A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/23430 |
Resumo: | Delineou-se um estudo longitudinal que está a ser desenvolvido com a colaboração de estudantes da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto. Neste texto, propomo-nos apresentar uma descrição e análise comparativa das suas conceções, patentes nos resultados obtidos por aplicação de um inquérito por questionário a dois grupos de estudantes, futuros professores, em etapas distintas na LEB: um grupo de estudantes no início do seu percurso formativo deste primeiro ciclo de estudos e um outro grupo constituído por estudantes já na fase a sua conclusão. |
id |
RCAP_b97657230f88f2992d9c8cb541d94a9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23430 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemáticaInitial teacher training as a (re)configuration process of conceptions about MathematicsFormação inicial de professoresEducação básicaConceções sobre a matemáticaInitial teacher trainingPrimary educationConceptions about mathematicsDelineou-se um estudo longitudinal que está a ser desenvolvido com a colaboração de estudantes da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto. Neste texto, propomo-nos apresentar uma descrição e análise comparativa das suas conceções, patentes nos resultados obtidos por aplicação de um inquérito por questionário a dois grupos de estudantes, futuros professores, em etapas distintas na LEB: um grupo de estudantes no início do seu percurso formativo deste primeiro ciclo de estudos e um outro grupo constituído por estudantes já na fase a sua conclusão.It was outlined a longitudinal study that is being carried out in collaboration with students from the Higher School of Education of Paula Frassinetti, Porto. In this paper, we propose to present a description and comparative analysis of their conceptions, visible in the results obtained by the application of a questionnaire survey to two groups of students, future teachers, at different stages in the Undergraduate Degree on Primary Education: a group of students at the beginning of their teacher training studies and another group composed of students finishing their studies.Universidad de la CoruñaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, DanielaNogueira, Isabel Cláudia2017-11-15T16:33:06Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23430porGonçalves, D., Nogueira, I. C. (2015) A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extra(6), A6-180-A6-18210.17979/reipe.2015.0.06.4912386-7418info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:07.208052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática Initial teacher training as a (re)configuration process of conceptions about Mathematics |
title |
A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática |
spellingShingle |
A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática Gonçalves, Daniela Formação inicial de professores Educação básica Conceções sobre a matemática Initial teacher training Primary education Conceptions about mathematics |
title_short |
A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática |
title_full |
A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática |
title_fullStr |
A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática |
title_full_unstemmed |
A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática |
title_sort |
A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática |
author |
Gonçalves, Daniela |
author_facet |
Gonçalves, Daniela Nogueira, Isabel Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Isabel Cláudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Daniela Nogueira, Isabel Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Educação básica Conceções sobre a matemática Initial teacher training Primary education Conceptions about mathematics |
topic |
Formação inicial de professores Educação básica Conceções sobre a matemática Initial teacher training Primary education Conceptions about mathematics |
description |
Delineou-se um estudo longitudinal que está a ser desenvolvido com a colaboração de estudantes da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto. Neste texto, propomo-nos apresentar uma descrição e análise comparativa das suas conceções, patentes nos resultados obtidos por aplicação de um inquérito por questionário a dois grupos de estudantes, futuros professores, em etapas distintas na LEB: um grupo de estudantes no início do seu percurso formativo deste primeiro ciclo de estudos e um outro grupo constituído por estudantes já na fase a sua conclusão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2017-11-15T16:33:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/23430 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/23430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gonçalves, D., Nogueira, I. C. (2015) A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extra(6), A6-180-A6-182 10.17979/reipe.2015.0.06.491 2386-7418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de la Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de la Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131885398392832 |