Gênero na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.27034 |
Resumo: | O artigo apresenta uma reflexão frente às questões de gênero considerando o contexto político brasileiro, a formação docente e o diálogo com as práticas educacionais presenciadas em uma instituição de educação infantil em um município do nordeste brasileiro. Parte-se do princípio de que as discussões sobre gênero são importantes, pois a construção de condições de igualdade para todos e todas desde bebês implica no respeito às diferenças. Conclui-se a necessidade de inclusão dessa pauta nos currículos das instituições de Educação Infantil, bem como na formação docente para a pequena infância como base da construção de uma realidade menos machista, sexista, misógina, homofóbica e livre de preconceitos. |
id |
RCAP_b8bbcfbae062ea2155e95b828de9277a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27034 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gênero na Educação InfantilGénero en Educación Infantil:Le genre dans l'éducation de la petite enfance:Gênero na Educação InfantilArtigosO artigo apresenta uma reflexão frente às questões de gênero considerando o contexto político brasileiro, a formação docente e o diálogo com as práticas educacionais presenciadas em uma instituição de educação infantil em um município do nordeste brasileiro. Parte-se do princípio de que as discussões sobre gênero são importantes, pois a construção de condições de igualdade para todos e todas desde bebês implica no respeito às diferenças. Conclui-se a necessidade de inclusão dessa pauta nos currículos das instituições de Educação Infantil, bem como na formação docente para a pequena infância como base da construção de uma realidade menos machista, sexista, misógina, homofóbica e livre de preconceitos.The article presents a reflection on gender issues considering the Brazilian political context, teacher training and the dialogue with educational practices witnessed in an early childhood education institution in a municipality in the northeast of Brazil. It starts from the principle that discussions about gender are important, since the construction of equality conditions for everyone from babies on implies respect for differences. It is concluded the need to include this agenda in the curricula of Early Childhood Education institutions, as well as in teacher training for early childhood as a basis for building a less sexist, sexist, misogynist, homophobic and prejudice-free reality.El artículo presenta una reflexión sobre las cuestiones de género considerando el contexto político brasileño, la formación docente y el diálogo con las prácticas educativas presenciadas en una institución de educación infantil de un municipio del nordeste de Brasil. Parte del principio de que las discusiones sobre género son importantes, ya que la construcción de condiciones de igualdad para todos desde bebés implica el respeto a las diferencias. Se concluye la necesidad de incluir esta agenda en los currículos de las instituciones de Educación Infantil, así como en la formación docente para la primera infancia como base para la construcción de una realidad menos machista, sexista, misógina, homofóbica y libre de prejuicios.L'article présente une réflexion sur les questions de genre en tenant compte du contexte politique brésilien, de la formation des enseignants et du dialogue avec les pratiques éducatives observé dans une institution d'éducation préscolaire d'une municipalité du nord-est du Brésil. Elle part du principe que les discussions sur le genre sont importantes, car la construction de conditions d'égalité pour tous dès les bébés implique le respect des différences. Il est conclu qu'il est nécessaire d'inclure cet agenda dans les programmes des institutions d'éducation de la petite enfance, ainsi que dans la formation des enseignants pour la petite enfance comme base pour construire une réalité moins sexiste, sexiste, misogyne, homophobe et sans préjugés.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2022-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.27034por1646-2335Izidro dos Anjos, CleristonSilvério da Silva Oliveira, ManasséisAparecida de Araujo, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:59Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:06.310271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero na Educação Infantil Género en Educación Infantil: Le genre dans l'éducation de la petite enfance: Gênero na Educação Infantil |
title |
Gênero na Educação Infantil |
spellingShingle |
Gênero na Educação Infantil Izidro dos Anjos, Cleriston Artigos |
title_short |
Gênero na Educação Infantil |
title_full |
Gênero na Educação Infantil |
title_fullStr |
Gênero na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Gênero na Educação Infantil |
title_sort |
Gênero na Educação Infantil |
author |
Izidro dos Anjos, Cleriston |
author_facet |
Izidro dos Anjos, Cleriston Silvério da Silva Oliveira, Manasséis Aparecida de Araujo, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Silvério da Silva Oliveira, Manasséis Aparecida de Araujo, Luciana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Izidro dos Anjos, Cleriston Silvério da Silva Oliveira, Manasséis Aparecida de Araujo, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O artigo apresenta uma reflexão frente às questões de gênero considerando o contexto político brasileiro, a formação docente e o diálogo com as práticas educacionais presenciadas em uma instituição de educação infantil em um município do nordeste brasileiro. Parte-se do princípio de que as discussões sobre gênero são importantes, pois a construção de condições de igualdade para todos e todas desde bebês implica no respeito às diferenças. Conclui-se a necessidade de inclusão dessa pauta nos currículos das instituições de Educação Infantil, bem como na formação docente para a pequena infância como base da construção de uma realidade menos machista, sexista, misógina, homofóbica e livre de preconceitos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.27034 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.27034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130951987494912 |