Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charczuk, Simone Bicca
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147066
Resumo: A psicologia é uma disciplina presente nos diversos cursos de licenciatura, porém pouco se tem discutido sobre sua repercussão na formação docente. Neste trabalho qualitativo exploratório aborda-se a importância que as disciplinas de psicologia têm na formação de futuros docentes, a partir das concepções de alunos de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram deste estudo 84 alunos (60% do sexo feminino e 40% do sexo masculino), com idades variando entre 18 e 44 anos (x = 25 anos) e cursando diferentes semestres. Os alunos responderam a um questionário. As respostas foram analisadas através da análise de conteúdo. A maioria dos alunos (90%) considerou estas disciplinas de suma importância para o seu fazer docente e 54% mencionaram que todos os conteúdos destas disciplinas são relevantes para a formação. Conteúdos considerados importantes e mais mencionados foram: compreender os alunos e suas dificuldades, desenvolvimento – Piaget e Freud, teorias e processos de aprendizagem. As críticas em relação ao ensino da psicologia ficaram centralizadas nas metodologias de ensino utilizadas pelos professores. De acordo com os alunos, as metodologias mais utilizadas são: aulas expositivas e teóricas, seminários e discussões, leitura de textos e trabalhos em grupo. Quando questionados sobre como eles consideram que os conteúdos deveriam ser trabalhados, os alunos responderam: com mais práticas e trabalhos de campo, de uma forma teórico-prática, trazendo exemplos e que deveriam ser disponibilizadas mais disciplinas para maior aprofundamento dos conteúdos. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa pode-se perceber que os alunos consideram a psicologia como disciplina importante na sua formação, porém a forma como ela vem sendo ministrada recebe críticas. Nesse sentido, consideram-se necessários novos estudos que visem propor modificações nas metodologias de ensino da psicologia na formação de professores.
id UFRGS-2_ea440ae1ddf17928a0d6186e4150b31c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147066
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Charczuk, Simone BiccaTraversini, Clarice Salete2016-08-11T02:15:42Z2007http://hdl.handle.net/10183/147066000998118A psicologia é uma disciplina presente nos diversos cursos de licenciatura, porém pouco se tem discutido sobre sua repercussão na formação docente. Neste trabalho qualitativo exploratório aborda-se a importância que as disciplinas de psicologia têm na formação de futuros docentes, a partir das concepções de alunos de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram deste estudo 84 alunos (60% do sexo feminino e 40% do sexo masculino), com idades variando entre 18 e 44 anos (x = 25 anos) e cursando diferentes semestres. Os alunos responderam a um questionário. As respostas foram analisadas através da análise de conteúdo. A maioria dos alunos (90%) considerou estas disciplinas de suma importância para o seu fazer docente e 54% mencionaram que todos os conteúdos destas disciplinas são relevantes para a formação. Conteúdos considerados importantes e mais mencionados foram: compreender os alunos e suas dificuldades, desenvolvimento – Piaget e Freud, teorias e processos de aprendizagem. As críticas em relação ao ensino da psicologia ficaram centralizadas nas metodologias de ensino utilizadas pelos professores. De acordo com os alunos, as metodologias mais utilizadas são: aulas expositivas e teóricas, seminários e discussões, leitura de textos e trabalhos em grupo. Quando questionados sobre como eles consideram que os conteúdos deveriam ser trabalhados, os alunos responderam: com mais práticas e trabalhos de campo, de uma forma teórico-prática, trazendo exemplos e que deveriam ser disponibilizadas mais disciplinas para maior aprofundamento dos conteúdos. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa pode-se perceber que os alunos consideram a psicologia como disciplina importante na sua formação, porém a forma como ela vem sendo ministrada recebe críticas. Nesse sentido, consideram-se necessários novos estudos que visem propor modificações nas metodologias de ensino da psicologia na formação de professores.application/pdfporFormação de professoresPsicologia : EnsinoLicenciaturaLaços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2007Psicologia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000998118.pdf000998118.pdfTexto completoapplication/pdf143238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147066/1/000998118.pdf889130654d50c23ac183ee53b51d4199MD51TEXT000998118.pdf.txt000998118.pdf.txtExtracted Texttext/plain40592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147066/2/000998118.pdf.txt8af2cd24a1147d39ad4ed7214b270993MD52THUMBNAIL000998118.pdf.jpg000998118.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147066/3/000998118.pdf.jpgc3bf91e7096d8a9622e21868b1f2da61MD5310183/1470662021-09-19 04:36:09.289894oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147066Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:36:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente
title Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente
spellingShingle Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente
Charczuk, Simone Bicca
Formação de professores
Psicologia : Ensino
Licenciatura
title_short Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente
title_full Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente
title_fullStr Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente
title_full_unstemmed Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente
title_sort Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente
author Charczuk, Simone Bicca
author_facet Charczuk, Simone Bicca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Charczuk, Simone Bicca
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Traversini, Clarice Salete
contributor_str_mv Traversini, Clarice Salete
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Psicologia : Ensino
Licenciatura
topic Formação de professores
Psicologia : Ensino
Licenciatura
description A psicologia é uma disciplina presente nos diversos cursos de licenciatura, porém pouco se tem discutido sobre sua repercussão na formação docente. Neste trabalho qualitativo exploratório aborda-se a importância que as disciplinas de psicologia têm na formação de futuros docentes, a partir das concepções de alunos de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram deste estudo 84 alunos (60% do sexo feminino e 40% do sexo masculino), com idades variando entre 18 e 44 anos (x = 25 anos) e cursando diferentes semestres. Os alunos responderam a um questionário. As respostas foram analisadas através da análise de conteúdo. A maioria dos alunos (90%) considerou estas disciplinas de suma importância para o seu fazer docente e 54% mencionaram que todos os conteúdos destas disciplinas são relevantes para a formação. Conteúdos considerados importantes e mais mencionados foram: compreender os alunos e suas dificuldades, desenvolvimento – Piaget e Freud, teorias e processos de aprendizagem. As críticas em relação ao ensino da psicologia ficaram centralizadas nas metodologias de ensino utilizadas pelos professores. De acordo com os alunos, as metodologias mais utilizadas são: aulas expositivas e teóricas, seminários e discussões, leitura de textos e trabalhos em grupo. Quando questionados sobre como eles consideram que os conteúdos deveriam ser trabalhados, os alunos responderam: com mais práticas e trabalhos de campo, de uma forma teórico-prática, trazendo exemplos e que deveriam ser disponibilizadas mais disciplinas para maior aprofundamento dos conteúdos. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa pode-se perceber que os alunos consideram a psicologia como disciplina importante na sua formação, porém a forma como ela vem sendo ministrada recebe críticas. Nesse sentido, consideram-se necessários novos estudos que visem propor modificações nas metodologias de ensino da psicologia na formação de professores.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-11T02:15:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147066
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000998118
url http://hdl.handle.net/10183/147066
identifier_str_mv 000998118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147066/1/000998118.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147066/2/000998118.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147066/3/000998118.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 889130654d50c23ac183ee53b51d4199
8af2cd24a1147d39ad4ed7214b270993
c3bf91e7096d8a9622e21868b1f2da61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224514117304320