Bullying e cyberbullying em idade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fernandes, Luís, Morais, Tito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3377
Resumo: Já muito se sabe sobre o fenómeno bullying, sua caracterização, diferentes manifestações e tipos de comportamentos, implicações biopsicossociais, papéis desempenhados, entre outros aspetos. Mais recentemente, com a evolução tecnológica e a proliferação de dispositivos digitais, tem-se assistido progressivamente a novas e preocupantes manifestações de comportamentos de bullying, um fenómeno comummente conhecido como cyberbullying. A presente comunicação procura caracterizar, diferenciar e comparar ambos os fenómenos, enquadrando o cyberbullying nas novas e diferentes formas de comunicação tão típicas desta nova geração de nativos digitais. Esta diferenciação parte das características da comunicação mediada pelo écran, tão diferente das formas de comunicação presenciais e cujas implicações se associam frequentemente a riscos sociais. Serão ainda discutidas repercussões do envolvimento em comportamentos de bullying e de cyberbullying.
id RCAP_b935af3316ec6070f3d6f8ba8a8f7f1a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3377
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bullying e cyberbullying em idade escolarbullyingcyberbullyingescolasaúdeschoolhealthJá muito se sabe sobre o fenómeno bullying, sua caracterização, diferentes manifestações e tipos de comportamentos, implicações biopsicossociais, papéis desempenhados, entre outros aspetos. Mais recentemente, com a evolução tecnológica e a proliferação de dispositivos digitais, tem-se assistido progressivamente a novas e preocupantes manifestações de comportamentos de bullying, um fenómeno comummente conhecido como cyberbullying. A presente comunicação procura caracterizar, diferenciar e comparar ambos os fenómenos, enquadrando o cyberbullying nas novas e diferentes formas de comunicação tão típicas desta nova geração de nativos digitais. Esta diferenciação parte das características da comunicação mediada pelo écran, tão diferente das formas de comunicação presenciais e cujas implicações se associam frequentemente a riscos sociais. Serão ainda discutidas repercussões do envolvimento em comportamentos de bullying e de cyberbullying.Much has been known about bullying, its characteristics, different types of behavior, biopsychosocial implications, the roles played by students, among others. More recently, with the technological evolution and proliferation of digital devices, we become more aware of a new and disturbing manifestation of bullying behaviors, commonly known as cyberbullying. With this presentation, we aim to characterize, differentiate and compare both phenomena, framing cyberbullying in a new and different way of communication, so typical of this new generation of digital natives. This differentiation is based on the characteristics of communication mediated by screens, so different from other forms of communication face to face, whose implications are often associated with social risks. We will also discuss the repercussions of involvement in bullying and cyberbullying behaviors.Universidade LusíadaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSeixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazFernandes, LuísMorais, Tito2021-02-21T20:53:15Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3377porSeixas, S., Fernandes, L. & Morais, T. (2016). Bullying e cyberbullying em idade escolar. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 7(1-2), 205-210.2182-8008info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:10.574872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bullying e cyberbullying em idade escolar
title Bullying e cyberbullying em idade escolar
spellingShingle Bullying e cyberbullying em idade escolar
Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
bullying
cyberbullying
escola
saúde
school
health
title_short Bullying e cyberbullying em idade escolar
title_full Bullying e cyberbullying em idade escolar
title_fullStr Bullying e cyberbullying em idade escolar
title_full_unstemmed Bullying e cyberbullying em idade escolar
title_sort Bullying e cyberbullying em idade escolar
author Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
author_facet Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
Fernandes, Luís
Morais, Tito
author_role author
author2 Fernandes, Luís
Morais, Tito
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
Fernandes, Luís
Morais, Tito
dc.subject.por.fl_str_mv bullying
cyberbullying
escola
saúde
school
health
topic bullying
cyberbullying
escola
saúde
school
health
description Já muito se sabe sobre o fenómeno bullying, sua caracterização, diferentes manifestações e tipos de comportamentos, implicações biopsicossociais, papéis desempenhados, entre outros aspetos. Mais recentemente, com a evolução tecnológica e a proliferação de dispositivos digitais, tem-se assistido progressivamente a novas e preocupantes manifestações de comportamentos de bullying, um fenómeno comummente conhecido como cyberbullying. A presente comunicação procura caracterizar, diferenciar e comparar ambos os fenómenos, enquadrando o cyberbullying nas novas e diferentes formas de comunicação tão típicas desta nova geração de nativos digitais. Esta diferenciação parte das características da comunicação mediada pelo écran, tão diferente das formas de comunicação presenciais e cujas implicações se associam frequentemente a riscos sociais. Serão ainda discutidas repercussões do envolvimento em comportamentos de bullying e de cyberbullying.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2021-02-21T20:53:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3377
url http://hdl.handle.net/10400.15/3377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Seixas, S., Fernandes, L. & Morais, T. (2016). Bullying e cyberbullying em idade escolar. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 7(1-2), 205-210.
2182-8008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Lusíada
publisher.none.fl_str_mv Universidade Lusíada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137041052598272