Marketing sensorial no enoturismo: comunicar através dos sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Guida Helena Vicente
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13645
Resumo: O presente trabalho visa aferir os efeitos que os sentidos têm no enoturismo e a sua influência na experiência do consumidor, abordando ainda a sua relação entre o ambiente vivenciado numa cave, o estado emocional do visitante e as expectativa de comportamento. A pesquisa destaca que a utilização de determinados elementos no ambiente interferem positivamente na experiência enoturistica. Para isto, as Caves Aliança enquanto marca multisensorial, que utiliza vários sentidos para estimular e se relacionar com os seus públicos e por oferecer uma experiência única e surpreendente numa viagem pela infinita diversidade de temas envolvendo arte e vinho, foi adotado como estudo de caso. De modo a cumprir tal objetivo, combinou-se metodologias qualitativas e quantitativas.Para a análise dos dados, foram estabelecidos critérios, como arquitetura, decoração, layout, mobiliário, cores, iluminação e outros elementos presentes no ambiente, previamente testados por outros pesquisadores. Os resultados obtidos demonstram que as principais motivações para visitar uma cave de vinho são muito variadas e que os elementos sensoriais presentes no ambiente estimulam os cinco sentidos, criando condições para a intensificação de expectativas de experiências extraordinárias que se refletem no comportamento do consumidor.
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