Uma casa para artistas reabilitação e ampliação de uma escola do Plano dos Centenários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Júlio Gomes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/61647
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Construção / Tecnologia)
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spelling Uma casa para artistas reabilitação e ampliação de uma escola do Plano dos CentenáriosHumanidades::ArtesDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Construção / Tecnologia)Quem por Refóios do Lima passa, cruza-se provavelmente com a antiga escola primária do lugar de Nogueira (como os mais antigos a conhecem) ou com o MAR - Movimento Artístico de Refóios (nome pelo qual é conhecido pelos mais jovens), edifício este que protagoniza o presente trabalho de investigação. Localizado num ambiente rural (Rua D. Afonso Ansemondes, nº 1478, Ponte de Lima) é um edifício escolar do Plano dos Centenários. Os anos passam, a sociedade exige mais e melhor, principalmente a nível educativo, o que levou a um investimento nacional não só em novos centros educativos como também ao agrupamento de vários núcleos de ensino. Esta necessidade culminou na desativação e abandono em várias das escolas que pertenciam ao Plano dos Centenários. Foi o que aconteceu à antiga escola primária do lugar de Nogueira que, depois de perder a sua função primordial, viu-se ocupada por parte de uma associação cultural local que consequentemente reativou esse espaço. Perante este diálogo unitário entre a sociedade local, a arte e a cultura, foi identificada a oportunidade de repensar o edifício de forma a responder às suas novas necessidades. O percurso deste trabalho desenvolve-se em quatro capítulos: uma primeira fase de identificação do local onde o edifício se insere, do passado ao presente; uma segunda fase de reconhecimento pormenorizado do edifício e da sua envolvente; a terceira fase direcionada para a análise segundo três parâmetros de conforto: térmico, acústico e permeabilidade de luz natural; e por fim a proposta de intervenção. Este projeto deve o seu nascimento à vontade de apresentar uma proposta de reabilitação do edifício, readaptando um espaço escolar para um espaço cultural com foco nas várias vertentes artísticas (pintura, escultura, música,...) desde a sua conceção, passando pelo seu desenvolvimento e exposição do resultado artístico. Assim, o argumento arquitetónico tenderá a culminar numa resposta às necessidades atuais do edifício que se reinventou como um dos polos culturais mais ativos e férteis do Alto Minho, assumindo-se a arquitetura como meio de valorização do espaço através de uma aprimorada reflexão entre o contexto artístico e a obra arquitetónica.Who passes by Refóios do Lima, probably will meet the old elementary school of Nogueira (as it is known by the older people) or MAR - Artistic Movement of Refóios (name by which is known by the younger. The building in question is the object of this investigation. Situated in a rural environment (D. Afonso Ansemondes’ Street, no. 1478, Ponte de Lima) this school building is part of the centennial plan (in Portuguese Plano dos Centenários). The years pass by, the society demands more and greater things, in particular, in education matters, leading to a national investment, not only in new educational institutions but also in the merging of several schools, which culminated on the deactivation and abandonment in several of the schools that belonged to the centennial plan. That was what happened to the old elementary school of Nogueira, that, after losing its main function, it found itself occupied by a local cultural association which, by consequence, reactivated the space. Towards this dialog between the local society, art and culture, it was identified the opportunity of rethinking the building in a order to respond to its new needs. The course of this work is developed in four chapters: a first phase of identification of the place where the building is located, from the past to the present; a second phase of detailed recognition of the building and its surroundings; the third phase directed to the analysis concerning three parameters of comfort: thermal; acoustic and permeability to natural light; and in the end a proposal of intervention. This project owes its birth to the willingness to submit a proposal of rehabilitation of the building, readapting its school space into a cultural space, with a focus on the different artistic areas (painting, sculpture, music...) since its conception, through its development, and exhibition of the artistic result. Therefore, the architectural argument will tend to culminate on an answer to the actual needs of the building that is been reinvented as one of the most active and fertile cultural points of Alto Minho, assuming architecture as a mean of valorization of the space through a refined reflection between the artistic context and the architectural work.Mendonça, PauloUniversidade do MinhoSousa, Júlio Gomes de20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61647por202285057info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:02.296364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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