Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/7228 |
Resumo: | Ao longo dos tempos, sérias transformações têm vindo a operar-se em todos os setores socias, graças aos avanços das tecnologias e à sua incontrolável disseminação. O setor educativo tem sido o mais fustigado, mercê do compromisso que assumiu, desde sempre, com a sociedade. A criação de projetos que apelam à implementação das TIC nas escolas constituem um exemplo desse acordo. A criação do projeto “Future Classroom Lab” (FCL) pela European Schoolnet (EUN) e a divulgação dos resultados pelo iTEC (Innovative Te-chnologies for an Engaging Classroom) apelam para a importância das TIC, disseminação e sua implementação nas Escolas. Propiciadoras da criação de cenários educativos inovadores, impõem-se como um meio privilegiado para o uso da tecnologia nas áreas do investigar, criar, apresentar, interagir, partilhar, e desenvolver o conhecimento. Estas são motivadoras das aprendizagens do aluno, permitindo implementar uma nova dinâmica e organização do ensino. Decorrente daquele pressuposto o objetivo geral do presente trabalho traduziu-se na realização de um estudo na Região Dão Lafões, relacionado com as Salas de Aula do Futuro, cujo foco incidiu nas práticas educativas, fruto das metodologias de ensino e aprendizagem atualmente utilizadas nesses espaços que fomentam a motivação. A metodologia adotada, de natureza quantitativa, foi o inquérito por questionário - instrumento de recolha de dados - e a análise estatística como técnica. Trata-se de um estudo, que contou com cento e vinte e um indivíduos – oitenta e nove alunos e trinta e dois professores. Os resultados obtidos demonstraram que a amostra escolhida para o estudo em questão, pouco contacto teve com um cenário educativo com aquelas características, contudo, foram recetivos à inovação e reconheceram a mais-valia que as Salas de Aula do Futuro podem constituir para o êxito do processo de ensino e aprendizagem. |
id |
RCAP_b8f12cc03aaaac7c9a886c170025bb0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7228 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão LafõesMotivação e AprendizagemTecnologias na EducaçãoSala de Aula do FuturoTecnologias de Informação e ComunicaçãoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaAo longo dos tempos, sérias transformações têm vindo a operar-se em todos os setores socias, graças aos avanços das tecnologias e à sua incontrolável disseminação. O setor educativo tem sido o mais fustigado, mercê do compromisso que assumiu, desde sempre, com a sociedade. A criação de projetos que apelam à implementação das TIC nas escolas constituem um exemplo desse acordo. A criação do projeto “Future Classroom Lab” (FCL) pela European Schoolnet (EUN) e a divulgação dos resultados pelo iTEC (Innovative Te-chnologies for an Engaging Classroom) apelam para a importância das TIC, disseminação e sua implementação nas Escolas. Propiciadoras da criação de cenários educativos inovadores, impõem-se como um meio privilegiado para o uso da tecnologia nas áreas do investigar, criar, apresentar, interagir, partilhar, e desenvolver o conhecimento. Estas são motivadoras das aprendizagens do aluno, permitindo implementar uma nova dinâmica e organização do ensino. Decorrente daquele pressuposto o objetivo geral do presente trabalho traduziu-se na realização de um estudo na Região Dão Lafões, relacionado com as Salas de Aula do Futuro, cujo foco incidiu nas práticas educativas, fruto das metodologias de ensino e aprendizagem atualmente utilizadas nesses espaços que fomentam a motivação. A metodologia adotada, de natureza quantitativa, foi o inquérito por questionário - instrumento de recolha de dados - e a análise estatística como técnica. Trata-se de um estudo, que contou com cento e vinte e um indivíduos – oitenta e nove alunos e trinta e dois professores. Os resultados obtidos demonstraram que a amostra escolhida para o estudo em questão, pouco contacto teve com um cenário educativo com aquelas características, contudo, foram recetivos à inovação e reconheceram a mais-valia que as Salas de Aula do Futuro podem constituir para o êxito do processo de ensino e aprendizagem.ABSTRACT: Over time, serious transformations have been taking place in all social sectors, thanks to advances in technology and its uncontrollable dissemination. The education sector has been one of the most affected, thanks to the commitment it has always had with society. The creation of projects that call for the implementation of ICT in schools is an example of that agreement. The creation of the "Future Classroom Lab" (FCL) project by European Schoolnet (EUN) and the dissemination of the results by iTEC (Innovative Technologies for an Engaging Classroom) call for the importance of ICT, its dissemination and implementation in schools. Encouraging the creation of innovative educational scenarios, they are a privileged means for using technology in the areas of research, creation, presentation, interaction, sharing and development of knowledge. These motivate student learning, allowing the implementation of a new dynamic and organization of teaching. As a result of this assumption, the general objective of this work is to carry out a study in the Dão Lafões Region, related to the Classrooms of the Future, which focuses is on educational practices, as a result of the teaching and learning methodologies currently used in these spaces which foster motivation. The methodology adopted, of quantitative nature, was a survey - data collection instrument - and statistical analysis as a technique. This study included one hundred and twenty one individuals - eighty-nine students and thirty-two teachers. The results show that the sample chosen for the study in question had little contact with an educational setting with those characteristics; however, they were receptive to innovation and recognized the added value that the Classrooms of the Future can be for the success of the teaching and learning process.Sá, Filipe Alexandre Almeida Ningre dePinto, Maribel Santos MirandaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFerreira, Lisete Maria Teixeira2022-04-29T14:08:40Z2022-03-142021-12-292022-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7228TID:203001125porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:23Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7228Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:59.634720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões |
title |
Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões |
spellingShingle |
Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões Ferreira, Lisete Maria Teixeira Motivação e Aprendizagem Tecnologias na Educação Sala de Aula do Futuro Tecnologias de Informação e Comunicação Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
title_short |
Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões |
title_full |
Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões |
title_fullStr |
Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões |
title_full_unstemmed |
Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões |
title_sort |
Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões |
author |
Ferreira, Lisete Maria Teixeira |
author_facet |
Ferreira, Lisete Maria Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Filipe Alexandre Almeida Ningre de Pinto, Maribel Santos Miranda Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Lisete Maria Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação e Aprendizagem Tecnologias na Educação Sala de Aula do Futuro Tecnologias de Informação e Comunicação Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
topic |
Motivação e Aprendizagem Tecnologias na Educação Sala de Aula do Futuro Tecnologias de Informação e Comunicação Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
description |
Ao longo dos tempos, sérias transformações têm vindo a operar-se em todos os setores socias, graças aos avanços das tecnologias e à sua incontrolável disseminação. O setor educativo tem sido o mais fustigado, mercê do compromisso que assumiu, desde sempre, com a sociedade. A criação de projetos que apelam à implementação das TIC nas escolas constituem um exemplo desse acordo. A criação do projeto “Future Classroom Lab” (FCL) pela European Schoolnet (EUN) e a divulgação dos resultados pelo iTEC (Innovative Te-chnologies for an Engaging Classroom) apelam para a importância das TIC, disseminação e sua implementação nas Escolas. Propiciadoras da criação de cenários educativos inovadores, impõem-se como um meio privilegiado para o uso da tecnologia nas áreas do investigar, criar, apresentar, interagir, partilhar, e desenvolver o conhecimento. Estas são motivadoras das aprendizagens do aluno, permitindo implementar uma nova dinâmica e organização do ensino. Decorrente daquele pressuposto o objetivo geral do presente trabalho traduziu-se na realização de um estudo na Região Dão Lafões, relacionado com as Salas de Aula do Futuro, cujo foco incidiu nas práticas educativas, fruto das metodologias de ensino e aprendizagem atualmente utilizadas nesses espaços que fomentam a motivação. A metodologia adotada, de natureza quantitativa, foi o inquérito por questionário - instrumento de recolha de dados - e a análise estatística como técnica. Trata-se de um estudo, que contou com cento e vinte e um indivíduos – oitenta e nove alunos e trinta e dois professores. Os resultados obtidos demonstraram que a amostra escolhida para o estudo em questão, pouco contacto teve com um cenário educativo com aquelas características, contudo, foram recetivos à inovação e reconheceram a mais-valia que as Salas de Aula do Futuro podem constituir para o êxito do processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 2022-04-29T14:08:40Z 2022-03-14 2022-03-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/7228 TID:203001125 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/7228 |
identifier_str_mv |
TID:203001125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554316213354496 |