Diretrizes para Ludificação: Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moutinho, Gil Espinheira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15581
Resumo: Ludificação consiste na utilização de características típicas dos jogos em aplicações cujo propósito não é o entretenimento, de forma a melhorar a motivação e os resultados dos seus utilizadores. A implementação deste conceito conta com vários casos de sucesso, no entanto, o contrário também é observável, com os casos de insucesso a serem muitas vezes causados pelo design pobre dos sistemas ludificados. Este trabalho tem como propósito a criação de diretrizes que ajudem a combater o problema do design pobre na ludificação. De modo a o tornar mais focado, decidiu-se analisar o mundo da educação, mais precisamente o ensino superior, para se perceber se um sistema de ensino ludificado é capaz de ajudar os alunos a terminarem os seus cursos sem contratempos. Foram estudadas algumas das mais populares frameworks de apoio à ludificação, dando origem à criação de um conjunto de cinco diretrizes que juntam os pontos fortes de cada uma delas, enquanto colmatam os seus pontos fracos. Estas diretrizes foram usadas no desenvolvimento de um plugin para o Moodle direcionado a estudantes universitários, o “Gamification Banner”. Todo um sistema ludificado foi preparado, não só o plugin do Moodle, mas também o curso onde ele se insere. Este sistema foi testado por um grupo de voluntários que o avaliou, e da avaliação resultante comprovou-se que os estudantes são a favor da ludificação, embora não tenha sido possível provar que as suas notas são influenciadas positivamente, dado o curto tempo dos testes. Conclui-se que vale a pena investir na ludificação do ensino superior, e que se deve continuar a estudar a possibilidade de as notas dos alunos serem influenciadas positivamente por sistemas ludificados. O sucesso do sistema desenvolvido espelha-se nas diretrizes que ajudaram a criá-lo. Estas demonstram potencial, mas precisam de serem testadas noutros cenários.
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