Pokémon GO e a COVID-19: um estudo de caso sobre uma comunidade de prática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40805 |
Resumo: | As comunidades de prática têm-se como grupos de indivíduos com interesses, objetivos e problemas em comum, que aprendem e ensinam uns com os outros. Todos nos inserimos em comunidades, mesmo sem que nos apercebamos. Existem comunidades nas mais diversas áreas, porém na presente dissertação é estudada uma comunidade de prática local que reúne jogadores do videojogo location-based Pokémon GO. Pretende perceber-se o seu modo de funcionamento, o papel que os membros têm nesta, e a importância que esta comunidade tem na vida dos indivíduos que a constituem, quer como jogadores, quer a nível pessoal. Além da investigação feita nessa direção, no início de 2020 a pandemia de COVID-19 assolou o mundo, e tendo em consideração de que o conceito de videojogos location-based é a jogabilidade no exterior, nesta dissertação é, também, investigada a reação tanto dos jogadores membros dessa comunidade, como da produtora de Pokémon GO, perante as complicações geradas pela situação pandémica. Através de revisão bibliográfica, pesquisa em redes sociais e fóruns online, e do estudo de uma comunidade local de jogadores (com recurso a entrevistas a membros) foi percetível a enorme importância que os jogadores tiveram para evitar o provável insucesso deste videojogo, trabalhando a um nível mundial e local em prol deste e das suas comunidades. Deste modo, procurou-se preencher uma lacuna na área dos videojogos location-based, providenciada pelo panorama vivido nos últimos tempos. |
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