Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rang Mei Lin
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30318
Resumo: Atualmente, por causa do desenvolvimento mundial, a relação entre a China e Portugal está mais próxima, havendo cada vez mais alunos chineses a estudar a língua portuguesa. No entanto, o Conjuntivo é uma dificuldade para os alunos de português. Para ajudá-los a aprender melhor este conteúdo gramatical, desenvolveu-se este trabalho que visa identificar as dificuldades sentidas dos usos do Conjuntivo e do Indicativo dos alunos. Nesse sentido, apresentam-se os usos dos dois modos, esclarece-se os usos em situações específicas, identificam-se os problemas e propõem-se soluções. Para realizar este trabalho, distribuiu-se um questionário ao alunos que aprendem na Universidade de Aveiro, Universidade de Lisboa e Universidade Normal de Harbin. Os resultados indicam maiores dificuldades na conjugação e na aplicação entre o Conjuntivo e Indicativo.
id RCAP_b8de0cf32a59ab95f4f9cd02f5d04c3f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/30318
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeirosConjuntivoIndicativoAlunos chinesesDificuldadesPortuguêsAtualmente, por causa do desenvolvimento mundial, a relação entre a China e Portugal está mais próxima, havendo cada vez mais alunos chineses a estudar a língua portuguesa. No entanto, o Conjuntivo é uma dificuldade para os alunos de português. Para ajudá-los a aprender melhor este conteúdo gramatical, desenvolveu-se este trabalho que visa identificar as dificuldades sentidas dos usos do Conjuntivo e do Indicativo dos alunos. Nesse sentido, apresentam-se os usos dos dois modos, esclarece-se os usos em situações específicas, identificam-se os problemas e propõem-se soluções. Para realizar este trabalho, distribuiu-se um questionário ao alunos que aprendem na Universidade de Aveiro, Universidade de Lisboa e Universidade Normal de Harbin. Os resultados indicam maiores dificuldades na conjugação e na aplicação entre o Conjuntivo e Indicativo.Today, because of the world development, the relationship between China and Portugal is close, there are more and more Chinese students beginning to study Portuguese. However, Conjunctive is one of the biggest difficulty for Portuguese students. In order to help them learn better this subject, we aim to identify the difficulties felt in the uses of the Conjunctive and the Indicative. In this sense, this paper presents the uses of the two modes, clarifying the uses in specific situations, identifies the problems and proposes solutions. To carry out this work, a questionnaire was distributed to students who learn at the University of Aveiro, University of Lisbon and Normal University of Harbin. The results indicate bigger difficulties in conjugation and identifying between the Conjunctive and Indicative.2021-01-14T11:22:36Z2020-11-02T00:00:00Z2020-11-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30318porRang Mei Lininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:58:36Zoai:ria.ua.pt:10773/30318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:27.585279Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeiros
title Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeiros
spellingShingle Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeiros
Rang Mei Lin
Conjuntivo
Indicativo
Alunos chineses
Dificuldades
Português
title_short Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeiros
title_full Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeiros
title_fullStr Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeiros
title_full_unstemmed Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeiros
title_sort Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeiros
author Rang Mei Lin
author_facet Rang Mei Lin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rang Mei Lin
dc.subject.por.fl_str_mv Conjuntivo
Indicativo
Alunos chineses
Dificuldades
Português
topic Conjuntivo
Indicativo
Alunos chineses
Dificuldades
Português
description Atualmente, por causa do desenvolvimento mundial, a relação entre a China e Portugal está mais próxima, havendo cada vez mais alunos chineses a estudar a língua portuguesa. No entanto, o Conjuntivo é uma dificuldade para os alunos de português. Para ajudá-los a aprender melhor este conteúdo gramatical, desenvolveu-se este trabalho que visa identificar as dificuldades sentidas dos usos do Conjuntivo e do Indicativo dos alunos. Nesse sentido, apresentam-se os usos dos dois modos, esclarece-se os usos em situações específicas, identificam-se os problemas e propõem-se soluções. Para realizar este trabalho, distribuiu-se um questionário ao alunos que aprendem na Universidade de Aveiro, Universidade de Lisboa e Universidade Normal de Harbin. Os resultados indicam maiores dificuldades na conjugação e na aplicação entre o Conjuntivo e Indicativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-02T00:00:00Z
2020-11-02
2021-01-14T11:22:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/30318
url http://hdl.handle.net/10773/30318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137680097804288