Desenvolvimento profissional de professores: uma abordagem a partir da construção, desenvolvimento e avaliação do currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Graça
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/4446
Resumo: Ao iniciar este trabalho, cujo tema é o Desenvolvimento profissional de Professores – Uma abordagem a partir da construção, desenvolvimento e avaliação do currículo, procurámos delimitar os contornos do conceito de Desenvolvimento Profissional de Professores (DPPr), uma vez que a sua definição não é linear, como aparentemente poderíamos intuir. Além disso, esta nossa incursão em torno do trabalho do professor, da sua actividade lectiva enquanto investigador, reflexivo, interveniente no processo de desenvolvimento curricular, impõe-se como matéria que nos merece especial atenção e cuidados redobrados na sua abordagem. O que nos leva a realizar um trabalho desta índole? Seguramente, responde a um desejo pessoal de ser professor; de pensar e seguir os exemplos do bom professor (se é que podemos com facilidade indicar as suas características); de conhecer as dificuldades e virtudes do seu trabalho; de assumirmos que o professor, muitas vezes, é sobretudo alguém que tem de gerir as situações, de forma concertada, apelando ao bom senso da sua formação; de estudar o percurso da carreira docente; de acompanhar o DPPr; de melhor contribuir para aquilo que cremos ser uma pedra basilar no desenvolvimento social, económico, político e cultural da nossa sociedade: a formação de professores. Como surge, então, a exigência de reflectir sobre a vertente de construção profissional dos professores, do posicionamento relativo no conjunto do seu desenvolvimento? Torna-se evidente que o DPPr está intimamente relacionado com outros domínios, como o desenvolvimento da carreira de professores, com o desenvolvimento pessoal, sociológico de professores e outros, como vários estudos o demonstram. Necessariamente de forma incipiente, no âmbito deste trabalho, procuramos ainda reflectir sobre uma outra faceta do conceito: a ligação com uma outra expressão igualmente abrangente como é a de Desenvolvimento Curricular, que, por sua vez, decorre do universo polissémico daquilo que entendemos por Currículo.
id RCAP_b8b59dd64311ae4d5ee69bdd6bcbd706
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4446
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento profissional de professores: uma abordagem a partir da construção, desenvolvimento e avaliação do currículoDesenvolvimento Profissional de ProfessoresCurrículoAo iniciar este trabalho, cujo tema é o Desenvolvimento profissional de Professores – Uma abordagem a partir da construção, desenvolvimento e avaliação do currículo, procurámos delimitar os contornos do conceito de Desenvolvimento Profissional de Professores (DPPr), uma vez que a sua definição não é linear, como aparentemente poderíamos intuir. Além disso, esta nossa incursão em torno do trabalho do professor, da sua actividade lectiva enquanto investigador, reflexivo, interveniente no processo de desenvolvimento curricular, impõe-se como matéria que nos merece especial atenção e cuidados redobrados na sua abordagem. O que nos leva a realizar um trabalho desta índole? Seguramente, responde a um desejo pessoal de ser professor; de pensar e seguir os exemplos do bom professor (se é que podemos com facilidade indicar as suas características); de conhecer as dificuldades e virtudes do seu trabalho; de assumirmos que o professor, muitas vezes, é sobretudo alguém que tem de gerir as situações, de forma concertada, apelando ao bom senso da sua formação; de estudar o percurso da carreira docente; de acompanhar o DPPr; de melhor contribuir para aquilo que cremos ser uma pedra basilar no desenvolvimento social, económico, político e cultural da nossa sociedade: a formação de professores. Como surge, então, a exigência de reflectir sobre a vertente de construção profissional dos professores, do posicionamento relativo no conjunto do seu desenvolvimento? Torna-se evidente que o DPPr está intimamente relacionado com outros domínios, como o desenvolvimento da carreira de professores, com o desenvolvimento pessoal, sociológico de professores e outros, como vários estudos o demonstram. Necessariamente de forma incipiente, no âmbito deste trabalho, procuramos ainda reflectir sobre uma outra faceta do conceito: a ligação com uma outra expressão igualmente abrangente como é a de Desenvolvimento Curricular, que, por sua vez, decorre do universo polissémico daquilo que entendemos por Currículo.Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoBiblioteca Digital do IPBSantos, Graça2011-05-23T09:40:11Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/4446porGraça, Santos (2004). Desenvolvimento profissional de professores: uma abordagem a partir da construção, desenvolvimento e avaliação do currículo. Coimbra: Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:11:18Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:59.513534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional de professores: uma abordagem a partir da construção, desenvolvimento e avaliação do currículo
title Desenvolvimento profissional de professores: uma abordagem a partir da construção, desenvolvimento e avaliação do currículo
spellingShingle Desenvolvimento profissional de professores: uma abordagem a partir da construção, desenvolvimento e avaliação do currículo
Santos, Graça
Desenvolvimento Profissional de Professores
Currículo
title_short Desenvolvimento profissional de professores: uma abordagem a partir da construção, desenvolvimento e avaliação do currículo
title_full Desenvolvimento profissional de professores: uma abordagem a partir da construção, desenvolvimento e avaliação do currículo
title_fullStr Desenvolvimento profissional de professores: uma abordagem a partir da construção, desenvolvimento e avaliação do currículo
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional de professores: uma abordagem a partir da construção, desenvolvimento e avaliação do currículo
title_sort Desenvolvimento profissional de professores: uma abordagem a partir da construção, desenvolvimento e avaliação do currículo
author Santos, Graça
author_facet Santos, Graça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Profissional de Professores
Currículo
topic Desenvolvimento Profissional de Professores
Currículo
description Ao iniciar este trabalho, cujo tema é o Desenvolvimento profissional de Professores – Uma abordagem a partir da construção, desenvolvimento e avaliação do currículo, procurámos delimitar os contornos do conceito de Desenvolvimento Profissional de Professores (DPPr), uma vez que a sua definição não é linear, como aparentemente poderíamos intuir. Além disso, esta nossa incursão em torno do trabalho do professor, da sua actividade lectiva enquanto investigador, reflexivo, interveniente no processo de desenvolvimento curricular, impõe-se como matéria que nos merece especial atenção e cuidados redobrados na sua abordagem. O que nos leva a realizar um trabalho desta índole? Seguramente, responde a um desejo pessoal de ser professor; de pensar e seguir os exemplos do bom professor (se é que podemos com facilidade indicar as suas características); de conhecer as dificuldades e virtudes do seu trabalho; de assumirmos que o professor, muitas vezes, é sobretudo alguém que tem de gerir as situações, de forma concertada, apelando ao bom senso da sua formação; de estudar o percurso da carreira docente; de acompanhar o DPPr; de melhor contribuir para aquilo que cremos ser uma pedra basilar no desenvolvimento social, económico, político e cultural da nossa sociedade: a formação de professores. Como surge, então, a exigência de reflectir sobre a vertente de construção profissional dos professores, do posicionamento relativo no conjunto do seu desenvolvimento? Torna-se evidente que o DPPr está intimamente relacionado com outros domínios, como o desenvolvimento da carreira de professores, com o desenvolvimento pessoal, sociológico de professores e outros, como vários estudos o demonstram. Necessariamente de forma incipiente, no âmbito deste trabalho, procuramos ainda reflectir sobre uma outra faceta do conceito: a ligação com uma outra expressão igualmente abrangente como é a de Desenvolvimento Curricular, que, por sua vez, decorre do universo polissémico daquilo que entendemos por Currículo.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
2011-05-23T09:40:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/4446
url http://hdl.handle.net/10198/4446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Graça, Santos (2004). Desenvolvimento profissional de professores: uma abordagem a partir da construção, desenvolvimento e avaliação do currículo. Coimbra: Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135181304496128