Inovação no Turismo em Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Telmo Filipe Naves Torrão de Brito
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/9634
Resumo: Com o crescimento atual do Turismo em Lisboa, novos conceitos de negócio têm surgido na cidade com vista a dar resposta a uma Procura cada vez mais exigente e informada. A aplicação do conceito de Inovação no Turismo em Lisboa presente neste estudo centra-se na reflexão das caraterísticas e atividades inovadoras em casos particulares de empresas, no papel das entidades com importância nesta temática, e no potencial de atração turística em espaços criativos. De modo a proceder à caraterização da Inovação no Turismo em Lisboa, foi levado a cabo um inquérito por questionário a 30 empresas nas áreas da Restauração, Comércio, Alojamento e Animação Turística com relevância para a temática, assim como 30 entrevistas com vista ao aprofundamento dos dados obtidos, recolhendo informações provenientes do tecido empresarial, dos poderes local e central, e de espaços criativos na cidade. Como principais ilações retiradas do estudo destacam-se as várias razões quanto ao crescimento e impacto do Turismo na cidade; os fatores que indiciam a existência de um Cluster de Turismo em Lisboa, nomeadamente a cooperação e concentração de empresas do sector; o cariz inovador presente na totalidade de empresas em estudo, com maior incidência nas tipologias de Produto e Marketing; as tendências e caraterísticas das atividades de Inovação, sendo a diferenciação da concorrência e a melhoria da qualidade dos produtos as principais motivações neste âmbito; a heterogeneidade nas atividades de Inovação entre as áreas de atividade no Turismo; e o estabelecimento de espaços criativos enquanto locais apelativos a um específico segmento turístico.
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