Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lisete Maria Teixeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7228
Resumo: Ao longo dos tempos, sérias transformações têm vindo a operar-se em todos os setores socias, graças aos avanços das tecnologias e à sua incontrolável disseminação. O setor educativo tem sido o mais fustigado, mercê do compromisso que assumiu, desde sempre, com a sociedade. A criação de projetos que apelam à implementação das TIC nas escolas constituem um exemplo desse acordo. A criação do projeto “Future Classroom Lab” (FCL) pela European Schoolnet (EUN) e a divulgação dos resultados pelo iTEC (Innovative Te-chnologies for an Engaging Classroom) apelam para a importância das TIC, disseminação e sua implementação nas Escolas. Propiciadoras da criação de cenários educativos inovadores, impõem-se como um meio privilegiado para o uso da tecnologia nas áreas do investigar, criar, apresentar, interagir, partilhar, e desenvolver o conhecimento. Estas são motivadoras das aprendizagens do aluno, permitindo implementar uma nova dinâmica e organização do ensino. Decorrente daquele pressuposto o objetivo geral do presente trabalho traduziu-se na realização de um estudo na Região Dão Lafões, relacionado com as Salas de Aula do Futuro, cujo foco incidiu nas práticas educativas, fruto das metodologias de ensino e aprendizagem atualmente utilizadas nesses espaços que fomentam a motivação. A metodologia adotada, de natureza quantitativa, foi o inquérito por questionário - instrumento de recolha de dados - e a análise estatística como técnica. Trata-se de um estudo, que contou com cento e vinte e um indivíduos – oitenta e nove alunos e trinta e dois professores. Os resultados obtidos demonstraram que a amostra escolhida para o estudo em questão, pouco contacto teve com um cenário educativo com aquelas características, contudo, foram recetivos à inovação e reconheceram a mais-valia que as Salas de Aula do Futuro podem constituir para o êxito do processo de ensino e aprendizagem.
id RCAP_b8f12cc03aaaac7c9a886c170025bb0f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7228
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão LafõesMotivação e AprendizagemTecnologias na EducaçãoSala de Aula do FuturoTecnologias de Informação e ComunicaçãoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaAo longo dos tempos, sérias transformações têm vindo a operar-se em todos os setores socias, graças aos avanços das tecnologias e à sua incontrolável disseminação. O setor educativo tem sido o mais fustigado, mercê do compromisso que assumiu, desde sempre, com a sociedade. A criação de projetos que apelam à implementação das TIC nas escolas constituem um exemplo desse acordo. A criação do projeto “Future Classroom Lab” (FCL) pela European Schoolnet (EUN) e a divulgação dos resultados pelo iTEC (Innovative Te-chnologies for an Engaging Classroom) apelam para a importância das TIC, disseminação e sua implementação nas Escolas. Propiciadoras da criação de cenários educativos inovadores, impõem-se como um meio privilegiado para o uso da tecnologia nas áreas do investigar, criar, apresentar, interagir, partilhar, e desenvolver o conhecimento. Estas são motivadoras das aprendizagens do aluno, permitindo implementar uma nova dinâmica e organização do ensino. Decorrente daquele pressuposto o objetivo geral do presente trabalho traduziu-se na realização de um estudo na Região Dão Lafões, relacionado com as Salas de Aula do Futuro, cujo foco incidiu nas práticas educativas, fruto das metodologias de ensino e aprendizagem atualmente utilizadas nesses espaços que fomentam a motivação. A metodologia adotada, de natureza quantitativa, foi o inquérito por questionário - instrumento de recolha de dados - e a análise estatística como técnica. Trata-se de um estudo, que contou com cento e vinte e um indivíduos – oitenta e nove alunos e trinta e dois professores. Os resultados obtidos demonstraram que a amostra escolhida para o estudo em questão, pouco contacto teve com um cenário educativo com aquelas características, contudo, foram recetivos à inovação e reconheceram a mais-valia que as Salas de Aula do Futuro podem constituir para o êxito do processo de ensino e aprendizagem.ABSTRACT: Over time, serious transformations have been taking place in all social sectors, thanks to advances in technology and its uncontrollable dissemination. The education sector has been one of the most affected, thanks to the commitment it has always had with society. The creation of projects that call for the implementation of ICT in schools is an example of that agreement. The creation of the "Future Classroom Lab" (FCL) project by European Schoolnet (EUN) and the dissemination of the results by iTEC (Innovative Technologies for an Engaging Classroom) call for the importance of ICT, its dissemination and implementation in schools. Encouraging the creation of innovative educational scenarios, they are a privileged means for using technology in the areas of research, creation, presentation, interaction, sharing and development of knowledge. These motivate student learning, allowing the implementation of a new dynamic and organization of teaching. As a result of this assumption, the general objective of this work is to carry out a study in the Dão Lafões Region, related to the Classrooms of the Future, which focuses is on educational practices, as a result of the teaching and learning methodologies currently used in these spaces which foster motivation. The methodology adopted, of quantitative nature, was a survey - data collection instrument - and statistical analysis as a technique. This study included one hundred and twenty one individuals - eighty-nine students and thirty-two teachers. The results show that the sample chosen for the study in question had little contact with an educational setting with those characteristics; however, they were receptive to innovation and recognized the added value that the Classrooms of the Future can be for the success of the teaching and learning process.Sá, Filipe Alexandre Almeida Ningre dePinto, Maribel Santos MirandaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFerreira, Lisete Maria Teixeira2022-04-29T14:08:40Z2022-03-142021-12-292022-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7228TID:203001125porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:23Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7228Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:59.634720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões
title Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões
spellingShingle Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões
Ferreira, Lisete Maria Teixeira
Motivação e Aprendizagem
Tecnologias na Educação
Sala de Aula do Futuro
Tecnologias de Informação e Comunicação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões
title_full Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões
title_fullStr Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões
title_full_unstemmed Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões
title_sort Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões
author Ferreira, Lisete Maria Teixeira
author_facet Ferreira, Lisete Maria Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Filipe Alexandre Almeida Ningre de
Pinto, Maribel Santos Miranda
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Lisete Maria Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação e Aprendizagem
Tecnologias na Educação
Sala de Aula do Futuro
Tecnologias de Informação e Comunicação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Motivação e Aprendizagem
Tecnologias na Educação
Sala de Aula do Futuro
Tecnologias de Informação e Comunicação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Ao longo dos tempos, sérias transformações têm vindo a operar-se em todos os setores socias, graças aos avanços das tecnologias e à sua incontrolável disseminação. O setor educativo tem sido o mais fustigado, mercê do compromisso que assumiu, desde sempre, com a sociedade. A criação de projetos que apelam à implementação das TIC nas escolas constituem um exemplo desse acordo. A criação do projeto “Future Classroom Lab” (FCL) pela European Schoolnet (EUN) e a divulgação dos resultados pelo iTEC (Innovative Te-chnologies for an Engaging Classroom) apelam para a importância das TIC, disseminação e sua implementação nas Escolas. Propiciadoras da criação de cenários educativos inovadores, impõem-se como um meio privilegiado para o uso da tecnologia nas áreas do investigar, criar, apresentar, interagir, partilhar, e desenvolver o conhecimento. Estas são motivadoras das aprendizagens do aluno, permitindo implementar uma nova dinâmica e organização do ensino. Decorrente daquele pressuposto o objetivo geral do presente trabalho traduziu-se na realização de um estudo na Região Dão Lafões, relacionado com as Salas de Aula do Futuro, cujo foco incidiu nas práticas educativas, fruto das metodologias de ensino e aprendizagem atualmente utilizadas nesses espaços que fomentam a motivação. A metodologia adotada, de natureza quantitativa, foi o inquérito por questionário - instrumento de recolha de dados - e a análise estatística como técnica. Trata-se de um estudo, que contou com cento e vinte e um indivíduos – oitenta e nove alunos e trinta e dois professores. Os resultados obtidos demonstraram que a amostra escolhida para o estudo em questão, pouco contacto teve com um cenário educativo com aquelas características, contudo, foram recetivos à inovação e reconheceram a mais-valia que as Salas de Aula do Futuro podem constituir para o êxito do processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
2022-04-29T14:08:40Z
2022-03-14
2022-03-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/7228
TID:203001125
url http://hdl.handle.net/10400.19/7228
identifier_str_mv TID:203001125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554316213354496