A (Des)motivação nas práticas letivas de formação musical no ensino especializado de música: possíveis fatores para a sua compreensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Francisco Miguel Silva Lobo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23686
Resumo: O relatório final de estágio que aqui se apresenta é o testemunho reflexivo das atividades práticas e investigativas desenvolvidas ao longo do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical, da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, e está organizado em três partes fundamentais. A primeira parte deste relatório refere-se à observação do polo de estágio relatando a prática pedagógica nas vertentes de Formação Musical e Classe de Conjunto fazendo, também, a caracterização das turmas onde estas disciplinas foram lecionadas. Fala-se também da evolução do ensino especializado de música em Portugal e caracterizam-se os alunos deste tipo de ensino. A segunda parte diz respeito às práticas letivas em Formação Musical e Classes de Conjunto desenvolvidas ao longo do estágio no ano letivo 2021/2022, onde é feito um olhar mais pormenorizado de tudo o que foi realizado ao nível pedagógico ao nível da observação, planificação e reflexão das aulas. E a terceira parte foca um projeto de investigação intitulado: “A (Des)motivação nas Práticas Letivas de Formação Musical no Ensino Especializado de Música: possíveis fatores para a sua compreensão”, onde são abordadas diferentes teorias de alguns investigadores ligados ao tema em questão e apresentados os resultados obtidos nos inquéritos realizados a alguns alunos e professores que frequentam o Ensino Especializado de Música, concretamente no Conservatório de Música da Maia.
id RCAP_b934a2cf9f3cca67d784757f42aa24a4
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23686
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A (Des)motivação nas práticas letivas de formação musical no ensino especializado de música: possíveis fatores para a sua compreensãoPrática de ensino supervisionadaEnsino Especializado de MúsicaFormação MusicalMotivaçãoSupervised teaching practiceSpecialized Teaching of MusicMusical FormationMotivationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório final de estágio que aqui se apresenta é o testemunho reflexivo das atividades práticas e investigativas desenvolvidas ao longo do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical, da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, e está organizado em três partes fundamentais. A primeira parte deste relatório refere-se à observação do polo de estágio relatando a prática pedagógica nas vertentes de Formação Musical e Classe de Conjunto fazendo, também, a caracterização das turmas onde estas disciplinas foram lecionadas. Fala-se também da evolução do ensino especializado de música em Portugal e caracterizam-se os alunos deste tipo de ensino. A segunda parte diz respeito às práticas letivas em Formação Musical e Classes de Conjunto desenvolvidas ao longo do estágio no ano letivo 2021/2022, onde é feito um olhar mais pormenorizado de tudo o que foi realizado ao nível pedagógico ao nível da observação, planificação e reflexão das aulas. E a terceira parte foca um projeto de investigação intitulado: “A (Des)motivação nas Práticas Letivas de Formação Musical no Ensino Especializado de Música: possíveis fatores para a sua compreensão”, onde são abordadas diferentes teorias de alguns investigadores ligados ao tema em questão e apresentados os resultados obtidos nos inquéritos realizados a alguns alunos e professores que frequentam o Ensino Especializado de Música, concretamente no Conservatório de Música da Maia.The final report of the internship presented here is the reflective testimony of the practical and investigative activities developed during the second year of the master’s in music teaching, Music Formation branch, in Escola Superior de Educação and Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Instituto Politécnico do Porto, and is organized into three main parts. The first part of this report refers to the observation of the pole of internship reporting the teaching practice in the areas of Music Formation and Ensemble Class making, also, the characterization of the classes where these subjects were taught. It also speaks of the evolution of specialized music education in Portugal and characterize the students of this type of education. The second part concerns the teaching practices in Music Formation and Ensemble Classes developed during the internship in the school year 2021/2022, where a more detailed look at all that was done at the pedagogical level in terms of observation, planning and reflection of the lessons. And the third part focuses on a research project entitled: "The (Des)motivation in Teaching Practices of Music Formation in Specialized Music Education: possible factors for their understanding", where different theories of some researchers related to the topic in question are addressed and presented the results obtained in surveys conducted to some students and teachers who attend the Specialized Teaching of Music, specifically in Conservatório de Música da Maia.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, Jorge AlexandrePais-Vieira, LuísaBarros, Rosa MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLopes, Francisco Miguel Silva Lobo2023-10-13T11:21:50Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23686TID:203412176porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:48:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:52.622367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A (Des)motivação nas práticas letivas de formação musical no ensino especializado de música: possíveis fatores para a sua compreensão
title A (Des)motivação nas práticas letivas de formação musical no ensino especializado de música: possíveis fatores para a sua compreensão
spellingShingle A (Des)motivação nas práticas letivas de formação musical no ensino especializado de música: possíveis fatores para a sua compreensão
Lopes, Francisco Miguel Silva Lobo
Prática de ensino supervisionada
Ensino Especializado de Música
Formação Musical
Motivação
Supervised teaching practice
Specialized Teaching of Music
Musical Formation
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A (Des)motivação nas práticas letivas de formação musical no ensino especializado de música: possíveis fatores para a sua compreensão
title_full A (Des)motivação nas práticas letivas de formação musical no ensino especializado de música: possíveis fatores para a sua compreensão
title_fullStr A (Des)motivação nas práticas letivas de formação musical no ensino especializado de música: possíveis fatores para a sua compreensão
title_full_unstemmed A (Des)motivação nas práticas letivas de formação musical no ensino especializado de música: possíveis fatores para a sua compreensão
title_sort A (Des)motivação nas práticas letivas de formação musical no ensino especializado de música: possíveis fatores para a sua compreensão
author Lopes, Francisco Miguel Silva Lobo
author_facet Lopes, Francisco Miguel Silva Lobo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Jorge Alexandre
Pais-Vieira, Luísa
Barros, Rosa Maria
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Francisco Miguel Silva Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Ensino Especializado de Música
Formação Musical
Motivação
Supervised teaching practice
Specialized Teaching of Music
Musical Formation
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Ensino Especializado de Música
Formação Musical
Motivação
Supervised teaching practice
Specialized Teaching of Music
Musical Formation
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório final de estágio que aqui se apresenta é o testemunho reflexivo das atividades práticas e investigativas desenvolvidas ao longo do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical, da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, e está organizado em três partes fundamentais. A primeira parte deste relatório refere-se à observação do polo de estágio relatando a prática pedagógica nas vertentes de Formação Musical e Classe de Conjunto fazendo, também, a caracterização das turmas onde estas disciplinas foram lecionadas. Fala-se também da evolução do ensino especializado de música em Portugal e caracterizam-se os alunos deste tipo de ensino. A segunda parte diz respeito às práticas letivas em Formação Musical e Classes de Conjunto desenvolvidas ao longo do estágio no ano letivo 2021/2022, onde é feito um olhar mais pormenorizado de tudo o que foi realizado ao nível pedagógico ao nível da observação, planificação e reflexão das aulas. E a terceira parte foca um projeto de investigação intitulado: “A (Des)motivação nas Práticas Letivas de Formação Musical no Ensino Especializado de Música: possíveis fatores para a sua compreensão”, onde são abordadas diferentes teorias de alguns investigadores ligados ao tema em questão e apresentados os resultados obtidos nos inquéritos realizados a alguns alunos e professores que frequentam o Ensino Especializado de Música, concretamente no Conservatório de Música da Maia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-13T11:21:50Z
2023
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23686
TID:203412176
url http://hdl.handle.net/10400.22/23686
identifier_str_mv TID:203412176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133622469394432