Desenlaçando caminhos de revisão de literatura: o trabalho colaborativo docente na era da web social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macário, Maria João
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sá, Cristina Manuela, Moreira, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v5i3.4521
Resumo: This paper aims to establish a starting point for an in-depth study of collaborative work between teachers. Therefore, a brief review of the literature is carried out. Firstly, collaborative work is placed within a context where the influx of information is open and free through the use of social web tools. This led to the reconfiguration of learning environments, sharing of and access to information and the co-construction of knowledge, as they are no longer exclusive to schools. In acknowledging this, schools and teachers must adapt to these challenges. Collaborative work between teachers must play a role in improving their practices, and subsequently those of the students. This is the context for understanding what motivates teachers to collaborate, how they do it and which objectives are achieved with this type of work. We finish with a brief discussion and final considerations.
id RCAP_b926a572f8afb8f1f64256bbab424a7d
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/4521
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenlaçando caminhos de revisão de literatura: o trabalho colaborativo docente na era da web socialThis paper aims to establish a starting point for an in-depth study of collaborative work between teachers. Therefore, a brief review of the literature is carried out. Firstly, collaborative work is placed within a context where the influx of information is open and free through the use of social web tools. This led to the reconfiguration of learning environments, sharing of and access to information and the co-construction of knowledge, as they are no longer exclusive to schools. In acknowledging this, schools and teachers must adapt to these challenges. Collaborative work between teachers must play a role in improving their practices, and subsequently those of the students. This is the context for understanding what motivates teachers to collaborate, how they do it and which objectives are achieved with this type of work. We finish with a brief discussion and final considerations.Le but de cet article est d’établir un point de départ pour une réflexion plus approfondie sur le travail collaboratif entre enseignants. Par où commencer, lorsqu’on veut approfondir nos connaissances à ce sujet? Dans cet article, nous nous proposons de faire une synthèse de la littérature existante sur le travail collaboratif entre enseignants. Nous commençons par le placer dans une époque où les outils du web social permettent et facilitent l’accès libre et gratuit au flux d’information. Ceci a modifié les environnements d’apprentissage, l’accès et le partage d’information et la co-construction du savoir, qui ne sont plus exclusifs de l’école. Ayant cette conclusion comme point de départ, nous soutenons que l’école et les enseignants doivent s’adapter à ces défis et que le travail collaboratif joue un rôle important dans le perfectionnement de leurs pratiques et, par conséquent, exerce une influence positive sur l’apprentissage de leurs élèves. C’est dans ce contexte que nous avons cherché à comprendre ce qui motive les enseignants à collaborer, quels sont les processus que soutiennent cette collaboration et les objectifs que ce mode de travail permet d’atteindre. Nous conclurons avec une brève discussion et quelques réflexions finales.O objetivo deste artigo é estabelecer um ponto de partida para uma reflexão aprofundada sobre o trabalho colaborativo docente. De onde partimos quando queremos aprofundar conhecimento sobre este tema? Neste artigo, propomo-nos proceder a uma breve revisão de literatura sobre o trabalho colaborativo docente. Começamos por contextualizá-lo numa era em que o fluxo de informação é facilitado pelo acesso livre e gratuito através de ferramentas da web social que o possibilitam. Tal reconfigurou, também, os ambientes de aprendizagem, acesso e partilha de informação e de coconstrução de conhecimento, que já não são exclusivos da Escola. Partindo desta constatação defendemos que a Escola e os professores deverão adaptar-se a estes desafios e que o trabalho colaborativo docente tem um papel de relevo na melhoria das suas práticas, logo na aprendizagem dos alunos. Foi neste contexto que quisemos compreender o que move os professores a colaborar, como se processa essa colaboração e quais são as finalidades que esta modalidade de trabalho permite alcançar. Terminaremos com uma breve discussão e algumas considerações finais.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2013-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v5i3.4521https://doi.org/10.34624/id.v5i3.4521Indagatio Didactica; Vol 5 No 3 (2013); 157-175Indagatio Didactica; Vol. 5 Núm. 3 (2013); 157-175Indagatio Didactica; Vol. 5 No 3 (2013); 157-175Indagatio Didactica; vol. 5 n.º 3 (2013); 157-1751647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4521https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4521/3432Macário, Maria JoãoSá, Cristina ManuelaMoreira, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:45Zoai:proa.ua.pt:article/4521Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:11.759310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenlaçando caminhos de revisão de literatura: o trabalho colaborativo docente na era da web social
title Desenlaçando caminhos de revisão de literatura: o trabalho colaborativo docente na era da web social
spellingShingle Desenlaçando caminhos de revisão de literatura: o trabalho colaborativo docente na era da web social
Macário, Maria João
title_short Desenlaçando caminhos de revisão de literatura: o trabalho colaborativo docente na era da web social
title_full Desenlaçando caminhos de revisão de literatura: o trabalho colaborativo docente na era da web social
title_fullStr Desenlaçando caminhos de revisão de literatura: o trabalho colaborativo docente na era da web social
title_full_unstemmed Desenlaçando caminhos de revisão de literatura: o trabalho colaborativo docente na era da web social
title_sort Desenlaçando caminhos de revisão de literatura: o trabalho colaborativo docente na era da web social
author Macário, Maria João
author_facet Macário, Maria João
Sá, Cristina Manuela
Moreira, António
author_role author
author2 Sá, Cristina Manuela
Moreira, António
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macário, Maria João
Sá, Cristina Manuela
Moreira, António
description This paper aims to establish a starting point for an in-depth study of collaborative work between teachers. Therefore, a brief review of the literature is carried out. Firstly, collaborative work is placed within a context where the influx of information is open and free through the use of social web tools. This led to the reconfiguration of learning environments, sharing of and access to information and the co-construction of knowledge, as they are no longer exclusive to schools. In acknowledging this, schools and teachers must adapt to these challenges. Collaborative work between teachers must play a role in improving their practices, and subsequently those of the students. This is the context for understanding what motivates teachers to collaborate, how they do it and which objectives are achieved with this type of work. We finish with a brief discussion and final considerations.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v5i3.4521
https://doi.org/10.34624/id.v5i3.4521
url https://doi.org/10.34624/id.v5i3.4521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4521
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4521/3432
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 5 No 3 (2013); 157-175
Indagatio Didactica; Vol. 5 Núm. 3 (2013); 157-175
Indagatio Didactica; Vol. 5 No 3 (2013); 157-175
Indagatio Didactica; vol. 5 n.º 3 (2013); 157-175
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133569935736832