Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30318 |
Resumo: | Atualmente, por causa do desenvolvimento mundial, a relação entre a China e Portugal está mais próxima, havendo cada vez mais alunos chineses a estudar a língua portuguesa. No entanto, o Conjuntivo é uma dificuldade para os alunos de português. Para ajudá-los a aprender melhor este conteúdo gramatical, desenvolveu-se este trabalho que visa identificar as dificuldades sentidas dos usos do Conjuntivo e do Indicativo dos alunos. Nesse sentido, apresentam-se os usos dos dois modos, esclarece-se os usos em situações específicas, identificam-se os problemas e propõem-se soluções. Para realizar este trabalho, distribuiu-se um questionário ao alunos que aprendem na Universidade de Aveiro, Universidade de Lisboa e Universidade Normal de Harbin. Os resultados indicam maiores dificuldades na conjugação e na aplicação entre o Conjuntivo e Indicativo. |
id |
RCAP_b8de0cf32a59ab95f4f9cd02f5d04c3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/30318 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeirosConjuntivoIndicativoAlunos chinesesDificuldadesPortuguêsAtualmente, por causa do desenvolvimento mundial, a relação entre a China e Portugal está mais próxima, havendo cada vez mais alunos chineses a estudar a língua portuguesa. No entanto, o Conjuntivo é uma dificuldade para os alunos de português. Para ajudá-los a aprender melhor este conteúdo gramatical, desenvolveu-se este trabalho que visa identificar as dificuldades sentidas dos usos do Conjuntivo e do Indicativo dos alunos. Nesse sentido, apresentam-se os usos dos dois modos, esclarece-se os usos em situações específicas, identificam-se os problemas e propõem-se soluções. Para realizar este trabalho, distribuiu-se um questionário ao alunos que aprendem na Universidade de Aveiro, Universidade de Lisboa e Universidade Normal de Harbin. Os resultados indicam maiores dificuldades na conjugação e na aplicação entre o Conjuntivo e Indicativo.Today, because of the world development, the relationship between China and Portugal is close, there are more and more Chinese students beginning to study Portuguese. However, Conjunctive is one of the biggest difficulty for Portuguese students. In order to help them learn better this subject, we aim to identify the difficulties felt in the uses of the Conjunctive and the Indicative. In this sense, this paper presents the uses of the two modes, clarifying the uses in specific situations, identifies the problems and proposes solutions. To carry out this work, a questionnaire was distributed to students who learn at the University of Aveiro, University of Lisbon and Normal University of Harbin. The results indicate bigger difficulties in conjugation and identifying between the Conjunctive and Indicative.2021-01-14T11:22:36Z2020-11-02T00:00:00Z2020-11-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30318porRang Mei Lininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:58:36Zoai:ria.ua.pt:10773/30318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:27.585279Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeiros |
title |
Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeiros |
spellingShingle |
Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeiros Rang Mei Lin Conjuntivo Indicativo Alunos chineses Dificuldades Português |
title_short |
Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeiros |
title_full |
Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeiros |
title_fullStr |
Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeiros |
title_full_unstemmed |
Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeiros |
title_sort |
Infinitivo ou conjuntivo?: dificuldades e soluções para aprendentes estrangeiros |
author |
Rang Mei Lin |
author_facet |
Rang Mei Lin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rang Mei Lin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conjuntivo Indicativo Alunos chineses Dificuldades Português |
topic |
Conjuntivo Indicativo Alunos chineses Dificuldades Português |
description |
Atualmente, por causa do desenvolvimento mundial, a relação entre a China e Portugal está mais próxima, havendo cada vez mais alunos chineses a estudar a língua portuguesa. No entanto, o Conjuntivo é uma dificuldade para os alunos de português. Para ajudá-los a aprender melhor este conteúdo gramatical, desenvolveu-se este trabalho que visa identificar as dificuldades sentidas dos usos do Conjuntivo e do Indicativo dos alunos. Nesse sentido, apresentam-se os usos dos dois modos, esclarece-se os usos em situações específicas, identificam-se os problemas e propõem-se soluções. Para realizar este trabalho, distribuiu-se um questionário ao alunos que aprendem na Universidade de Aveiro, Universidade de Lisboa e Universidade Normal de Harbin. Os resultados indicam maiores dificuldades na conjugação e na aplicação entre o Conjuntivo e Indicativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-02T00:00:00Z 2020-11-02 2021-01-14T11:22:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/30318 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/30318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137680097804288 |