A Influência da Prática Regular de Desporto nas Habilidades Motoras e na Aptidão Física dos Alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6140 |
Resumo: | Objetivo: O presente trabalho de investigação tem como principal objetivo aferir se a Prática Regular de Desporto influencia ou não as habilidades motoras, a aptidão física e a composição corporal dos alunos. Complementarmente pretendeu-se identificar a correlação existente entre o desempenho dos alunos nos testes de habilidades motoras específicas do futebol, a aptidão física e a composição corporal. Material e Métodos: para a realização do estudo, a amostra total foi constituída por 160 alunos, do género masculino, todos com 12 anos de idade, residentes na Ilha da Madeira e praticantes da modalidade de futebol. A amostra foi dividida em dois grupos com 80 alunos cada. Um grupo com os alunos que para além da AF letiva tinham também uma AF extracurricular, regular, supervisionada, periodizada (Desporto Federado). O outro grupo com os alunos em que a AF se resume à prática AF letiva (Desporto Escolar). Avaliaram-se também os valores da composição corporal (IMC e % MG) e aplicou-se a bateria de testes do Fitnessgram para avaliar a aptidão física dos alunos. Para aferir as habilidades motoras dos alunos, aplicou-se uma bateria de testes da Federação Portuguesa de Futebol (1986), adaptada pela Associação de Futebol da Madeira (2009). Para a análise e tratamento dos dados foi utilizado o programa informático Predivtive Analytics Software – PASW – versão 18.0 para Windows. Resultados: Após a análise dos resultados verificou-se que os alunos com AF Extracurricular, obtêm em média melhores resultados nas habilidades motoras do que os alunos com AF letiva. Este resultado é talvez o menos surpreendente no conjunto de todas as avaliações devido ao maior tempo de empenhamento motor destes com a modalidade do que os alunos da AF letiva. Relativamente à aptidão física, os alunos com AF Extracurricular conseguem colocar mais alunos em ZSAF ou acima desta do que os alunos da AF letiva. Há também a registar no capítulo das aptidões que, no que se refere à extensão e flexão de braços, 26% dos alunos da AF letiva estão acima da ZSAF, conseguindo uma melhor performance do que os alunos da AF Extracurricular. No conjunto das aptidões aferidas os alunos da AF Extracurricular conseguem uma média superior relativamente aos alunos da AF letiva. No que se refere à composição corporal e depois de determinar o IMC e a %MG de cada grupo, verifica-se que os alunos da AF Extracurricular conseguem melhores resultados dos que os alcançados pelos alunos da AF letiva. Conclusão: A prática regular de desporto com uma AF regular e extracurricular, parece contribuir para uma melhoria da aptidão física, das habilidades motoras e da composição corporal dos alunos, mantendo-os numa zona saudável de aptidão física, evitando desta forma, o aparecimento prematuro de doenças cardiovasculares, entre outras. |
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Um grupo com os alunos que para além da AF letiva tinham também uma AF extracurricular, regular, supervisionada, periodizada (Desporto Federado). O outro grupo com os alunos em que a AF se resume à prática AF letiva (Desporto Escolar). Avaliaram-se também os valores da composição corporal (IMC e % MG) e aplicou-se a bateria de testes do Fitnessgram para avaliar a aptidão física dos alunos. Para aferir as habilidades motoras dos alunos, aplicou-se uma bateria de testes da Federação Portuguesa de Futebol (1986), adaptada pela Associação de Futebol da Madeira (2009). Para a análise e tratamento dos dados foi utilizado o programa informático Predivtive Analytics Software – PASW – versão 18.0 para Windows. Resultados: Após a análise dos resultados verificou-se que os alunos com AF Extracurricular, obtêm em média melhores resultados nas habilidades motoras do que os alunos com AF letiva. Este resultado é talvez o menos surpreendente no conjunto de todas as avaliações devido ao maior tempo de empenhamento motor destes com a modalidade do que os alunos da AF letiva. Relativamente à aptidão física, os alunos com AF Extracurricular conseguem colocar mais alunos em ZSAF ou acima desta do que os alunos da AF letiva. Há também a registar no capítulo das aptidões que, no que se refere à extensão e flexão de braços, 26% dos alunos da AF letiva estão acima da ZSAF, conseguindo uma melhor performance do que os alunos da AF Extracurricular. No conjunto das aptidões aferidas os alunos da AF Extracurricular conseguem uma média superior relativamente aos alunos da AF letiva. No que se refere à composição corporal e depois de determinar o IMC e a %MG de cada grupo, verifica-se que os alunos da AF Extracurricular conseguem melhores resultados dos que os alcançados pelos alunos da AF letiva. Conclusão: A prática regular de desporto com uma AF regular e extracurricular, parece contribuir para uma melhoria da aptidão física, das habilidades motoras e da composição corporal dos alunos, mantendo-os numa zona saudável de aptidão física, evitando desta forma, o aparecimento prematuro de doenças cardiovasculares, entre outras.Aim: This research work aims to assess if the regular practice of sports influences or not motor skills, physical fitness and body composition of students. Additionally it is sought to identify the correlation between the performance of students in specific motor skills tests of football, physical fitness and body composition. Material and Methods: For the study, the total sample consisted of 160 12-year-old male students, living in Madeira and that practice football regularly. The sample was divided into two groups of 80 students each. One group of students had a regular, supervised, periodized (Federated Sports) extracurricular physical activity beyond curricular physical activity. The other group entails students who only practice physical activities as a curricular activity (School Sport). The values of body composition (BMI and% BF) were also evaluated and the Fitnessgram test battery was applied to assess the physical fitness of students. To check motor abilities of students, a battery of tests of the Portuguese Football Federation (1986), adapted by the Football Association of Madeira (2009) was applied. The software Predivtive Analytics Software – PASW - version 18.0 for Windows was used for analysing and processing data. Results: After analysing the results we became aware that students with extracurricular physical activities get better results on average in motor skills than students with curricular physical activities. This result is perhaps the less surprising in the set of all assessments due to the longer physical commitment of these students in relation to the students that only exercise in the context of curricular activities. Regarding physical fitness, students with extracurricular physical activity can put more students at or above ZSAF than students with curricular physical activity. It is also mentioned in the chapter skills that, with regard to the extension and flexion of arms, 26% of the students with curricular physical activity are above ZSAF, achieving better performance than the students that have extracurricular physical activity. Within the set of the skills measured, the students with extracurricular physical activities achieve a relatively higher average than students with curricular physical activities. With regard to body composition and after determining the BMI and% the BF of each group, it appears that students with extracurricular physical activities achieve better results than those achieved by the students of curricular physical activities. Conclusion: The regular practice of sports with curricular and extracurricular physical activities, seems to contribute to an improvement of physical fitness, motor skills and body composition of students, keeping them in a healthy fitness zone, thus preventing the premature onset of cardiovascular diseases, among others.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumReis, José Carlos Pereira2018-09-04T16:09:25Z2014-11-102014-9-232014-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6140TID:201646315porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:26Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:56.011202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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