Bullying e cyberbullying em idade escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3377 |
Resumo: | Já muito se sabe sobre o fenómeno bullying, sua caracterização, diferentes manifestações e tipos de comportamentos, implicações biopsicossociais, papéis desempenhados, entre outros aspetos. Mais recentemente, com a evolução tecnológica e a proliferação de dispositivos digitais, tem-se assistido progressivamente a novas e preocupantes manifestações de comportamentos de bullying, um fenómeno comummente conhecido como cyberbullying. A presente comunicação procura caracterizar, diferenciar e comparar ambos os fenómenos, enquadrando o cyberbullying nas novas e diferentes formas de comunicação tão típicas desta nova geração de nativos digitais. Esta diferenciação parte das características da comunicação mediada pelo écran, tão diferente das formas de comunicação presenciais e cujas implicações se associam frequentemente a riscos sociais. Serão ainda discutidas repercussões do envolvimento em comportamentos de bullying e de cyberbullying. |
id |
RCAP_b935af3316ec6070f3d6f8ba8a8f7f1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3377 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bullying e cyberbullying em idade escolarbullyingcyberbullyingescolasaúdeschoolhealthJá muito se sabe sobre o fenómeno bullying, sua caracterização, diferentes manifestações e tipos de comportamentos, implicações biopsicossociais, papéis desempenhados, entre outros aspetos. Mais recentemente, com a evolução tecnológica e a proliferação de dispositivos digitais, tem-se assistido progressivamente a novas e preocupantes manifestações de comportamentos de bullying, um fenómeno comummente conhecido como cyberbullying. A presente comunicação procura caracterizar, diferenciar e comparar ambos os fenómenos, enquadrando o cyberbullying nas novas e diferentes formas de comunicação tão típicas desta nova geração de nativos digitais. Esta diferenciação parte das características da comunicação mediada pelo écran, tão diferente das formas de comunicação presenciais e cujas implicações se associam frequentemente a riscos sociais. Serão ainda discutidas repercussões do envolvimento em comportamentos de bullying e de cyberbullying.Much has been known about bullying, its characteristics, different types of behavior, biopsychosocial implications, the roles played by students, among others. More recently, with the technological evolution and proliferation of digital devices, we become more aware of a new and disturbing manifestation of bullying behaviors, commonly known as cyberbullying. With this presentation, we aim to characterize, differentiate and compare both phenomena, framing cyberbullying in a new and different way of communication, so typical of this new generation of digital natives. This differentiation is based on the characteristics of communication mediated by screens, so different from other forms of communication face to face, whose implications are often associated with social risks. We will also discuss the repercussions of involvement in bullying and cyberbullying behaviors.Universidade LusíadaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSeixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazFernandes, LuísMorais, Tito2021-02-21T20:53:15Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3377porSeixas, S., Fernandes, L. & Morais, T. (2016). Bullying e cyberbullying em idade escolar. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 7(1-2), 205-210.2182-8008info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:10.574872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying e cyberbullying em idade escolar |
title |
Bullying e cyberbullying em idade escolar |
spellingShingle |
Bullying e cyberbullying em idade escolar Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz bullying cyberbullying escola saúde school health |
title_short |
Bullying e cyberbullying em idade escolar |
title_full |
Bullying e cyberbullying em idade escolar |
title_fullStr |
Bullying e cyberbullying em idade escolar |
title_full_unstemmed |
Bullying e cyberbullying em idade escolar |
title_sort |
Bullying e cyberbullying em idade escolar |
author |
Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz |
author_facet |
Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz Fernandes, Luís Morais, Tito |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Luís Morais, Tito |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz Fernandes, Luís Morais, Tito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bullying cyberbullying escola saúde school health |
topic |
bullying cyberbullying escola saúde school health |
description |
Já muito se sabe sobre o fenómeno bullying, sua caracterização, diferentes manifestações e tipos de comportamentos, implicações biopsicossociais, papéis desempenhados, entre outros aspetos. Mais recentemente, com a evolução tecnológica e a proliferação de dispositivos digitais, tem-se assistido progressivamente a novas e preocupantes manifestações de comportamentos de bullying, um fenómeno comummente conhecido como cyberbullying. A presente comunicação procura caracterizar, diferenciar e comparar ambos os fenómenos, enquadrando o cyberbullying nas novas e diferentes formas de comunicação tão típicas desta nova geração de nativos digitais. Esta diferenciação parte das características da comunicação mediada pelo écran, tão diferente das formas de comunicação presenciais e cujas implicações se associam frequentemente a riscos sociais. Serão ainda discutidas repercussões do envolvimento em comportamentos de bullying e de cyberbullying. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2021-02-21T20:53:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3377 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Seixas, S., Fernandes, L. & Morais, T. (2016). Bullying e cyberbullying em idade escolar. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 7(1-2), 205-210. 2182-8008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Lusíada |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Lusíada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137041052598272 |