflitosPrática de ensino supervisionadaPreschool1 cycle primary schoolConflict resolutionSupervised teaching practiceO Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) é o resultado da observação/intervenção em pré-escolar, na Associação da Creche e Jardim-de-Infância de Évora e em 1.º ciclo do Ensino Básico desenvolvida na Escola Básica Quinta da Vista Alegre, numa turma de 3º ano de escolaridade. A mediação de conflitos sempre foi uma área que me interessou bastante, mas foi no decorrer da Unidade Curricular “Mediação em Contextos Educativos Para a Infância”, que este gosto se intensificou. A mediação é algo com que algumas pessoas não se preocupam, pois consideram como sendo algo inerente à personalidade de cada um. Esta ideia esteve na origem do presente Relatório, pois queria compreender com certa profundidade como a Mediação de Conflitos se reflete enquanto aprendizagem social das crianças. Assim, no decorrer de ambas as práticas, fui desenvolvendo competências preventivas na gestão de conflitos, para assim descortinar algumas das atitudes das crianças e de como estas se traduzem para as suas aprendizagens; Report of Teaching practice in Pre-School and Primary School: Conflict resolution as a social learning of children Abstract: The Report oh Teaching practice in Pre-School and Primary School it’s the result of observation / intervention for pre-school, the Association of Nursery and Garden-of-Childhood Evora and 1. cycle of Basic Education Primary School developed in Quinta da Vista Alegre, a class of 3rd grade. Mediation of conflicts has always been an area that interested me a lot, but it was during the course "Mediation in Educational Contexts For Children", that this taste intensified. Mediation is something that some people do not care, because they consider as being something inherent in one's personality. This idea gave rise to the present report, because I wanted to understand in some depth as the Conflict Mediation is reflected as a social learning of children. Thus, during both practices, I developed skills in preventive conflict management, thus to unveil some of the attitudes of children and how they translate into their learning.Universidade de Évora2014-12-29T17:35:57Z2014-12-292014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12099http://hdl.handle.net/10174/12099TID:201245981porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoandreiajanes@hotmail.com672Janes, Andreia Validoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12099Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:27.984594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a resolução de conflitos enquanto aprendizagem social das crianças
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a resolução de conflitos enquanto aprendizagem social das crianças
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a resolução de conflitos enquanto aprendizagem social das crianças
Janes, Andreia Valido
Pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
Resolução de conflitos
Prática de ensino supervisionada
Preschool
1 cycle primary school
Conflict resolution
Supervised teaching practice
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a resolução de conflitos enquanto aprendizagem social das crianças
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a resolução de conflitos enquanto aprendizagem social das crianças
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a resolução de conflitos enquanto aprendizagem social das crianças
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a resolução de conflitos enquanto aprendizagem social das crianças
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a resolução de conflitos enquanto aprendizagem social das crianças
author Janes, Andreia Valido
author_facet Janes, Andreia Valido
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Janes, Andreia Valido
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
Resolução de conflitos
Prática de ensino supervisionada
Preschool
1 cycle primary school
Conflict resolution
Supervised teaching practice
topic Pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
Resolução de conflitos
Prática de ensino supervisionada
Preschool
1 cycle primary school
Conflict resolution
Supervised teaching practice
description O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) é o resultado da observação/intervenção em pré-escolar, na Associação da Creche e Jardim-de-Infância de Évora e em 1.º ciclo do Ensino Básico desenvolvida na Escola Básica Quinta da Vista Alegre, numa turma de 3º ano de escolaridade. A mediação de conflitos sempre foi uma área que me interessou bastante, mas foi no decorrer da Unidade Curricular “Mediação em Contextos Educativos Para a Infância”, que este gosto se intensificou. A mediação é algo com que algumas pessoas não se preocupam, pois consideram como sendo algo inerente à personalidade de cada um. Esta ideia esteve na origem do presente Relatório, pois queria compreender com certa profundidade como a Mediação de Conflitos se reflete enquanto aprendizagem social das crianças. Assim, no decorrer de ambas as práticas, fui desenvolvendo competências preventivas na gestão de conflitos, para assim descortinar algumas das atitudes das crianças e de como estas se traduzem para as suas aprendizagens; Report of Teaching practice in Pre-School and Primary School: Conflict resolution as a social learning of children Abstract: The Report oh Teaching practice in Pre-School and Primary School it’s the result of observation / intervention for pre-school, the Association of Nursery and Garden-of-Childhood Evora and 1. cycle of Basic Education Primary School developed in Quinta da Vista Alegre, a class of 3rd grade. Mediation of conflicts has always been an area that interested me a lot, but it was during the course "Mediation in Educational Contexts For Children", that this taste intensified. Mediation is something that some people do not care, because they consider as being something inherent in one's personality. This idea gave rise to the present report, because I wanted to understand in some depth as the Conflict Mediation is reflected as a social learning of children. Thus, during both practices, I developed skills in preventive conflict management, thus to unveil some of the attitudes of children and how they translate into their learning.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-29T17:35:57Z
2014-12-29
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12099
http://hdl.handle.net/10174/12099
TID:201245981
url http://hdl.handle.net/10174/12099
identifier_str_mv TID:201245981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
andreiajanes@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540028305408