A criança como ator na resolução de conflitos interpessoais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Ana Catarina Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3963
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_607748395018df082d8e8a96c36878a1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3963
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criança como ator na resolução de conflitos interpessoaisPrática profissional supervisionadaCriançaConflitoResolução de conflitos interpessoaisDesenvolvimento sociocognitivoSupervised professional practiceChildrenConflictInterpersonal conflict resolutionSocial cognitive developmentRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório incide na ilustração, análise, fundamentação e reflexão crítica do trabalho realizado ao longo da Prática Profissional Supervisiona, desenvolvida no contexto de Creche (doze aos 24meses) e Jardim-de-Infância (dois aos quatro anos). A problemática mais significativa da Prática Profissional Supervisionada ocorreu no contexto de Jardim-de-Infância e incide no papel d’ A Criança como Ator na Resolução de Conflitos Interpessoais, conforme intitulado neste relatório. É durante o período da infância que a criança inicia o processo de desenvolvimento de competências sociais, nomeadamente, no âmbito da resolução de conflitos. O desenvolvimento destas competências possui um papel fulcral na medida em que lhe serão essenciais no seu futuro enquanto indivíduo inserido numa sociedade. O conflito é algo que ocorre diariamente, gerando frustrações e emoções, que podem ser resolvidas de forma mais ou menos pacifica, conforme os recursos cognitivos e afetivos das crianças envolvidas. Desta forma, o processo de resolução de conflitos apresenta-se como uma oportunidade essencial para o desenvolvimento sociocognitivo, da criança, criando condições que favorecem a tomada de perspetiva social. No desenvolvimento deste relatório, pretendi ainda compreender e identificar estratégias/ técnicas e ferramentas que permitem uma abordagem construtiva da resolução de conflitos interpessoais, enfatizando o papel ativo da criança. Para além deste, pretendi compreender de que forma o ambiente educativo, o papel do educador e da família, condiciona a criança no processo de resolução de conflitos com os pares.Abstract This report focuses on illustration, analysis, reasoning and critical reflection of the work done along the Supervising Professional Practice, developed in the context of childcare (twelve to 24 months) and kindergarten (two to four years). The most significant problem of Supervised Professional Practice occurred in the context of kindergarten and focuses on the role of 'The Child as Actor in Interpersonal Conflict Resolution”, as titled in this report. It is during the period of childhood that children start the process of developing social skills, specially in the context of conflict resolution. The development of these skills has a central role to the extent that it will be essential to her future as an individual within a society. Conflict is something that happens in a daily basis, generating frustration and emotions, which can be solved more or less peacefully, as the cognitive and emotional resources of the children involved. Thus, the process of conflict resolution presented itself as an essential opportunity for social cognitive development of the child, creating conditions that help social perspective taking. In developing this report, I wanted to further understand and identify strategies / techniques and tools that enable a constructive approach to solve interpersonal conflicts, emphasizing the active role of the child. Beyond this, I wanted to understand how the educational environment, the role of the educator and the family influences the child during conflict resolution process with peers.Seixas, CristinaRCIPLHenriques, Ana Catarina Rodrigues2014-11-26T11:36:52Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3963TID:201346095porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:29.398484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criança como ator na resolução de conflitos interpessoais
title A criança como ator na resolução de conflitos interpessoais
spellingShingle A criança como ator na resolução de conflitos interpessoais
Henriques, Ana Catarina Rodrigues
Prática profissional supervisionada
Criança
Conflito
Resolução de conflitos interpessoais
Desenvolvimento sociocognitivo
Supervised professional practice
Children
Conflict
Interpersonal conflict resolution
Social cognitive development
title_short A criança como ator na resolução de conflitos interpessoais
title_full A criança como ator na resolução de conflitos interpessoais
title_fullStr A criança como ator na resolução de conflitos interpessoais
title_full_unstemmed A criança como ator na resolução de conflitos interpessoais
title_sort A criança como ator na resolução de conflitos interpessoais
author Henriques, Ana Catarina Rodrigues
author_facet Henriques, Ana Catarina Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Cristina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Ana Catarina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional supervisionada
Criança
Conflito
Resolução de conflitos interpessoais
Desenvolvimento sociocognitivo
Supervised professional practice
Children
Conflict
Interpersonal conflict resolution
Social cognitive development
topic Prática profissional supervisionada
Criança
Conflito
Resolução de conflitos interpessoais
Desenvolvimento sociocognitivo
Supervised professional practice
Children
Conflict
Interpersonal conflict resolution
Social cognitive development
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-26T11:36:52Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3963
TID:201346095
url http://hdl.handle.net/10400.21/3963
identifier_str_mv TID:201346095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391941009408