A importância da competência de comunicação intercultural nos negócios: relatório de estágio na Valmet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39859 |
Resumo: | O presente relatório tem como objetivo a apresentação do estágio curricular realizado na Valmet no âmbito do Mestrado em Línguas e Relações Empresariais, bem como a investigação sobre a competência de comunicação intercultural nos negócios, com o intuito de perceber qual a importância desta competência para o trabalho diário dos colaboradores da equipa de vendas do departamento comercial da empresa. Assim, inicia-se com uma introdução da Indústria Têxtil, uma das mais importantes indústrias nas quais a empresa está inserida; é apresentada a Valmet e respetivos produtos, e são descritas as atividades realizadas ao longo do tirocínio e reflexões sobre as mesmas; seguindo com uma revisão de literatura que pretende discutir o conceito da competência de comunicação intercultural, relacionando-o com a sua importância no mundo empresarial. Para isso, foi fundamental começar com uma explicação sobre o que representa a interação intercultural e por consequência reconhecer o papel da comunicação e da cultura nesse processo. Este capítulo tem como objetivos entender a importância desta competência nos negócios, quais são as barreiras que dificultam este processo e como as ultrapassar para obter sucesso em relações interculturais. A nossa sociedade está em constante evolução e, no mundo globalizado de hoje, a comunicação intercultural nas organizações é crucial para o sucesso empresarial. É, por isso, realizado um estudo, através de um inquérito por questionário aos colaboradores de vendas da empresa, para analisar as suas perceções quanto à importância desta competência para as suas atividades na Valmet. Este estudo permitiu apurar que, a CCI é considerada fundamental, por todos os colaboradores, para as suas atividades profissionais. Para além da sua importância para a colaboração entre a equipa, clientes ou parceiros comerciais, esta competência pode afetar também, positivamente ou negativamente, o sucesso dos negócios quando as barreiras comunicativas estão presentes. Por isso, os inquiridos revelam estar interessados em receber formações interculturais para melhorarem o seu desempenho no contexto profissional e ultrapassar as barreiras, tendo em conta que é uma ferramenta importante para abordar os encontros interculturais de uma forma mais confiante. |
id |
RCAP_b93f7a44b9735a62897f6949a1b571f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/39859 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da competência de comunicação intercultural nos negócios: relatório de estágio na ValmetComunicaçãoComunicação organizacionalCulturaCompetência de comunicação interculturalBarreiras comunicativasNegócios internacionaisO presente relatório tem como objetivo a apresentação do estágio curricular realizado na Valmet no âmbito do Mestrado em Línguas e Relações Empresariais, bem como a investigação sobre a competência de comunicação intercultural nos negócios, com o intuito de perceber qual a importância desta competência para o trabalho diário dos colaboradores da equipa de vendas do departamento comercial da empresa. Assim, inicia-se com uma introdução da Indústria Têxtil, uma das mais importantes indústrias nas quais a empresa está inserida; é apresentada a Valmet e respetivos produtos, e são descritas as atividades realizadas ao longo do tirocínio e reflexões sobre as mesmas; seguindo com uma revisão de literatura que pretende discutir o conceito da competência de comunicação intercultural, relacionando-o com a sua importância no mundo empresarial. Para isso, foi fundamental começar com uma explicação sobre o que representa a interação intercultural e por consequência reconhecer o papel da comunicação e da cultura nesse processo. Este capítulo tem como objetivos entender a importância desta competência nos negócios, quais são as barreiras que dificultam este processo e como as ultrapassar para obter sucesso em relações interculturais. A nossa sociedade está em constante evolução e, no mundo globalizado de hoje, a comunicação intercultural nas organizações é crucial para o sucesso empresarial. É, por isso, realizado um estudo, através de um inquérito por questionário aos colaboradores de vendas da empresa, para analisar as suas perceções quanto à importância desta competência para as suas atividades na Valmet. Este estudo permitiu apurar que, a CCI é considerada fundamental, por todos os colaboradores, para as suas atividades profissionais. Para além da sua importância para a colaboração entre a equipa, clientes ou parceiros comerciais, esta competência pode afetar também, positivamente ou negativamente, o sucesso dos negócios quando as barreiras comunicativas estão presentes. Por isso, os inquiridos revelam estar interessados em receber formações interculturais para melhorarem o seu desempenho no contexto profissional e ultrapassar as barreiras, tendo em conta que é uma ferramenta importante para abordar os encontros interculturais de uma forma mais confiante.This report aims to present the curricular internship carried out at Valmet within the scope of the Master's Degree in Languages and Business Relations, as well as the research on intercultural communication competence in business, to understand the importance of this competence for the everyday work of the sales team of the company's commercial department. Thus, it begins with an introduction of the Textile Industry, one of the most important industries in which the company is inserted; it presents Valmet and its products, and describes the activities carried out throughout the internship and reflections on them; following with a literature review that aims to discuss the concept of intercultural communication competence, relating it to its importance in the business world. For this purpose, it was fundamental to start with an explanation of what intercultural interaction represents and consequently to recognize the role of communication and culture in this process. This chapter aims to understand the importance of this competence in business, what are the barriers that hinder this process and how to overcome them to achieve success in intercultural relations. Our society is constantly evolving and, in today's globalized world, intercultural communication in organizations is crucial for business success. Therefore, a study was carried out through a questionnaire survey of the company's sales team, to analyze their perceptions regarding the importance of this competence for their activities at Valmet. This study revealed that ICC is considered fundamental by all employees for their professional activities. Beyond its importance for collaboration between colleagues, customers or business partners, this competence can also affect, positively or negatively, business success when communication barriers are encountered. Therefore, the participants revealed to be interested in receiving intercultural trainings to improve their performance in the professional context and to overcome the barriers, considering that it is an important tool to approach intercultural encounters in a more confident way.2023-12-19T16:49:26Z2023-11-22T00:00:00Z2023-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39859porOliveira, Joana Filipa Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:18:05Zoai:ria.ua.pt:10773/39859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:01.166653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da competência de comunicação intercultural nos negócios: relatório de estágio na Valmet |
title |
A importância da competência de comunicação intercultural nos negócios: relatório de estágio na Valmet |
spellingShingle |
A importância da competência de comunicação intercultural nos negócios: relatório de estágio na Valmet Oliveira, Joana Filipa Ferreira Comunicação Comunicação organizacional Cultura Competência de comunicação intercultural Barreiras comunicativas Negócios internacionais |
title_short |
A importância da competência de comunicação intercultural nos negócios: relatório de estágio na Valmet |
title_full |
A importância da competência de comunicação intercultural nos negócios: relatório de estágio na Valmet |
title_fullStr |
A importância da competência de comunicação intercultural nos negócios: relatório de estágio na Valmet |
title_full_unstemmed |
A importância da competência de comunicação intercultural nos negócios: relatório de estágio na Valmet |
title_sort |
A importância da competência de comunicação intercultural nos negócios: relatório de estágio na Valmet |
author |
Oliveira, Joana Filipa Ferreira |
author_facet |
Oliveira, Joana Filipa Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Joana Filipa Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Comunicação organizacional Cultura Competência de comunicação intercultural Barreiras comunicativas Negócios internacionais |
topic |
Comunicação Comunicação organizacional Cultura Competência de comunicação intercultural Barreiras comunicativas Negócios internacionais |
description |
O presente relatório tem como objetivo a apresentação do estágio curricular realizado na Valmet no âmbito do Mestrado em Línguas e Relações Empresariais, bem como a investigação sobre a competência de comunicação intercultural nos negócios, com o intuito de perceber qual a importância desta competência para o trabalho diário dos colaboradores da equipa de vendas do departamento comercial da empresa. Assim, inicia-se com uma introdução da Indústria Têxtil, uma das mais importantes indústrias nas quais a empresa está inserida; é apresentada a Valmet e respetivos produtos, e são descritas as atividades realizadas ao longo do tirocínio e reflexões sobre as mesmas; seguindo com uma revisão de literatura que pretende discutir o conceito da competência de comunicação intercultural, relacionando-o com a sua importância no mundo empresarial. Para isso, foi fundamental começar com uma explicação sobre o que representa a interação intercultural e por consequência reconhecer o papel da comunicação e da cultura nesse processo. Este capítulo tem como objetivos entender a importância desta competência nos negócios, quais são as barreiras que dificultam este processo e como as ultrapassar para obter sucesso em relações interculturais. A nossa sociedade está em constante evolução e, no mundo globalizado de hoje, a comunicação intercultural nas organizações é crucial para o sucesso empresarial. É, por isso, realizado um estudo, através de um inquérito por questionário aos colaboradores de vendas da empresa, para analisar as suas perceções quanto à importância desta competência para as suas atividades na Valmet. Este estudo permitiu apurar que, a CCI é considerada fundamental, por todos os colaboradores, para as suas atividades profissionais. Para além da sua importância para a colaboração entre a equipa, clientes ou parceiros comerciais, esta competência pode afetar também, positivamente ou negativamente, o sucesso dos negócios quando as barreiras comunicativas estão presentes. Por isso, os inquiridos revelam estar interessados em receber formações interculturais para melhorarem o seu desempenho no contexto profissional e ultrapassar as barreiras, tendo em conta que é uma ferramenta importante para abordar os encontros interculturais de uma forma mais confiante. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-19T16:49:26Z 2023-11-22T00:00:00Z 2023-11-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/39859 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/39859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137750986784768 |