Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Rui Tavares de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/100898
https://doi.org/10.14195/2183-7260_66_9
Resumo: No presente artigo, analisa-se, demonstra-se e discute-se a (im)pertinência de duas nomenclaturas de termos gramaticais no ensino das sintaxes grega, latina e portuguesa. Até que ponto é coerente proceder à análise sintática de uma sequência linguística em grego antigo ou em latim, nos ensinos secundário e superior, recorrendo a uma classificação desconhecida de alunos que estão familiarizados com a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS), desde o 1.º ciclo do ensino básico? De que modo é legítimo e prático, do ponto de vista didático-pedagógico, um docente de Português e de Línguas Clássicas ter de usar dois glossários terminológicos para o ensino da sintaxe? Que (in)correspondências existem ao nível das classificações? Quais as propriedades sintáticas que determinam uma dada classificação?
id RCAP_b9d966813adc4d16d06a586b8886457a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/100898
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondênciasLinguistic terminologies in the teaching of classical languages (cl) and portuguese (ep): the case of syntactic functions. Matches and mismatchesgramáticasintaxeterminologia linguísticaensino do Português (PE)ensino das Línguas Clássicas (LC)grammarsyntaxlinguistic terminologyteaching of Portuguese (EP)teaching of Classical Languages (CL)No presente artigo, analisa-se, demonstra-se e discute-se a (im)pertinência de duas nomenclaturas de termos gramaticais no ensino das sintaxes grega, latina e portuguesa. Até que ponto é coerente proceder à análise sintática de uma sequência linguística em grego antigo ou em latim, nos ensinos secundário e superior, recorrendo a uma classificação desconhecida de alunos que estão familiarizados com a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS), desde o 1.º ciclo do ensino básico? De que modo é legítimo e prático, do ponto de vista didático-pedagógico, um docente de Português e de Línguas Clássicas ter de usar dois glossários terminológicos para o ensino da sintaxe? Que (in)correspondências existem ao nível das classificações? Quais as propriedades sintáticas que determinam uma dada classificação?: In this article, the (in)pertinence of two grammatical term nomenclatures in the teaching of Greek, Latin and Portuguese syntax is analysed, shown and discussed. How consistent is it to proceed with the syntactic analysis of linguistic sequence in ancient Greek or Latin, in secondary and higher education, using an unknown classification to students who are familiar with the Linguistic Terminology adopted in Basic and Secondary Education in the teaching of Portuguese grammar (TLEBS), since the 1st cycle of basic education? How is it legitimate and practical, from a didactic-pedagogical perspective, for a teacher of Portuguese and Classical Languages to use two terminological glossaries for teaching syntax? What matches and what mismatches exist at the level of both classifications? What are the syntactic properties that determine a given classification in each language (Portuguese, Greek and Latin)?2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/100898http://hdl.handle.net/10316/100898https://doi.org/10.14195/2183-7260_66_9por2183-72600872-2110Faria, Rui Tavares deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-07-19T20:37:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/100898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:11.362680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondências
Linguistic terminologies in the teaching of classical languages (cl) and portuguese (ep): the case of syntactic functions. Matches and mismatches
title Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondências
spellingShingle Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondências
Faria, Rui Tavares de
gramática
sintaxe
terminologia linguística
ensino do Português (PE)
ensino das Línguas Clássicas (LC)
grammar
syntax
linguistic terminology
teaching of Portuguese (EP)
teaching of Classical Languages (CL)
title_short Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondências
title_full Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondências
title_fullStr Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondências
title_full_unstemmed Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondências
title_sort Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondências
author Faria, Rui Tavares de
author_facet Faria, Rui Tavares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Rui Tavares de
dc.subject.por.fl_str_mv gramática
sintaxe
terminologia linguística
ensino do Português (PE)
ensino das Línguas Clássicas (LC)
grammar
syntax
linguistic terminology
teaching of Portuguese (EP)
teaching of Classical Languages (CL)
topic gramática
sintaxe
terminologia linguística
ensino do Português (PE)
ensino das Línguas Clássicas (LC)
grammar
syntax
linguistic terminology
teaching of Portuguese (EP)
teaching of Classical Languages (CL)
description No presente artigo, analisa-se, demonstra-se e discute-se a (im)pertinência de duas nomenclaturas de termos gramaticais no ensino das sintaxes grega, latina e portuguesa. Até que ponto é coerente proceder à análise sintática de uma sequência linguística em grego antigo ou em latim, nos ensinos secundário e superior, recorrendo a uma classificação desconhecida de alunos que estão familiarizados com a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS), desde o 1.º ciclo do ensino básico? De que modo é legítimo e prático, do ponto de vista didático-pedagógico, um docente de Português e de Línguas Clássicas ter de usar dois glossários terminológicos para o ensino da sintaxe? Que (in)correspondências existem ao nível das classificações? Quais as propriedades sintáticas que determinam uma dada classificação?
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/100898
http://hdl.handle.net/10316/100898
https://doi.org/10.14195/2183-7260_66_9
url http://hdl.handle.net/10316/100898
https://doi.org/10.14195/2183-7260_66_9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-7260
0872-2110
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134076906504192