Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/1310 |
Resumo: | Este relatório documenta a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, realizada na Escola Básica de Santa Zita na Guarda. Ao longo de três capítulos expõe-se, de forma clara e concisa, o trabalho realizado em sala de aula. Após o enquadramento institucional da Escola, é feita a caracterização socioeconómica e psicopedagógica da amostra deste estudo, seguindo-se a descrição do processo de Prática de Ensino Supervisionada e, por último, é aprofundado o tema alusivo às conceções alternativas dos alunos referentes ao ciclo da água, para o qual são propostas práticas docentes relacionadas com a superação do problema. Trata-se de um estudo de natureza exploratória e preliminar, enquadrado no Currículo Nacional do 1º Ciclo do Ensino Básico, cujo principal objetivo consistiu na identificação de problemas de natureza conceptual, com base em metodologias exploratórias diversificadas, para melhor recomendação de metodologias de atuação em sala de aula. As atividades realizadas e ilustradas no capítulo III, constituem uma estratégia centrada na experimentação para abordar os conteúdos sobre o ciclo da água e respetivos estados físicos, de cariz predominantemente teóricos, com a intenção de facilitar a emersão de conceções alternativas sobre o tema. A identificação destas conceções e o confronto conceptual dos alunos com as mesmas são relevantes para que estes identifiquem as conceções cientificamente aceites, valorizando a aprendizagem escolar e ocorra o processo de mudança conceptual. Foi possível constatar ao longo deste estudo a influência das conceções alternativas no processo de ensino aprendizagem e a importância de as conhecer previamente, devendo esta constituir uma primeira estratégia na aplicação de novos conteúdos programáticos, a fim de facilitar uma aquisição de conhecimento científico de bases sólidas. |
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