Metaversos na educação: conceitos e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/15247 |
Resumo: | O uso de metaversos na educação vem sendo discutido desde a primeira onda de interesse por essa mídia, trazida pelo grande sucesso do Second Life nos anos 2000. O interesse pelos metaversos arrefeceu na década seguinte, mas retornou com força nos anos 2020, quando as tecnologias de inteligência artificial e realidade virtual estão mais maduras, as redes sociais disseminadas, há uso ubíquo dos smartphones e vislumbra-se a possibilidade de o metaverso vir a ser a nova geração das redes sociais. Mas esse retorno veio acompanhado de desinformações, confusões conceituais e falsas promessas. Faz-se necessário organizar os conceitos e discutir as possibilidades educacionais, à luz do conhecimento acadêmico-científico. Este artigo resgata a essência das mídias baseadas em ambientes virtuais imersivos multiusuários e discute as possibilidades, limitações e cuidados no emprego de metaversos em contextos educacionais. |
id |
RCAP_b94f81e5493ddae13364738f399abd22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15247 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metaversos na educação: conceitos e possibilidadesMetaverses on education: concepts and possibilitiesMetaversoEducação imersivaSecond lifePresençaImersãoMetaverseImmersive learningPresenceImmersionODS::04:Educação de QualidadeO uso de metaversos na educação vem sendo discutido desde a primeira onda de interesse por essa mídia, trazida pelo grande sucesso do Second Life nos anos 2000. O interesse pelos metaversos arrefeceu na década seguinte, mas retornou com força nos anos 2020, quando as tecnologias de inteligência artificial e realidade virtual estão mais maduras, as redes sociais disseminadas, há uso ubíquo dos smartphones e vislumbra-se a possibilidade de o metaverso vir a ser a nova geração das redes sociais. Mas esse retorno veio acompanhado de desinformações, confusões conceituais e falsas promessas. Faz-se necessário organizar os conceitos e discutir as possibilidades educacionais, à luz do conhecimento acadêmico-científico. Este artigo resgata a essência das mídias baseadas em ambientes virtuais imersivos multiusuários e discute as possibilidades, limitações e cuidados no emprego de metaversos em contextos educacionais.The use of metaverses in education has been discussed since the first wave of interest in this medium, brought about by the great success of Second Life in the 2000s. Interest in the metaverses waned in the following decade, but returned with force in the 2020s, when artificial intelligence and virtual reality technologies are more mature, social networks are widespread, there is ubiquitous use of smartphones and there is a glimpse of the possibility of the metaverse coming to be the new generation of social networks. But this return was accompanied by disinformation, conceptual confusion and false promises. It is necessary to organize the concepts and discuss the educational possibilities, in the light of academic-scientific knowledge. This article rescues the essence of media based on multiuser immersive virtual environments and discusses the possibilities, limitations and precautions in the use of metaverses in educational contexts.Universidade Aberta | Universidade Estadual do MaranhãoRepositório AbertoTori, Romero2023-12-13T16:20:48Z2023-07-012023-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15247porTori, R. (2023). Metaversos na Educação: conceitos e possibilidades. Video Journal of Social and Human Research, 2(1), 53-66. https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i1.252795-5745https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i1.25info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:23Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:44.576613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metaversos na educação: conceitos e possibilidades Metaverses on education: concepts and possibilities |
title |
Metaversos na educação: conceitos e possibilidades |
spellingShingle |
Metaversos na educação: conceitos e possibilidades Tori, Romero Metaverso Educação imersiva Second life Presença Imersão Metaverse Immersive learning Presence Immersion ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Metaversos na educação: conceitos e possibilidades |
title_full |
Metaversos na educação: conceitos e possibilidades |
title_fullStr |
Metaversos na educação: conceitos e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Metaversos na educação: conceitos e possibilidades |
title_sort |
Metaversos na educação: conceitos e possibilidades |
author |
Tori, Romero |
author_facet |
Tori, Romero |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tori, Romero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metaverso Educação imersiva Second life Presença Imersão Metaverse Immersive learning Presence Immersion ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Metaverso Educação imersiva Second life Presença Imersão Metaverse Immersive learning Presence Immersion ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
O uso de metaversos na educação vem sendo discutido desde a primeira onda de interesse por essa mídia, trazida pelo grande sucesso do Second Life nos anos 2000. O interesse pelos metaversos arrefeceu na década seguinte, mas retornou com força nos anos 2020, quando as tecnologias de inteligência artificial e realidade virtual estão mais maduras, as redes sociais disseminadas, há uso ubíquo dos smartphones e vislumbra-se a possibilidade de o metaverso vir a ser a nova geração das redes sociais. Mas esse retorno veio acompanhado de desinformações, confusões conceituais e falsas promessas. Faz-se necessário organizar os conceitos e discutir as possibilidades educacionais, à luz do conhecimento acadêmico-científico. Este artigo resgata a essência das mídias baseadas em ambientes virtuais imersivos multiusuários e discute as possibilidades, limitações e cuidados no emprego de metaversos em contextos educacionais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-13T16:20:48Z 2023-07-01 2023-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/15247 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/15247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Tori, R. (2023). Metaversos na Educação: conceitos e possibilidades. Video Journal of Social and Human Research, 2(1), 53-66. https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i1.25 2795-5745 https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i1.25 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136435127713792 |