Gênero na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Izidro dos Anjos, Cleriston
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silvério da Silva Oliveira, Manasséis, Aparecida de Araujo, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.27034
Resumo: O artigo apresenta uma reflexão frente às questões de gênero considerando o contexto político brasileiro, a formação docente e o diálogo com as práticas educacionais presenciadas em uma instituição de educação infantil em um município do nordeste brasileiro. Parte-se do princípio de que as discussões sobre gênero são importantes, pois a construção de condições de igualdade para todos e todas desde bebês implica no respeito às diferenças. Conclui-se a necessidade de inclusão dessa pauta nos currículos das instituições de Educação Infantil, bem como na formação docente para a pequena infância como base da construção de uma realidade menos machista, sexista, misógina, homofóbica e livre de preconceitos.
id RCAP_b8bbcfbae062ea2155e95b828de9277a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27034
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gênero na Educação InfantilGénero en Educación Infantil:Le genre dans l'éducation de la petite enfance:Gênero na Educação InfantilArtigosO artigo apresenta uma reflexão frente às questões de gênero considerando o contexto político brasileiro, a formação docente e o diálogo com as práticas educacionais presenciadas em uma instituição de educação infantil em um município do nordeste brasileiro. Parte-se do princípio de que as discussões sobre gênero são importantes, pois a construção de condições de igualdade para todos e todas desde bebês implica no respeito às diferenças. Conclui-se a necessidade de inclusão dessa pauta nos currículos das instituições de Educação Infantil, bem como na formação docente para a pequena infância como base da construção de uma realidade menos machista, sexista, misógina, homofóbica e livre de preconceitos.The article presents a reflection on gender issues considering the Brazilian political context, teacher training and the dialogue with educational practices witnessed in an early childhood education institution in a municipality in the northeast of Brazil. It starts from the principle that discussions about gender are important, since the construction of equality conditions for everyone from babies on implies respect for differences. It is concluded the need to include this agenda in the curricula of Early Childhood Education institutions, as well as in teacher training for early childhood as a basis for building a less sexist, sexist, misogynist, homophobic and prejudice-free reality.El artículo presenta una reflexión sobre las cuestiones de género considerando el contexto político brasileño, la formación docente y el diálogo con las prácticas educativas presenciadas en una institución de educación infantil de un municipio del nordeste de Brasil. Parte del principio de que las discusiones sobre género son importantes, ya que la construcción de condiciones de igualdad para todos desde bebés implica el respeto a las diferencias. Se concluye la necesidad de incluir esta agenda en los currículos de las instituciones de Educación Infantil, así como en la formación docente para la primera infancia como base para la construcción de una realidad menos machista, sexista, misógina, homofóbica y libre de prejuicios.L'article présente une réflexion sur les questions de genre en tenant compte du contexte politique brésilien, de la formation des enseignants et du dialogue avec les pratiques éducatives observé dans une institution d'éducation préscolaire d'une municipalité du nord-est du Brésil. Elle part du principe que les discussions sur le genre sont importantes, car la construction de conditions d'égalité pour tous dès les bébés implique le respect des différences. Il est conclu qu'il est nécessaire d'inclure cet agenda dans les programmes des institutions d'éducation de la petite enfance, ainsi que dans la formation des enseignants pour la petite enfance comme base pour construire une réalité moins sexiste, sexiste, misogyne, homophobe et sans préjugés.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2022-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.27034por1646-2335Izidro dos Anjos, CleristonSilvério da Silva Oliveira, ManasséisAparecida de Araujo, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:59Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:06.310271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gênero na Educação Infantil
Género en Educación Infantil:
Le genre dans l'éducation de la petite enfance:
Gênero na Educação Infantil
title Gênero na Educação Infantil
spellingShingle Gênero na Educação Infantil
Izidro dos Anjos, Cleriston
Artigos
title_short Gênero na Educação Infantil
title_full Gênero na Educação Infantil
title_fullStr Gênero na Educação Infantil
title_full_unstemmed Gênero na Educação Infantil
title_sort Gênero na Educação Infantil
author Izidro dos Anjos, Cleriston
author_facet Izidro dos Anjos, Cleriston
Silvério da Silva Oliveira, Manasséis
Aparecida de Araujo, Luciana
author_role author
author2 Silvério da Silva Oliveira, Manasséis
Aparecida de Araujo, Luciana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Izidro dos Anjos, Cleriston
Silvério da Silva Oliveira, Manasséis
Aparecida de Araujo, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O artigo apresenta uma reflexão frente às questões de gênero considerando o contexto político brasileiro, a formação docente e o diálogo com as práticas educacionais presenciadas em uma instituição de educação infantil em um município do nordeste brasileiro. Parte-se do princípio de que as discussões sobre gênero são importantes, pois a construção de condições de igualdade para todos e todas desde bebês implica no respeito às diferenças. Conclui-se a necessidade de inclusão dessa pauta nos currículos das instituições de Educação Infantil, bem como na formação docente para a pequena infância como base da construção de uma realidade menos machista, sexista, misógina, homofóbica e livre de preconceitos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.27034
url https://doi.org/10.25755/int.27034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130951987494912