O consumidor do enoturismo: análisena perspectiva do marketing experiencial e a relação com os meios digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/13227 |
Resumo: | Versão Final (Esta versão contém as criticas e sugestões dos elementos do júri) |
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O consumidor do enoturismo: análisena perspectiva do marketing experiencial e a relação com os meios digitaisEnoturismoSatisfaçãoMarketing experiencialMarketing digitalExperimental marketingDigital marketingWine tourismSatisfactionGestãoVersão Final (Esta versão contém as criticas e sugestões dos elementos do júri)Para manter um consumidor cada vez mais interessado deve-se reinventar, a cada dia, novas formas de explorar o marketing, seja ele o marketing experiencial, digital ou qualquer outro que leve a um contacto mais direto com o consumidor e permita conhecê-lo melhor. Neste estudo é utilizado o marketing experiencial e o marketing digital como forma de identificar que tipo de impacto têm na abordagem ao enoturismo. O enoturismo representa em Portugal um nicho de negócio com poucos anos, no entanto tem representado um forte impulsionador do turismo para as zonas demarcadas e por isso um fator económico de grande importância para as regiões interiores. Foi feito um inquérito aos consumidores que realizaram uma experiência enoturística, que teve 220 respostas válidas, as quais foram utilizadas para uma caraterização do enoturista português, bem como para a validação de várias hipóteses. Como resultados, observou-se que os fatores estímulos e espaço afetam positivamente a satisfação do consumidor, mas a sua satisfação não afeta necessariamente o seu comportamento em termos de hábitos de partilha digital. O mesmo acontece com a diversificação da oferta e complemento da experiência, a qual não leva à realização de mais partilhas online. Há, no entanto, uma relação positiva da satisfação com a memorização, recompra e recomendação. Se o enoturista recorrer a um acompanhamento online, ou se recolher informação por sua iniciativa, é mais provável que repita a experiência, no entanto se lhe forem oferecidas lembranças durante a experiência, esse facto não contribui para que o consumidor memorize a marca.In order to keep the consumer even more interested, there should be a daily effort to reinvent new ways of exploring the marketing, by means of experimental marketing, digital or any other that allows a more direct contact with the consumer. In this study, experimental and digital marketing is used to identify their impact in the wine tourism. This kind of tourism represents a fairly new business niche in Portugal, but it has been an important tourism booster for the demarcated regions, and therefore of great economic importance for the regions of the country’s interior. The application of a questionnaire to consumers that have been to a wine tourism experience before, gave back 220 valid answers, which were used to characterize the Portuguese wine tourist, as well as to validate several hypotheses. As a result, it was observed that the factors stimulus and space do affect positively the consumer’s satisfaction, but this satisfaction do not necessarily affect the consumer’s digital sharing habits. The same happens with the diversification of offer, which do not lead to more online sharing from the consumer. There is, however, a positive relation between satisfaction and memorization. If the wine tourist keeps an online monitoring of the brand, and if collects information by his own initiative, he is more likely to repeat the experience. That do not happen when there is the offer of souvenirs during the experience.Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSoares, Juliana Oliveira2019-03-29T11:34:49Z2018-12-142018-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13227TID:202207668porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:11Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:22.603131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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