Leitura e comunidades de leitores: da escola para as famílias [e] das famílias para a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Querido, Elisabete Robalo Fonseca Lourenço
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1798
Resumo: Actualmente as comunidades de leitores parecem estar na moda. O nosso trabalho de investigação assenta na criação de uma comunidade de leitores, que tem como objectivo principal a promoção de hábitos de leitura nos alunos e o envolvimento na(s) dinâmica(s) das relações entre escola e a família. A nossa comunidade intitulada “ A Escola e a Família na Roda Viva da Literatura Infantil” inseriu-se num conjunto de actividades alargadas no tempo, que visaram não só o envolvimento dos nossos alunos, como ainda de toda a comunidade educativa, bem como a família das nossas crianças. Com uma estrutura elaborada para o efeito, cada actividade obedeceu à justificação da mesma, ao desenvolvimento e à avaliação que assumiu processos diferentes consoante o seu perfil. Na senda de uma visão multifacetada e polissémica, procurámos desbravar caminhos que fossem para além da habitual exploração estruturalista, incluindo toda a comunidade educativa.
id RCAP_b9e1db562b3519803afd063e57988bf6
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1798
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leitura e comunidades de leitores: da escola para as famílias [e] das famílias para a escolaPromoção de leituraComunidade de leitoresActualmente as comunidades de leitores parecem estar na moda. O nosso trabalho de investigação assenta na criação de uma comunidade de leitores, que tem como objectivo principal a promoção de hábitos de leitura nos alunos e o envolvimento na(s) dinâmica(s) das relações entre escola e a família. A nossa comunidade intitulada “ A Escola e a Família na Roda Viva da Literatura Infantil” inseriu-se num conjunto de actividades alargadas no tempo, que visaram não só o envolvimento dos nossos alunos, como ainda de toda a comunidade educativa, bem como a família das nossas crianças. Com uma estrutura elaborada para o efeito, cada actividade obedeceu à justificação da mesma, ao desenvolvimento e à avaliação que assumiu processos diferentes consoante o seu perfil. Na senda de uma visão multifacetada e polissémica, procurámos desbravar caminhos que fossem para além da habitual exploração estruturalista, incluindo toda a comunidade educativa.Nowadays, communities of readers seem to be in. Our research is based on building a community of readers whose main goal is to encourage reading habits in the students and to be part of the dynamics of the school-family relationship. Our community named “School and family fostering children’s literature” took part in a number of long term activities, which aimed at fostering not only the participation of our students, but also of the entire school community, including children’s family. Each activity was designed to that effect, pursuing development and evaluation, assuming different kinds of process, according to the profile. Within a versatile and polysemous approach, we tried to pave the way for future development, beyond common structuralist exploration, by including the entire school community.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumQuerido, Elisabete Robalo Fonseca Lourenço2014-06-05T18:58:30Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1798porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:30Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:34.829538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e comunidades de leitores: da escola para as famílias [e] das famílias para a escola
title Leitura e comunidades de leitores: da escola para as famílias [e] das famílias para a escola
spellingShingle Leitura e comunidades de leitores: da escola para as famílias [e] das famílias para a escola
Querido, Elisabete Robalo Fonseca Lourenço
Promoção de leitura
Comunidade de leitores
title_short Leitura e comunidades de leitores: da escola para as famílias [e] das famílias para a escola
title_full Leitura e comunidades de leitores: da escola para as famílias [e] das famílias para a escola
title_fullStr Leitura e comunidades de leitores: da escola para as famílias [e] das famílias para a escola
title_full_unstemmed Leitura e comunidades de leitores: da escola para as famílias [e] das famílias para a escola
title_sort Leitura e comunidades de leitores: da escola para as famílias [e] das famílias para a escola
author Querido, Elisabete Robalo Fonseca Lourenço
author_facet Querido, Elisabete Robalo Fonseca Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Querido, Elisabete Robalo Fonseca Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção de leitura
Comunidade de leitores
topic Promoção de leitura
Comunidade de leitores
description Actualmente as comunidades de leitores parecem estar na moda. O nosso trabalho de investigação assenta na criação de uma comunidade de leitores, que tem como objectivo principal a promoção de hábitos de leitura nos alunos e o envolvimento na(s) dinâmica(s) das relações entre escola e a família. A nossa comunidade intitulada “ A Escola e a Família na Roda Viva da Literatura Infantil” inseriu-se num conjunto de actividades alargadas no tempo, que visaram não só o envolvimento dos nossos alunos, como ainda de toda a comunidade educativa, bem como a família das nossas crianças. Com uma estrutura elaborada para o efeito, cada actividade obedeceu à justificação da mesma, ao desenvolvimento e à avaliação que assumiu processos diferentes consoante o seu perfil. Na senda de uma visão multifacetada e polissémica, procurámos desbravar caminhos que fossem para além da habitual exploração estruturalista, incluindo toda a comunidade educativa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06
2010-06-01T00:00:00Z
2014-06-05T18:58:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1798
url http://hdl.handle.net/10400.6/1798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136335069446144