A formação inicial de professores da Educação Básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Daniela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nogueira, Isabel Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/491
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2248
Resumo: Respeitando o modelo de formação de professores decorrente das orientações do processo de Bolonha, a estrutura curricular da Licenciatura em Educação Básica (LEB) - condição necessária à habilitação para a docência em Educação Pré-Escolar, no 1º ou no 2º Ciclos do Ensino Básico - contempla uma componente de 30 ECTS de Formação obrigatória em Matemática. Durante a frequência deste primeiro ciclo de estudos, os futuros professores terão contacto com a Matemática quer em abordagens de natureza mais científica, quer com contributos de caráter didático, que ainda pelo contacto inicial com salas de aula de educação básica, no âmbito da componente de formação de Iniciação à Prática Profissional. Sustentadas na literatura de investigação centrada no estudo da influência das conceções na construção do conhecimento profissional do profesor (de Matemática) - que apontam que o conhecimento dos professores para ensinar Matemática está íntimamente relacionado com as suas crenças e conceções tanto sobre a Matemática como sobre o seu ensino e a sua aprendizagem; que as crenças dos futuros professores sobre o ensino atuam como conhecimentos prévios nas suas sucessivas experiências formativas e, finalmente, que as crenças apresentam um caráter dinâmico, porque o seu confronto com crenças diferentes pode conduzir à sua reformulação -, propusemo-nos determinar qual o impacto que a frequência da Licenciatura em Educação Básica tem nas conceções que os futuros professores têm sobre a Matemática e sobre o seu ensino e a sua aprendizagem. Com essa intenção, delineou-se um estudo longitudinal que está a ser desenvolvido com a colaboração de estudantes da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto. Neste texto, propomo-nos apresentar uma descrição e análise comparativa das suas conceções, patentes nos resultados obtidos por aplicação de um inquérito por questionário a dois grupos de estudantes, futuros professores, em etapas distintas na LEB: um grupo de estudantes no início do seu percurso formativo deste primeiro ciclo de estudos e um outro grupo constituído por estudantes já na fase da sua conclusão.
id RCAP_9f55ab0d5b3c99505b122b39320058c2
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2248
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação inicial de professores da Educação Básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemáticaFormação inicial de professoresEducação básicaConceções sobre matemáticaRespeitando o modelo de formação de professores decorrente das orientações do processo de Bolonha, a estrutura curricular da Licenciatura em Educação Básica (LEB) - condição necessária à habilitação para a docência em Educação Pré-Escolar, no 1º ou no 2º Ciclos do Ensino Básico - contempla uma componente de 30 ECTS de Formação obrigatória em Matemática. Durante a frequência deste primeiro ciclo de estudos, os futuros professores terão contacto com a Matemática quer em abordagens de natureza mais científica, quer com contributos de caráter didático, que ainda pelo contacto inicial com salas de aula de educação básica, no âmbito da componente de formação de Iniciação à Prática Profissional. Sustentadas na literatura de investigação centrada no estudo da influência das conceções na construção do conhecimento profissional do profesor (de Matemática) - que apontam que o conhecimento dos professores para ensinar Matemática está íntimamente relacionado com as suas crenças e conceções tanto sobre a Matemática como sobre o seu ensino e a sua aprendizagem; que as crenças dos futuros professores sobre o ensino atuam como conhecimentos prévios nas suas sucessivas experiências formativas e, finalmente, que as crenças apresentam um caráter dinâmico, porque o seu confronto com crenças diferentes pode conduzir à sua reformulação -, propusemo-nos determinar qual o impacto que a frequência da Licenciatura em Educação Básica tem nas conceções que os futuros professores têm sobre a Matemática e sobre o seu ensino e a sua aprendizagem. Com essa intenção, delineou-se um estudo longitudinal que está a ser desenvolvido com a colaboração de estudantes da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto. Neste texto, propomo-nos apresentar uma descrição e análise comparativa das suas conceções, patentes nos resultados obtidos por aplicação de um inquérito por questionário a dois grupos de estudantes, futuros professores, em etapas distintas na LEB: um grupo de estudantes no início do seu percurso formativo deste primeiro ciclo de estudos e um outro grupo constituído por estudantes já na fase da sua conclusão.2015-12-29T15:07:18Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/491http://hdl.handle.net/20.500.11796/2248porGonçalves, DanielaNogueira, Isabel Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:57Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:06.389899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial de professores da Educação Básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática
title A formação inicial de professores da Educação Básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática
spellingShingle A formação inicial de professores da Educação Básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática
Gonçalves, Daniela
Formação inicial de professores
Educação básica
Conceções sobre matemática
title_short A formação inicial de professores da Educação Básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática
title_full A formação inicial de professores da Educação Básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática
title_fullStr A formação inicial de professores da Educação Básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática
title_full_unstemmed A formação inicial de professores da Educação Básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática
title_sort A formação inicial de professores da Educação Básica como processo de (re)configuração de conceções sobre matemática
author Gonçalves, Daniela
author_facet Gonçalves, Daniela
Nogueira, Isabel Cláudia
author_role author
author2 Nogueira, Isabel Cláudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Daniela
Nogueira, Isabel Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Educação básica
Conceções sobre matemática
topic Formação inicial de professores
Educação básica
Conceções sobre matemática
description Respeitando o modelo de formação de professores decorrente das orientações do processo de Bolonha, a estrutura curricular da Licenciatura em Educação Básica (LEB) - condição necessária à habilitação para a docência em Educação Pré-Escolar, no 1º ou no 2º Ciclos do Ensino Básico - contempla uma componente de 30 ECTS de Formação obrigatória em Matemática. Durante a frequência deste primeiro ciclo de estudos, os futuros professores terão contacto com a Matemática quer em abordagens de natureza mais científica, quer com contributos de caráter didático, que ainda pelo contacto inicial com salas de aula de educação básica, no âmbito da componente de formação de Iniciação à Prática Profissional. Sustentadas na literatura de investigação centrada no estudo da influência das conceções na construção do conhecimento profissional do profesor (de Matemática) - que apontam que o conhecimento dos professores para ensinar Matemática está íntimamente relacionado com as suas crenças e conceções tanto sobre a Matemática como sobre o seu ensino e a sua aprendizagem; que as crenças dos futuros professores sobre o ensino atuam como conhecimentos prévios nas suas sucessivas experiências formativas e, finalmente, que as crenças apresentam um caráter dinâmico, porque o seu confronto com crenças diferentes pode conduzir à sua reformulação -, propusemo-nos determinar qual o impacto que a frequência da Licenciatura em Educação Básica tem nas conceções que os futuros professores têm sobre a Matemática e sobre o seu ensino e a sua aprendizagem. Com essa intenção, delineou-se um estudo longitudinal que está a ser desenvolvido com a colaboração de estudantes da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto. Neste texto, propomo-nos apresentar uma descrição e análise comparativa das suas conceções, patentes nos resultados obtidos por aplicação de um inquérito por questionário a dois grupos de estudantes, futuros professores, em etapas distintas na LEB: um grupo de estudantes no início do seu percurso formativo deste primeiro ciclo de estudos e um outro grupo constituído por estudantes já na fase da sua conclusão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-29T15:07:18Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/491
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2248
url http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/491
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131625201598464