Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Marivete Hahn
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102715
Resumo: Este trabalho dedicou-se a investigar as contribuições que a inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) pode trazer à prática pedagógica do professor, como instrumento facilitador do ensino e aprendizagem, desenvolvendo aspectos cognitivos, sociais e afetivos com alunos do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos. Ao integrar as tecnologias no trabalho da sala de aula, sugere-se ao educador o despertar de um novo olhar para as novidades que se abrem com a inserção das TICs, trazendo consigo o incentivo e as novas descobertas na exploração dos recursos e das ferramentas tecnológicas. Com isso, modificando antigos conceitos que dar aula seja somente a “transmissão” de conteúdos, passando a propiciar neste ambiente educacional, a motivação e o encantamento pelas novas aprendizagens. Neste contexto, destaca-se a importância de um comprometimento por parte do pesquisador de se respeitar as experiências e os conhecimentos dos alunos já trazidos de fora do ambiente escolar. Assim sendo, destaca-se na pesquisa, os discentes sendo despertados para um maior envolvimento e interesse por diferentes histórias, numa proposta em que haja novas aberturas através de debates e diálogos, enfatizando a importância da cooperação entre professores e alunos. Logo, as atividades proporcionadas também podem levar a um maior entusiasmo e dedicação por parte do educador em que, este prepara suas aulas utilizando as tecnologias como o vídeo, videoclipes e diferentes ferramentas e softwares, no ambiente da sala de aula enriquecendo e valorizando ainda mais, o ato de ensinar e aprender. Ainda lembrando sempre que, a motivação, o encantamento e a interação no ambiente escolar são essenciais. E que podem se fortalecer nesta relação intrínseca entre tecnologia, conteúdo e aprendizagem, tornando a aprendizagem mais significativa aos alunos e qualificando a ação docente.
id UFRGS-2_54cc20ef84ebe0bf552843706ce15304
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102715
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Marivete HahnBernardi, Maira2014-09-10T02:11:43Z2012http://hdl.handle.net/10183/102715000917905Este trabalho dedicou-se a investigar as contribuições que a inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) pode trazer à prática pedagógica do professor, como instrumento facilitador do ensino e aprendizagem, desenvolvendo aspectos cognitivos, sociais e afetivos com alunos do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos. Ao integrar as tecnologias no trabalho da sala de aula, sugere-se ao educador o despertar de um novo olhar para as novidades que se abrem com a inserção das TICs, trazendo consigo o incentivo e as novas descobertas na exploração dos recursos e das ferramentas tecnológicas. Com isso, modificando antigos conceitos que dar aula seja somente a “transmissão” de conteúdos, passando a propiciar neste ambiente educacional, a motivação e o encantamento pelas novas aprendizagens. Neste contexto, destaca-se a importância de um comprometimento por parte do pesquisador de se respeitar as experiências e os conhecimentos dos alunos já trazidos de fora do ambiente escolar. Assim sendo, destaca-se na pesquisa, os discentes sendo despertados para um maior envolvimento e interesse por diferentes histórias, numa proposta em que haja novas aberturas através de debates e diálogos, enfatizando a importância da cooperação entre professores e alunos. Logo, as atividades proporcionadas também podem levar a um maior entusiasmo e dedicação por parte do educador em que, este prepara suas aulas utilizando as tecnologias como o vídeo, videoclipes e diferentes ferramentas e softwares, no ambiente da sala de aula enriquecendo e valorizando ainda mais, o ato de ensinar e aprender. Ainda lembrando sempre que, a motivação, o encantamento e a interação no ambiente escolar são essenciais. E que podem se fortalecer nesta relação intrínseca entre tecnologia, conteúdo e aprendizagem, tornando a aprendizagem mais significativa aos alunos e qualificando a ação docente.application/pdfporTecnologiaSala de aulaAprendizagemMotivaçãoInserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917905.pdf000917905.pdfTexto completoapplication/pdf875406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102715/1/000917905.pdf5024fb2efa80dac1ee97c6006b410776MD51TEXT000917905.pdf.txt000917905.pdf.txtExtracted Texttext/plain119076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102715/2/000917905.pdf.txt406dcf19a14e7cbbcef33f4d61b7f02cMD52THUMBNAIL000917905.pdf.jpg000917905.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102715/3/000917905.pdf.jpg45057a0e230a8d047d053b7b6fb03870MD5310183/1027152018-10-23 09:11:30.97oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102715Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:11:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização
title Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização
spellingShingle Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização
Silveira, Marivete Hahn
Tecnologia
Sala de aula
Aprendizagem
Motivação
title_short Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização
title_full Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização
title_fullStr Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização
title_full_unstemmed Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização
title_sort Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização
author Silveira, Marivete Hahn
author_facet Silveira, Marivete Hahn
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Marivete Hahn
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bernardi, Maira
contributor_str_mv Bernardi, Maira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Sala de aula
Aprendizagem
Motivação
topic Tecnologia
Sala de aula
Aprendizagem
Motivação
description Este trabalho dedicou-se a investigar as contribuições que a inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) pode trazer à prática pedagógica do professor, como instrumento facilitador do ensino e aprendizagem, desenvolvendo aspectos cognitivos, sociais e afetivos com alunos do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos. Ao integrar as tecnologias no trabalho da sala de aula, sugere-se ao educador o despertar de um novo olhar para as novidades que se abrem com a inserção das TICs, trazendo consigo o incentivo e as novas descobertas na exploração dos recursos e das ferramentas tecnológicas. Com isso, modificando antigos conceitos que dar aula seja somente a “transmissão” de conteúdos, passando a propiciar neste ambiente educacional, a motivação e o encantamento pelas novas aprendizagens. Neste contexto, destaca-se a importância de um comprometimento por parte do pesquisador de se respeitar as experiências e os conhecimentos dos alunos já trazidos de fora do ambiente escolar. Assim sendo, destaca-se na pesquisa, os discentes sendo despertados para um maior envolvimento e interesse por diferentes histórias, numa proposta em que haja novas aberturas através de debates e diálogos, enfatizando a importância da cooperação entre professores e alunos. Logo, as atividades proporcionadas também podem levar a um maior entusiasmo e dedicação por parte do educador em que, este prepara suas aulas utilizando as tecnologias como o vídeo, videoclipes e diferentes ferramentas e softwares, no ambiente da sala de aula enriquecendo e valorizando ainda mais, o ato de ensinar e aprender. Ainda lembrando sempre que, a motivação, o encantamento e a interação no ambiente escolar são essenciais. E que podem se fortalecer nesta relação intrínseca entre tecnologia, conteúdo e aprendizagem, tornando a aprendizagem mais significativa aos alunos e qualificando a ação docente.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-10T02:11:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102715
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917905
url http://hdl.handle.net/10183/102715
identifier_str_mv 000917905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102715/1/000917905.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102715/2/000917905.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102715/3/000917905.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5024fb2efa80dac1ee97c6006b410776
406dcf19a14e7cbbcef33f4d61b7f02c
45057a0e230a8d047d053b7b6fb03870
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471271440384