Metaversos na educação: conceitos e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tori, Romero
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15247
Resumo: O uso de metaversos na educação vem sendo discutido desde a primeira onda de interesse por essa mídia, trazida pelo grande sucesso do Second Life nos anos 2000. O interesse pelos metaversos arrefeceu na década seguinte, mas retornou com força nos anos 2020, quando as tecnologias de inteligência artificial e realidade virtual estão mais maduras, as redes sociais disseminadas, há uso ubíquo dos smartphones e vislumbra-se a possibilidade de o metaverso vir a ser a nova geração das redes sociais. Mas esse retorno veio acompanhado de desinformações, confusões conceituais e falsas promessas. Faz-se necessário organizar os conceitos e discutir as possibilidades educacionais, à luz do conhecimento acadêmico-científico. Este artigo resgata a essência das mídias baseadas em ambientes virtuais imersivos multiusuários e discute as possibilidades, limitações e cuidados no emprego de metaversos em contextos educacionais.
id RCAP_b94f81e5493ddae13364738f399abd22
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15247
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metaversos na educação: conceitos e possibilidadesMetaverses on education: concepts and possibilitiesMetaversoEducação imersivaSecond lifePresençaImersãoMetaverseImmersive learningPresenceImmersionODS::04:Educação de QualidadeO uso de metaversos na educação vem sendo discutido desde a primeira onda de interesse por essa mídia, trazida pelo grande sucesso do Second Life nos anos 2000. O interesse pelos metaversos arrefeceu na década seguinte, mas retornou com força nos anos 2020, quando as tecnologias de inteligência artificial e realidade virtual estão mais maduras, as redes sociais disseminadas, há uso ubíquo dos smartphones e vislumbra-se a possibilidade de o metaverso vir a ser a nova geração das redes sociais. Mas esse retorno veio acompanhado de desinformações, confusões conceituais e falsas promessas. Faz-se necessário organizar os conceitos e discutir as possibilidades educacionais, à luz do conhecimento acadêmico-científico. Este artigo resgata a essência das mídias baseadas em ambientes virtuais imersivos multiusuários e discute as possibilidades, limitações e cuidados no emprego de metaversos em contextos educacionais.The use of metaverses in education has been discussed since the first wave of interest in this medium, brought about by the great success of Second Life in the 2000s. Interest in the metaverses waned in the following decade, but returned with force in the 2020s, when artificial intelligence and virtual reality technologies are more mature, social networks are widespread, there is ubiquitous use of smartphones and there is a glimpse of the possibility of the metaverse coming to be the new generation of social networks. But this return was accompanied by disinformation, conceptual confusion and false promises. It is necessary to organize the concepts and discuss the educational possibilities, in the light of academic-scientific knowledge. This article rescues the essence of media based on multiuser immersive virtual environments and discusses the possibilities, limitations and precautions in the use of metaverses in educational contexts.Universidade Aberta | Universidade Estadual do MaranhãoRepositório AbertoTori, Romero2023-12-13T16:20:48Z2023-07-012023-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15247porTori, R. (2023). Metaversos na Educação: conceitos e possibilidades. Video Journal of Social and Human Research, 2(1), 53-66. https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i1.252795-5745https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i1.25info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:23Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:44.576613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metaversos na educação: conceitos e possibilidades
Metaverses on education: concepts and possibilities
title Metaversos na educação: conceitos e possibilidades
spellingShingle Metaversos na educação: conceitos e possibilidades
Tori, Romero
Metaverso
Educação imersiva
Second life
Presença
Imersão
Metaverse
Immersive learning
Presence
Immersion
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Metaversos na educação: conceitos e possibilidades
title_full Metaversos na educação: conceitos e possibilidades
title_fullStr Metaversos na educação: conceitos e possibilidades
title_full_unstemmed Metaversos na educação: conceitos e possibilidades
title_sort Metaversos na educação: conceitos e possibilidades
author Tori, Romero
author_facet Tori, Romero
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Tori, Romero
dc.subject.por.fl_str_mv Metaverso
Educação imersiva
Second life
Presença
Imersão
Metaverse
Immersive learning
Presence
Immersion
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Metaverso
Educação imersiva
Second life
Presença
Imersão
Metaverse
Immersive learning
Presence
Immersion
ODS::04:Educação de Qualidade
description O uso de metaversos na educação vem sendo discutido desde a primeira onda de interesse por essa mídia, trazida pelo grande sucesso do Second Life nos anos 2000. O interesse pelos metaversos arrefeceu na década seguinte, mas retornou com força nos anos 2020, quando as tecnologias de inteligência artificial e realidade virtual estão mais maduras, as redes sociais disseminadas, há uso ubíquo dos smartphones e vislumbra-se a possibilidade de o metaverso vir a ser a nova geração das redes sociais. Mas esse retorno veio acompanhado de desinformações, confusões conceituais e falsas promessas. Faz-se necessário organizar os conceitos e discutir as possibilidades educacionais, à luz do conhecimento acadêmico-científico. Este artigo resgata a essência das mídias baseadas em ambientes virtuais imersivos multiusuários e discute as possibilidades, limitações e cuidados no emprego de metaversos em contextos educacionais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-13T16:20:48Z
2023-07-01
2023-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/15247
url http://hdl.handle.net/10400.2/15247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Tori, R. (2023). Metaversos na Educação: conceitos e possibilidades. Video Journal of Social and Human Research, 2(1), 53-66. https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i1.25
2795-5745
https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i1.25
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136435127713792