Criação de valor na ótica do cliente : um estudo de caso de três empresas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Rui Tiago Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14313
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
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spelling Criação de valor na ótica do cliente : um estudo de caso de três empresas portuguesasDimensões de ValorRelacionamentos com FornecedoresRelacionamentos em RedeValor dos RelacionamentosValue DriversRelationships with SuppliersNetwork RelationshipsRelationships ValueMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialA obtenção de vantagens competitivas por parte de uma empresa vai muito além daquilo que ela possui ou controla. As empresas obtêm cada vez mais vantagens competitivas e criação de valor através dos relacionamentos que estabelecem e desenvolvem com outras entidades, entre as quais se encontram os seus fornecedores. O presente trabalho tem como propósito estudar as dimensões de valor por três empresas, duas do setor industrial e uma do setor dos transportes, no relacionamento com os seus fornecedores. Foram realizadas entrevistas com os responsáveis de compras dessas três empresas, com o objetivo de determinar as dimensões de valor desses mesmos relacionamentos. Foram identificadas oito dimensões de valor no relacionamento dessas empresas com os seus fornecedores. Os resultados das entrevistas indicam que os benefícios obtidos com o relacionamento desempenham um papel mais preponderante do que o preço, quando se trata de desenvolver e manter um relacionamento com um determinado fornecedor.Obtaining competitive advantages on company side, goes far beyond what it owns or controls. Companies gain more and more competitive advantages and value creation through the relationships they establish and develop with other entities, including their suppliers. The present study aims to analize the perceived value dimensions of three companies, two of the industrial sector and one from the transport sector, in the relationship with their suppliers. Depth interviews with purchasing managers of these three companies were conducted, with the objective of determining the value dimensions of these same relationships. Eight value drivers were identified in customer-supplier relationships of these companies. The results of the interviews suggests that the benefits obtained from the relationship, play a more preponderant role than the price, when it comes to developing and maintaining a relationship with a particular supplier.Instituto Superior de Economia e GestãoMota, JoãoRepositório da Universidade de LisboaMendes, Rui Tiago Silva2017-11-21T16:25:14Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14313porMendes, Rui Tiago Silva (2017). "Criação de valor na ótica do cliente : um estudo de caso de três empresas portuguesas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:09.974958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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