Transformação digital e os seus impactos nas empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Joana Filipa de Matos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30729
Resumo: Atualmente, há cada vez mais uma maior preocupação com questões relacionadas com a digitalização, e mais especificamente com a indústria 4.0. A adoção de tecnologias digitais é entendida como um passo inadiável, atendendo aos potenciais impactos positivos a elas associado. Apesar das reconhecidas vantagens, as empresas evoluem a ritmos diferentes no caminho da transição digital. De maneira a entender melhor a importância que este tema tem vindo a ter até aos dias de hoje, é realizada uma revisão de literatura onde são abordados alguns conceitos relativos à transformação digital e indústria 4.0, assim como é exposta a evolução da indústria até à atualidade (indústria 4.0). São apresentados alguns modelos de maturidade da indústria 4.0 que permitem que as empresas realizem autoavaliações de maneira a poderem alinhar-se adequadamente com a indústria 4.0. O objetivo principal deste estudo é o de analisar os padrões de transformação digital das empresas portuguesas, dando relevo aos processos da Indústria 4.0 e os seus impactos. O estudo tem por base questionários recolhidos junto de uma amostra de 123 empresas portuguesas, usando para o efeito a ferramenta SHIFT4.0. É o primeiro estudo que usa dados de um estudo conduzido por entidades públicas, integradas na estratégia i4.0 em Portugal. Este estudo permite aumentar conhecimento científico na área através da identificação do estado atual das empresas portuguesas face à i4.0 e implementação ou melhoramento de práticas de i4.0 nessas empresas. A obtenção desta informação, possibilita os decisores políticos a criarem ferramentas de apoio adequadas à realidade das empresas. Os modelos de maturidade na adoção de práticas de digitalização/i4.0 possibilitam e podem impulsionar as empresas a utilizarem mais estes modelos como apoio para definição de estratégias adequadas e, assim, ajudar os gestores a ganhar mais confiança numa visão a curto prazo. Este estudo revela também as dimensões mais críticas do modelo de maturidade utilizado. Evidencia as motivações, objetivos e barreiras à transformação digital. Para além disso, demonstra a importância que a digitalização/i4.0 tem para as empresas na obtenção de vantagem competitiva. Demonstra perspetivas práticas para inserir a digitalização nas empresas, o que atualmente é pouco referido na literatura. Para além disso, os resultados obtidos neste estudo podem ser utilizados como diretrizes úteis de maturidade para outras empresas e investigadores. Deste estudo, concluiu-se que das 123 empresas em estudo, a maioria das empresas identificaram a eficiência dos sistemas de produção e gestão como os principais impactos positivos que desejam ter com a adoção das práticas de indústria 4.0. É significativo o número de empresas que ainda não adotaram ou adotaram poucas práticas de i4.0, independentemente do tamanho. As “Operações Inteligentes” e os “Recursos Humanos” são as dimensões que se destacam mais, na medida em que as empresas já adotaram mais práticas de i4.0 nestas do que nas restantes. Na secção “Estratégia e Organização” a maioria das empresas já se encontram iniciadas na adoção de práticas i4.0. Na “Fábrica Inteligente”, nos “Produtos Inteligentes” e nos “Serviços Baseados em Dados” a maioria das empresas não apresentam competências de i4.0. Posto isto, a maioria das empresas portuguesas em estudo possuem níveis muito baixos de maturidade e, de facto, o tamanho das empresas portuguesas importa quando se trata de adotar práticas de indústria 4.0.
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O objetivo principal deste estudo é o de analisar os padrões de transformação digital das empresas portuguesas, dando relevo aos processos da Indústria 4.0 e os seus impactos. O estudo tem por base questionários recolhidos junto de uma amostra de 123 empresas portuguesas, usando para o efeito a ferramenta SHIFT4.0. É o primeiro estudo que usa dados de um estudo conduzido por entidades públicas, integradas na estratégia i4.0 em Portugal. Este estudo permite aumentar conhecimento científico na área através da identificação do estado atual das empresas portuguesas face à i4.0 e implementação ou melhoramento de práticas de i4.0 nessas empresas. A obtenção desta informação, possibilita os decisores políticos a criarem ferramentas de apoio adequadas à realidade das empresas. Os modelos de maturidade na adoção de práticas de digitalização/i4.0 possibilitam e podem impulsionar as empresas a utilizarem mais estes modelos como apoio para definição de estratégias adequadas e, assim, ajudar os gestores a ganhar mais confiança numa visão a curto prazo. Este estudo revela também as dimensões mais críticas do modelo de maturidade utilizado. Evidencia as motivações, objetivos e barreiras à transformação digital. Para além disso, demonstra a importância que a digitalização/i4.0 tem para as empresas na obtenção de vantagem competitiva. Demonstra perspetivas práticas para inserir a digitalização nas empresas, o que atualmente é pouco referido na literatura. Para além disso, os resultados obtidos neste estudo podem ser utilizados como diretrizes úteis de maturidade para outras empresas e investigadores. Deste estudo, concluiu-se que das 123 empresas em estudo, a maioria das empresas identificaram a eficiência dos sistemas de produção e gestão como os principais impactos positivos que desejam ter com a adoção das práticas de indústria 4.0. É significativo o número de empresas que ainda não adotaram ou adotaram poucas práticas de i4.0, independentemente do tamanho. As “Operações Inteligentes” e os “Recursos Humanos” são as dimensões que se destacam mais, na medida em que as empresas já adotaram mais práticas de i4.0 nestas do que nas restantes. Na secção “Estratégia e Organização” a maioria das empresas já se encontram iniciadas na adoção de práticas i4.0. Na “Fábrica Inteligente”, nos “Produtos Inteligentes” e nos “Serviços Baseados em Dados” a maioria das empresas não apresentam competências de i4.0. Posto isto, a maioria das empresas portuguesas em estudo possuem níveis muito baixos de maturidade e, de facto, o tamanho das empresas portuguesas importa quando se trata de adotar práticas de indústria 4.0.Currently, there is an increasing concern with questions related to the digitalization, and more specifically with Industry 4.0. The adoption of digital technologies is understood as an unavoidable step, attending the potential positive impacts related to it. Despite the recognized advantages, companies are evolving at different rhythms on the path of the digital transition. To better understand the importance that this subject has been getting until the current days, a review of the literature was made, where some concepts related to the digital transformation and Industry 4.0 are analysed, as well as how exposed is the industry. Some models of the maturity of Industry 4.0 are presented, that allow companies to preform self-evaluations that provides them to a way to align adequately with the Industry 4.0. The goal of this study is to analyse the standard of the digital transformation on the Portuguese companies, giving emphasis to the Industry 4.0 processes and its impacts. The study has as its basis questionnaires gathered from a sample of 123 Portuguese companies, using the SHIFT4.0 tool. It is the first study that uses data from a study conducted by public entities, integrated on the i4.0 strategy in Portugal. This study increases scientific knowledge in the area by identifying the current state of Portuguese companies in the face of i4.0 and implementing or improving i4.0 practices in companies. This information enables policy makers to create tools to support the reality of companies. The models of maturity on the adoption of digitization/i4.0 enable and can boost companies to further use these models as a support for definition of adequate strategies and, thus, help managers to gain more confidence in a short-term vision. This study also reveals the most critical dimensions of the maturity model used. It provides the motives, objectives, and barriers to the digital transformation. In addition, it demonstrates the importance that digitization / i4.0 has for companies to obtain a competitive advantage. Demonstrates the practical perspectives to insert digitalization into companies, which is currently little mentioned in the literature. Furthermore, the results obtained by this study can be used as useful maturity directives for other companies and researchers. This study has concluded that, of the 123 companies subjected to it, most of the companies identified the efficiency of the production and management system, as well as the main positive impacts that they desire to have with the adoption of the Industry 4.0 practices. It is significant, the number of companies that have yet to adopt or adopted few practices of i4.0, regardless of their size. The “Smart Operations” and “Human Resources” are the dimensions that stand out more, to the degree that the companies that have already adopted more i4.0 practices on these dimensions than the rest. In the “Strategy and Organization” section, most companies have already started adopting i4.0 practices. On “Smart Factory”, “Smart Products” and in the “Data based services” most of the companies do not present i4-0 competencies. Having said this, most of the Portuguese companies in study presented very low levels of maturity and, in fact, the size of the companies matters when it comes to adopt Industry 4.0 practices.2021-03-03T16:07:49Z2021-02-09T00:00:00Z2021-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30729porFigueiredo, Joana Filipa de Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:20Zoai:ria.ua.pt:10773/30729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:44.693049Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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