Contribuições do Projeto Interação para a abordagem educativa do patrimônio cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10479 |
Resumo: | Com as transformações ocorridas na política cultural no Brasil a partir dos anos 2000, o campo da Educação Patrimonial foi democratizado. Nesse processo, foram buscadas na história do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) experiências inspiradoras para a nova atuação. Assim, o Projeto Interação entre a Educação Básica e os Diferentes Contextos Culturais Existentes no País (1982-1986) foi valorizado como exemplo para se repensar as práticas educativas com as referências culturais. No entanto, essa apropriação do Projeto Interação ficou limitada às memórias dos profissionais remanescentes do IPHAN que trabalharam no órgão nos anos 1980. Este artigo busca superar a ausência de estudos sistematizados apresentando a investigação feita no Arquivo Central de Brasília e demonstrar como os princípios do Interação estão presentes no IPHANatualmente. |
id |
RCAP_b8f8f8b58c59a371816c3f6de1910527 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10479 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contribuições do Projeto Interação para a abordagem educativa do patrimônio culturalEducação Patrimonial; referências culturais; Projeto Interação; currículo escolarCom as transformações ocorridas na política cultural no Brasil a partir dos anos 2000, o campo da Educação Patrimonial foi democratizado. Nesse processo, foram buscadas na história do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) experiências inspiradoras para a nova atuação. Assim, o Projeto Interação entre a Educação Básica e os Diferentes Contextos Culturais Existentes no País (1982-1986) foi valorizado como exemplo para se repensar as práticas educativas com as referências culturais. No entanto, essa apropriação do Projeto Interação ficou limitada às memórias dos profissionais remanescentes do IPHAN que trabalharam no órgão nos anos 1980. Este artigo busca superar a ausência de estudos sistematizados apresentando a investigação feita no Arquivo Central de Brasília e demonstrar como os princípios do Interação estão presentes no IPHANatualmente.FLUP-CITCEM2021-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10479oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10479CEM Cultura, Espaço & Memória; N.º 12 (2020): CEM2182-1097reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10479https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10479/9579Direitos de Autor (c) 2021 CEM Cultura, Espaço & Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccessDemarchi, João Lorandi2022-11-24T20:00:12Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:54.059047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do Projeto Interação para a abordagem educativa do patrimônio cultural |
title |
Contribuições do Projeto Interação para a abordagem educativa do patrimônio cultural |
spellingShingle |
Contribuições do Projeto Interação para a abordagem educativa do patrimônio cultural Demarchi, João Lorandi Educação Patrimonial; referências culturais; Projeto Interação; currículo escolar |
title_short |
Contribuições do Projeto Interação para a abordagem educativa do patrimônio cultural |
title_full |
Contribuições do Projeto Interação para a abordagem educativa do patrimônio cultural |
title_fullStr |
Contribuições do Projeto Interação para a abordagem educativa do patrimônio cultural |
title_full_unstemmed |
Contribuições do Projeto Interação para a abordagem educativa do patrimônio cultural |
title_sort |
Contribuições do Projeto Interação para a abordagem educativa do patrimônio cultural |
author |
Demarchi, João Lorandi |
author_facet |
Demarchi, João Lorandi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Demarchi, João Lorandi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Patrimonial; referências culturais; Projeto Interação; currículo escolar |
topic |
Educação Patrimonial; referências culturais; Projeto Interação; currículo escolar |
description |
Com as transformações ocorridas na política cultural no Brasil a partir dos anos 2000, o campo da Educação Patrimonial foi democratizado. Nesse processo, foram buscadas na história do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) experiências inspiradoras para a nova atuação. Assim, o Projeto Interação entre a Educação Básica e os Diferentes Contextos Culturais Existentes no País (1982-1986) foi valorizado como exemplo para se repensar as práticas educativas com as referências culturais. No entanto, essa apropriação do Projeto Interação ficou limitada às memórias dos profissionais remanescentes do IPHAN que trabalharam no órgão nos anos 1980. Este artigo busca superar a ausência de estudos sistematizados apresentando a investigação feita no Arquivo Central de Brasília e demonstrar como os princípios do Interação estão presentes no IPHANatualmente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10479 oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10479 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10479 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10479 https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10479/9579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 CEM Cultura, Espaço & Memória info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 CEM Cultura, Espaço & Memória |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FLUP-CITCEM |
publisher.none.fl_str_mv |
FLUP-CITCEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
CEM Cultura, Espaço & Memória; N.º 12 (2020): CEM 2182-1097 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130603494309888 |