Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/1297 |
Resumo: | O presente relatório, insere os conteúdos constantes nos dossiers de estágio relativos à prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré – Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim, fizeram-se as caraterizações institucionais e as descrições relativas às práticas de ensino supervisionada, em ambos os ciclos, bem como o desenvolvimento do tema selecionado para pesquisa e aprofundamento. Neste estudo, relacionamos as diferentes áreas do ensino pré-escolar, tendo em foco a relação pegada ecológica – educação ambiental - desenvolvimento sustentável. As abordagens das temáticas, com as crianças, partiram sempre do levantamento das conceções prévias. Estas devem construir o seu conhecimento e desenvolver as suas capacidades de raciocínio e previsão. Mas, também foi objetivo deste estudo, perceber qual a pegada ecológica dos educadores e estagiárias do Jardim de Infância, onde decorreu a nossa prática de ensino supervisionada. Vários autores referem que a maioria dos docentes, tanto do ensino Pré – Escolar, como no 1º Ciclo do Ensino Básico, não têm formação suficiente, nem estão preparados para lecionar estas temáticas, não demonstrando por ela a devida importância. Frequentemente referem que a justificação está na carência de equipamentos e materiais nas escolas. O recurso a atividades lúdico – práticas não é devidamente considerado. Verificamos, que as crianças quando se deparam com atividades práticas é, visível o entusiasmo, a curiosidade e o desejo de saber mais. No nosso estudo, fazemos a proposta de um manual didático, onde constam as atividades desenvolvidas sobre o tema “ A pegada ecológica, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, num Jardim de Infância da cidade da Guarda. Todas as atividades, foram trabalhadas numa perspetiva interdisciplinar, atendendo-se à transversalidade na construção do conhecimento da criança. A meta fulcral foi demonstrar às crianças, a importância de preservar o meio ambiente, através do reaproveitamento de materiais e transmitir-lhes valores, atitudes e competências pró-ambiente. |
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Relatório de Estágio da Prática de Ensino SupervisionadaEducação AmbientalPegada EcológicaDesenvolvimento SustentávelConceções alternativasEducação em ciênciasO presente relatório, insere os conteúdos constantes nos dossiers de estágio relativos à prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré – Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim, fizeram-se as caraterizações institucionais e as descrições relativas às práticas de ensino supervisionada, em ambos os ciclos, bem como o desenvolvimento do tema selecionado para pesquisa e aprofundamento. Neste estudo, relacionamos as diferentes áreas do ensino pré-escolar, tendo em foco a relação pegada ecológica – educação ambiental - desenvolvimento sustentável. As abordagens das temáticas, com as crianças, partiram sempre do levantamento das conceções prévias. Estas devem construir o seu conhecimento e desenvolver as suas capacidades de raciocínio e previsão. Mas, também foi objetivo deste estudo, perceber qual a pegada ecológica dos educadores e estagiárias do Jardim de Infância, onde decorreu a nossa prática de ensino supervisionada. Vários autores referem que a maioria dos docentes, tanto do ensino Pré – Escolar, como no 1º Ciclo do Ensino Básico, não têm formação suficiente, nem estão preparados para lecionar estas temáticas, não demonstrando por ela a devida importância. Frequentemente referem que a justificação está na carência de equipamentos e materiais nas escolas. O recurso a atividades lúdico – práticas não é devidamente considerado. Verificamos, que as crianças quando se deparam com atividades práticas é, visível o entusiasmo, a curiosidade e o desejo de saber mais. No nosso estudo, fazemos a proposta de um manual didático, onde constam as atividades desenvolvidas sobre o tema “ A pegada ecológica, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, num Jardim de Infância da cidade da Guarda. Todas as atividades, foram trabalhadas numa perspetiva interdisciplinar, atendendo-se à transversalidade na construção do conhecimento da criança. A meta fulcral foi demonstrar às crianças, a importância de preservar o meio ambiente, através do reaproveitamento de materiais e transmitir-lhes valores, atitudes e competências pró-ambiente.Instituto Politécnico da Guarda2013-02-23T13:34:35Z2013-02-232012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/1297http://hdl.handle.net/10314/1297porCruz, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:53:36Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/1297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:18.013496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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