Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/100898 https://doi.org/10.14195/2183-7260_66_9 |
Resumo: | No presente artigo, analisa-se, demonstra-se e discute-se a (im)pertinência de duas nomenclaturas de termos gramaticais no ensino das sintaxes grega, latina e portuguesa. Até que ponto é coerente proceder à análise sintática de uma sequência linguística em grego antigo ou em latim, nos ensinos secundário e superior, recorrendo a uma classificação desconhecida de alunos que estão familiarizados com a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS), desde o 1.º ciclo do ensino básico? De que modo é legítimo e prático, do ponto de vista didático-pedagógico, um docente de Português e de Línguas Clássicas ter de usar dois glossários terminológicos para o ensino da sintaxe? Que (in)correspondências existem ao nível das classificações? Quais as propriedades sintáticas que determinam uma dada classificação? |
id |
RCAP_b9d966813adc4d16d06a586b8886457a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/100898 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondênciasLinguistic terminologies in the teaching of classical languages (cl) and portuguese (ep): the case of syntactic functions. Matches and mismatchesgramáticasintaxeterminologia linguísticaensino do Português (PE)ensino das Línguas Clássicas (LC)grammarsyntaxlinguistic terminologyteaching of Portuguese (EP)teaching of Classical Languages (CL)No presente artigo, analisa-se, demonstra-se e discute-se a (im)pertinência de duas nomenclaturas de termos gramaticais no ensino das sintaxes grega, latina e portuguesa. Até que ponto é coerente proceder à análise sintática de uma sequência linguística em grego antigo ou em latim, nos ensinos secundário e superior, recorrendo a uma classificação desconhecida de alunos que estão familiarizados com a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS), desde o 1.º ciclo do ensino básico? De que modo é legítimo e prático, do ponto de vista didático-pedagógico, um docente de Português e de Línguas Clássicas ter de usar dois glossários terminológicos para o ensino da sintaxe? Que (in)correspondências existem ao nível das classificações? Quais as propriedades sintáticas que determinam uma dada classificação?: In this article, the (in)pertinence of two grammatical term nomenclatures in the teaching of Greek, Latin and Portuguese syntax is analysed, shown and discussed. How consistent is it to proceed with the syntactic analysis of linguistic sequence in ancient Greek or Latin, in secondary and higher education, using an unknown classification to students who are familiar with the Linguistic Terminology adopted in Basic and Secondary Education in the teaching of Portuguese grammar (TLEBS), since the 1st cycle of basic education? How is it legitimate and practical, from a didactic-pedagogical perspective, for a teacher of Portuguese and Classical Languages to use two terminological glossaries for teaching syntax? What matches and what mismatches exist at the level of both classifications? What are the syntactic properties that determine a given classification in each language (Portuguese, Greek and Latin)?2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/100898http://hdl.handle.net/10316/100898https://doi.org/10.14195/2183-7260_66_9por2183-72600872-2110Faria, Rui Tavares deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-07-19T20:37:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/100898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:11.362680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondências Linguistic terminologies in the teaching of classical languages (cl) and portuguese (ep): the case of syntactic functions. Matches and mismatches |
title |
Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondências |
spellingShingle |
Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondências Faria, Rui Tavares de gramática sintaxe terminologia linguística ensino do Português (PE) ensino das Línguas Clássicas (LC) grammar syntax linguistic terminology teaching of Portuguese (EP) teaching of Classical Languages (CL) |
title_short |
Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondências |
title_full |
Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondências |
title_fullStr |
Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondências |
title_full_unstemmed |
Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondências |
title_sort |
Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondências |
author |
Faria, Rui Tavares de |
author_facet |
Faria, Rui Tavares de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Rui Tavares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gramática sintaxe terminologia linguística ensino do Português (PE) ensino das Línguas Clássicas (LC) grammar syntax linguistic terminology teaching of Portuguese (EP) teaching of Classical Languages (CL) |
topic |
gramática sintaxe terminologia linguística ensino do Português (PE) ensino das Línguas Clássicas (LC) grammar syntax linguistic terminology teaching of Portuguese (EP) teaching of Classical Languages (CL) |
description |
No presente artigo, analisa-se, demonstra-se e discute-se a (im)pertinência de duas nomenclaturas de termos gramaticais no ensino das sintaxes grega, latina e portuguesa. Até que ponto é coerente proceder à análise sintática de uma sequência linguística em grego antigo ou em latim, nos ensinos secundário e superior, recorrendo a uma classificação desconhecida de alunos que estão familiarizados com a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS), desde o 1.º ciclo do ensino básico? De que modo é legítimo e prático, do ponto de vista didático-pedagógico, um docente de Português e de Línguas Clássicas ter de usar dois glossários terminológicos para o ensino da sintaxe? Que (in)correspondências existem ao nível das classificações? Quais as propriedades sintáticas que determinam uma dada classificação? |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/100898 http://hdl.handle.net/10316/100898 https://doi.org/10.14195/2183-7260_66_9 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/100898 https://doi.org/10.14195/2183-7260_66_9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-7260 0872-2110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134076906504192 |