Referências culturais da escola, na escola: contribuições do Projeto Interação para a educação patrimonial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-13082020-132634/ |
Resumo: | Os anos 2000 assistiram a uma revisão do lugar da educação patrimonial dentro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. As diretrizes estabelecidas para esse campo, a partir de então, foram no sentido de se afastar da metodologia apresentada pelo Guia Básico de Educação Patrimonial, em 1999, outrora estimulada pelo próprio instituto, aproximando-se da noção de referências culturais como conotação para o patrimônio. Com o alargamento da noção de patrimônio devido a diversos fatores, tais como a Constituição de 1988 e a criação da tipologia do patrimônio imaterial, aquilo que era entendido como educação patrimonial foi ressignificado. Nesse movimento, o Projeto interação entre a educação básica e os diferentes contextos culturais existentes no país (1982-1986) foi revisitado e apropriado como uma experiência potente para inspirar as práticas educativas com patrimônio cultural hoje em dia. Esta pesquisa, tem como objetivo estudar em perspectiva o campo da EP, compreendendo suas transformações conceituais e práticas. Para elucidar esse esforço de compreensão do campo interdisciplinar da EP, os conceitos desenvolvidos por Marilena Chaui e Paulo Freire, intelectuais atentos às questões da sociedade brasileira, são essenciais. Para compreender quais foram os embasamentos do Projeto Interação e como ele funcionou, fez-se levantamento documental no Arquivo do IPHAN em Brasília e entrevistas. Ao fim, a análise desenvolvida permitiu refletir sobre princípios de Paulo Freire que contribuem para as práticas e a política de uma EP transformadora, a partir do patrimônio-gerador. |
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Referências culturais da escola, na escola: contribuições do Projeto Interação para a educação patrimonialCultural references of the school, at school: contributions from the Projeto Interação for heritage educationCultural heritageCultural referencesEducação patrimonialHeritage educationPatrimônio culturalPaulo FreirePaulo FreireProjeto InteraçãoProjeto InteraçãoReferências culturaisOs anos 2000 assistiram a uma revisão do lugar da educação patrimonial dentro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. As diretrizes estabelecidas para esse campo, a partir de então, foram no sentido de se afastar da metodologia apresentada pelo Guia Básico de Educação Patrimonial, em 1999, outrora estimulada pelo próprio instituto, aproximando-se da noção de referências culturais como conotação para o patrimônio. Com o alargamento da noção de patrimônio devido a diversos fatores, tais como a Constituição de 1988 e a criação da tipologia do patrimônio imaterial, aquilo que era entendido como educação patrimonial foi ressignificado. Nesse movimento, o Projeto interação entre a educação básica e os diferentes contextos culturais existentes no país (1982-1986) foi revisitado e apropriado como uma experiência potente para inspirar as práticas educativas com patrimônio cultural hoje em dia. Esta pesquisa, tem como objetivo estudar em perspectiva o campo da EP, compreendendo suas transformações conceituais e práticas. Para elucidar esse esforço de compreensão do campo interdisciplinar da EP, os conceitos desenvolvidos por Marilena Chaui e Paulo Freire, intelectuais atentos às questões da sociedade brasileira, são essenciais. Para compreender quais foram os embasamentos do Projeto Interação e como ele funcionou, fez-se levantamento documental no Arquivo do IPHAN em Brasília e entrevistas. Ao fim, a análise desenvolvida permitiu refletir sobre princípios de Paulo Freire que contribuem para as práticas e a política de uma EP transformadora, a partir do patrimônio-gerador.The 2000s saw a review of the place of heritage education within the Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. The guidelines established for this field, since then, were to move away from the methodology presented by the Guia Básico de Educação Patrimonial, in 1999, once stimulated by the institute itself, approaching the notion of cultural references as a connotation for heritage. With the widening of the notion of heritage due to several factors, such as the 1988 Constitution and the creation of the typology of intangible heritage, what was understood as heritage education has been reframed. In this movement, the Projeto interação entre a educação básica e os diferentes contextos culturais existentes no país (1982-1986) was revisited and appropriate as a powerful experience to inspire educational practices with cultural heritage today. This research aims to study the field of heritage education in perspective, understanding its conceptual and practical transformations. To elucidate this effort to understand the interdisciplinary field of heritage education, the concepts developed by Marilena Chaui and Paulo Freire, intellectuals attentive to the issues of Brazilian society, are essential. In order to understand what the Projeto Interação was based on and how it worked, a documentary survey was made at the IPHAN Archive in Brasília and interviews. In the end, the analysis developed allowed us to reflect on Paulo Freire\'s principles that can contribute to the practices and policy of a transformative heritage education, based on the generator-heritage.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPScifoni, SimoneDemarchi, João Lorandi2020-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-13082020-132634/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-08-13T22:49:02Zoai:teses.usp.br:tde-13082020-132634Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-08-13T22:49:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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