Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: as possibilidades e os desafios das transições escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barahona, Cristina Isabel Louro de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15971
Resumo: O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) é o resultado da observação/intervenção em pré-escolar e em 1.º ciclo do ensino básico desenvolvida ao longo de sete meses na Escola Básica Integrada com Jardim-de-Infância da Malagueira. Durante o percurso em pré-escolar a transição para o 1.º ano de escolaridade foi várias vezes inferida pela voz das crianças, demonstrando algumas dúvidas/receios, mas também expectativas. No decorrer da intervenção realizada com uma turma de 1.º ciclo (2.º ano), a questão das transições voltou a revelar-se, através de atitudes, tais como, não serem capaz de aceitar e seguir as regras de convivência e, não saberem escutar e esperar pela sua vez para falar. Neste relatório dá-se conta do trabalho desenvolvido, fazendo a contextualização dos ambientes educativos e a descrição e análise da conceção da ação educativa que orientou a prática. Ao longo do relatório faz-se ainda, uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios das transições escolares, com base na observação/intervenção, nas entrevistas feitas às crianças e em referências teóricas, tais como, o modelo bioecológico de desenvolvimento humano de Bronfenbrenner; ABSTRACT: The Report of Supervised Teaching Practice (PTP) is the result of observation/intervention in preschool and First basic education developed over seven months with Daycare Center in Integrated Primary School of Malagueira. During the course in preschool the transition to the first year of school was for several times deduced by the voice of the children, demonstrating some doubts / fears, but also expectations. During the intervention performed with one of the classes from the first Cycle (second grade), the issue of transitions was raised again, through attitudes, such as, not being able to accept and follow the rules of coexistence and, not knowing how to listen and wait for their turn to speak. In this report the work was developed focusing on the contextualization of learning environments and the description and analysis of the educational action conception that guided it. Throughout the report it is also a reflection on the possibilities and challenges of school transitions, based on observation / intervention, the children in interviews and theoretical references, such as the bio ecological model of human development of Bronfenbrenner.
id RCAP_84eda73053b2d8abcf4caf459ee4533a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15971
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: as possibilidades e os desafios das transições escolaresPré-escolar1º Ciclo do ensino básicoTransiçõesPrática de ensino supervisionadaPreschool1 Cycle primary schoolTransitionsSupervised teaching practiceO Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) é o resultado da observação/intervenção em pré-escolar e em 1.º ciclo do ensino básico desenvolvida ao longo de sete meses na Escola Básica Integrada com Jardim-de-Infância da Malagueira. Durante o percurso em pré-escolar a transição para o 1.º ano de escolaridade foi várias vezes inferida pela voz das crianças, demonstrando algumas dúvidas/receios, mas também expectativas. No decorrer da intervenção realizada com uma turma de 1.º ciclo (2.º ano), a questão das transições voltou a revelar-se, através de atitudes, tais como, não serem capaz de aceitar e seguir as regras de convivência e, não saberem escutar e esperar pela sua vez para falar. Neste relatório dá-se conta do trabalho desenvolvido, fazendo a contextualização dos ambientes educativos e a descrição e análise da conceção da ação educativa que orientou a prática. Ao longo do relatório faz-se ainda, uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios das transições escolares, com base na observação/intervenção, nas entrevistas feitas às crianças e em referências teóricas, tais como, o modelo bioecológico de desenvolvimento humano de Bronfenbrenner; ABSTRACT: The Report of Supervised Teaching Practice (PTP) is the result of observation/intervention in preschool and First basic education developed over seven months with Daycare Center in Integrated Primary School of Malagueira. During the course in preschool the transition to the first year of school was for several times deduced by the voice of the children, demonstrating some doubts / fears, but also expectations. During the intervention performed with one of the classes from the first Cycle (second grade), the issue of transitions was raised again, through attitudes, such as, not being able to accept and follow the rules of coexistence and, not knowing how to listen and wait for their turn to speak. In this report the work was developed focusing on the contextualization of learning environments and the description and analysis of the educational action conception that guided it. Throughout the report it is also a reflection on the possibilities and challenges of school transitions, based on observation / intervention, the children in interviews and theoretical references, such as the bio ecological model of human development of Bronfenbrenner.Universidade de Évora2015-10-09T10:48:07Z2015-10-092013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15971http://hdl.handle.net/10174/15971porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Barahona, Cristina Isabel Louro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:24.548641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: as possibilidades e os desafios das transições escolares
title Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: as possibilidades e os desafios das transições escolares
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: as possibilidades e os desafios das transições escolares
Barahona, Cristina Isabel Louro de
Pré-escolar
1º Ciclo do ensino básico
Transições
Prática de ensino supervisionada
Preschool
1 Cycle primary school
Transitions
Supervised teaching practice
title_short Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: as possibilidades e os desafios das transições escolares
title_full Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: as possibilidades e os desafios das transições escolares
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: as possibilidades e os desafios das transições escolares
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: as possibilidades e os desafios das transições escolares
title_sort Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: as possibilidades e os desafios das transições escolares
author Barahona, Cristina Isabel Louro de
author_facet Barahona, Cristina Isabel Louro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barahona, Cristina Isabel Louro de
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escolar
1º Ciclo do ensino básico
Transições
Prática de ensino supervisionada
Preschool
1 Cycle primary school
Transitions
Supervised teaching practice
topic Pré-escolar
1º Ciclo do ensino básico
Transições
Prática de ensino supervisionada
Preschool
1 Cycle primary school
Transitions
Supervised teaching practice
description O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) é o resultado da observação/intervenção em pré-escolar e em 1.º ciclo do ensino básico desenvolvida ao longo de sete meses na Escola Básica Integrada com Jardim-de-Infância da Malagueira. Durante o percurso em pré-escolar a transição para o 1.º ano de escolaridade foi várias vezes inferida pela voz das crianças, demonstrando algumas dúvidas/receios, mas também expectativas. No decorrer da intervenção realizada com uma turma de 1.º ciclo (2.º ano), a questão das transições voltou a revelar-se, através de atitudes, tais como, não serem capaz de aceitar e seguir as regras de convivência e, não saberem escutar e esperar pela sua vez para falar. Neste relatório dá-se conta do trabalho desenvolvido, fazendo a contextualização dos ambientes educativos e a descrição e análise da conceção da ação educativa que orientou a prática. Ao longo do relatório faz-se ainda, uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios das transições escolares, com base na observação/intervenção, nas entrevistas feitas às crianças e em referências teóricas, tais como, o modelo bioecológico de desenvolvimento humano de Bronfenbrenner; ABSTRACT: The Report of Supervised Teaching Practice (PTP) is the result of observation/intervention in preschool and First basic education developed over seven months with Daycare Center in Integrated Primary School of Malagueira. During the course in preschool the transition to the first year of school was for several times deduced by the voice of the children, demonstrating some doubts / fears, but also expectations. During the intervention performed with one of the classes from the first Cycle (second grade), the issue of transitions was raised again, through attitudes, such as, not being able to accept and follow the rules of coexistence and, not knowing how to listen and wait for their turn to speak. In this report the work was developed focusing on the contextualization of learning environments and the description and analysis of the educational action conception that guided it. Throughout the report it is also a reflection on the possibilities and challenges of school transitions, based on observation / intervention, the children in interviews and theoretical references, such as the bio ecological model of human development of Bronfenbrenner.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-10-09T10:48:07Z
2015-10-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15971
http://hdl.handle.net/10174/15971
url http://hdl.handle.net/10174/15971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551319201742848