A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Daniela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nogueira, Isabel Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/23430
Resumo: Delineou-se um estudo longitudinal que está a ser desenvolvido com a colaboração de estudantes da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto. Neste texto, propomo-nos apresentar uma descrição e análise comparativa das suas conceções, patentes nos resultados obtidos por aplicação de um inquérito por questionário a dois grupos de estudantes, futuros professores, em etapas distintas na LEB: um grupo de estudantes no início do seu percurso formativo deste primeiro ciclo de estudos e um outro grupo constituído por estudantes já na fase a sua conclusão.
id RCAP_b97657230f88f2992d9c8cb541d94a9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23430
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemáticaInitial teacher training as a (re)configuration process of conceptions about MathematicsFormação inicial de professoresEducação básicaConceções sobre a matemáticaInitial teacher trainingPrimary educationConceptions about mathematicsDelineou-se um estudo longitudinal que está a ser desenvolvido com a colaboração de estudantes da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto. Neste texto, propomo-nos apresentar uma descrição e análise comparativa das suas conceções, patentes nos resultados obtidos por aplicação de um inquérito por questionário a dois grupos de estudantes, futuros professores, em etapas distintas na LEB: um grupo de estudantes no início do seu percurso formativo deste primeiro ciclo de estudos e um outro grupo constituído por estudantes já na fase a sua conclusão.It was outlined a longitudinal study that is being carried out in collaboration with students from the Higher School of Education of Paula Frassinetti, Porto. In this paper, we propose to present a description and comparative analysis of their conceptions, visible in the results obtained by the application of a questionnaire survey to two groups of students, future teachers, at different stages in the Undergraduate Degree on Primary Education: a group of students at the beginning of their teacher training studies and another group composed of students finishing their studies.Universidad de la CoruñaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, DanielaNogueira, Isabel Cláudia2017-11-15T16:33:06Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23430porGonçalves, D., Nogueira, I. C. (2015) A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extra(6), A6-180-A6-18210.17979/reipe.2015.0.06.4912386-7418info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:07.208052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática
Initial teacher training as a (re)configuration process of conceptions about Mathematics
title A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática
spellingShingle A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática
Gonçalves, Daniela
Formação inicial de professores
Educação básica
Conceções sobre a matemática
Initial teacher training
Primary education
Conceptions about mathematics
title_short A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática
title_full A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática
title_fullStr A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática
title_full_unstemmed A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática
title_sort A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática
author Gonçalves, Daniela
author_facet Gonçalves, Daniela
Nogueira, Isabel Cláudia
author_role author
author2 Nogueira, Isabel Cláudia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Daniela
Nogueira, Isabel Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Educação básica
Conceções sobre a matemática
Initial teacher training
Primary education
Conceptions about mathematics
topic Formação inicial de professores
Educação básica
Conceções sobre a matemática
Initial teacher training
Primary education
Conceptions about mathematics
description Delineou-se um estudo longitudinal que está a ser desenvolvido com a colaboração de estudantes da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto. Neste texto, propomo-nos apresentar uma descrição e análise comparativa das suas conceções, patentes nos resultados obtidos por aplicação de um inquérito por questionário a dois grupos de estudantes, futuros professores, em etapas distintas na LEB: um grupo de estudantes no início do seu percurso formativo deste primeiro ciclo de estudos e um outro grupo constituído por estudantes já na fase a sua conclusão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-11-15T16:33:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/23430
url http://hdl.handle.net/10400.14/23430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, D., Nogueira, I. C. (2015) A formação inicial de professores da educação básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extra(6), A6-180-A6-182
10.17979/reipe.2015.0.06.491
2386-7418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de la Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de la Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131885398392832