Dos requisitos e satisfação do cliente à obtenção da qualidade: um problema de gestão no comércio retalhista de flores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7788 |
Resumo: | A satisfação do cliente é essencial à sobrevivência de qualquer empresa, pelo que é importante que estas consigam superar as expectativas daqueles tendo como foco a melhoria contínua. Clientes satisfeitos geram retorno económico, sendo fundamental que as empresas apostem num atendimento de qualidade, adequado ao seu grupo-alvo, que saibam quais os requisitos exigidos pelos clientes e os tentem implementar na empresa. O setor da floricultura tem vindo a crescer e a tornar-se mais competitivo ao longo dos últimos anos. Tem ganho notoriedade, competitividade e criado postos de trabalho, sendo um setor em crescimento, que gera receitas no valor de 500 milhões de euros anuais (APPPFN, 2015). Deste modo, e sendo este o setor que inclui as floristas portuguesas, pois estas são um dos canais de venda das flores naturais e plantas ornamentais produzidas pelo setor, o tema desta dissertação de Mestrado é “Dos requisitos e satisfação do cliente à obtenção da Qualidade: um problema de Gestão no comércio retalhista de flores”. Pretende-se averiguar quais os requisitos e fatores de satisfação dos clientes, que concorrem para a obtenção da qualidade em lojas de flores; o que os clientes das floristas entendem por qualidade; e quando é atingida. Com base na investigação realizada, tomando como objeto de estudo uma amostra das floristas da cidade de Vila Real e recorrendo à metodologia de inquirição, pretendeu-se encontrar resposta ao problema de gestão investigado. Foi aplicado um inquérito, tendo por referência a escala SERVPERF, com o intuito de medir o grau de satisfação do cliente. Os dados recolhidos foram analisados com o recurso ao programa SPSS. Os resultados obtidos demonstraram que os clientes se encontram de uma forma geral satisfeitos com os produtos e serviços das floristas, assim como, no que concerne à qualidade dos mesmos, à confiança transmitida, à tangibilidade, à fiabilidade, à presteza e à empatia dos funcionários. Podemos constatar que 52% dos inquiridos consideram fundamental encontrar um bom produto, a um preço acessível. Os requisitos tangíveis que os clientes consideram mais importantes são a decoração, a organização e a limpeza. Das cinco dimensões analisadas a dimensão presteza é aquela que apresenta a maior média de satisfação, 4,54, numa escala de 1 – muito insatisfeito a 5 – muito satisfeito. A partir dos resultados obtidos foi ainda possível constatar que 68,67% dos inquiridos estão “satisfeitos”, 28% “muito satisfeitos” e apenas 3,33% não estão “nem muito nem pouco satisfeitos”. |
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Deste modo, e sendo este o setor que inclui as floristas portuguesas, pois estas são um dos canais de venda das flores naturais e plantas ornamentais produzidas pelo setor, o tema desta dissertação de Mestrado é “Dos requisitos e satisfação do cliente à obtenção da Qualidade: um problema de Gestão no comércio retalhista de flores”. Pretende-se averiguar quais os requisitos e fatores de satisfação dos clientes, que concorrem para a obtenção da qualidade em lojas de flores; o que os clientes das floristas entendem por qualidade; e quando é atingida. Com base na investigação realizada, tomando como objeto de estudo uma amostra das floristas da cidade de Vila Real e recorrendo à metodologia de inquirição, pretendeu-se encontrar resposta ao problema de gestão investigado. Foi aplicado um inquérito, tendo por referência a escala SERVPERF, com o intuito de medir o grau de satisfação do cliente. Os dados recolhidos foram analisados com o recurso ao programa SPSS. Os resultados obtidos demonstraram que os clientes se encontram de uma forma geral satisfeitos com os produtos e serviços das floristas, assim como, no que concerne à qualidade dos mesmos, à confiança transmitida, à tangibilidade, à fiabilidade, à presteza e à empatia dos funcionários. Podemos constatar que 52% dos inquiridos consideram fundamental encontrar um bom produto, a um preço acessível. Os requisitos tangíveis que os clientes consideram mais importantes são a decoração, a organização e a limpeza. Das cinco dimensões analisadas a dimensão presteza é aquela que apresenta a maior média de satisfação, 4,54, numa escala de 1 – muito insatisfeito a 5 – muito satisfeito. A partir dos resultados obtidos foi ainda possível constatar que 68,67% dos inquiridos estão “satisfeitos”, 28% “muito satisfeitos” e apenas 3,33% não estão “nem muito nem pouco satisfeitos”.Customer satisfaction is essential to the survival of any company, so it is important that these ones can overcome customers expectations with a focus on a continuous improvement. Satisfied customers generate economics returns and it is fundamental for companies to bet in quality of customer service, appropriated for their target group, know what requirements are intended by customers and try to implement them in the company. The floriculture sector has been growing and becoming more competitive over the last few years. Has gained notoriety, competitiveness, has created more jobs and was considered a growth sector, that generates annual revenues of 500 million of euros (APPPFN, 2015). Therefore, and being this the sector that includes portuguese florists, as these are one of the sales channels of natural flowers and ornamental plants produced by this sector, the theme of this Master dissertation is “From the requirements and customer satisfaction to quality achievement: a management problem in the retail flower trade”. So, it´s mean to inquire which are the requirements and customer satisfactions that lead to the achievement of quality in florists; what customers understand by quality; and when this is achieved. Based on the conducted research, taking as object of study a sample of florists in the city of Vila Real and using the inquiry methodology, it was intended to find an answer to the problem of managing investigated. An inquiry was applied, using the SERVPERF scale as a reference, in order to measure the degree of customer satisfaction. The collected data were analysed using the SPSS program. The research results showed that customers are in general satisfied with products and services of florists, as well as with regard to their quality, the transmitted confidence, the tangibility, the consistency, the promptness and empathy of the staff. We can verify that 52% of the inquired people consider fundamental to find a good product at an affordable price. The tangible requirements that customers find more important are decoration, organization and cleanliness. From the five dimensions analysed, the dimension promptness is the one that has the highest average satisfaction, 4.54 on a scale from 1 - very unsatisfied to 5 - very satisfied. From the results obtained it was also established that 68,67% of respondents are “satisfied”, 28% “very satisfied” and only 3,33% are “not more or less satisfied”.2017-07-03T11:02:54Z2017-07-03T00:00:00Z2017-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7788TID:202033910porPereira, Susana Filipa da Fonteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:08Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:12.084307Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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