LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Catarina
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Gamboa, Maria José, Oliveira, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3866
Resumo: A inovação tecnológica e a apropriação da tecnologia pelas pessoas, em contextos profundamente multimediáticos, têm vindo a alterar os modos de ler e de socializar leituras. No quadro de uma nova ecologia comunicacional, a tecnologia digital, em particular o podcast, constrói novas possibilidades de partilha e diálogo, redimensionando a dimensão sociocultural da leitura. Configura-se, assim, como um recurso que problematiza o conceito de leitura e os modos de ligar e formar leitores, desafiando à construção de comunidades informais que partilham as suas experiências de leitura. Neste sentido, apresenta-se o projeto Contrakapa, um podcast sobre livros e leituras, desenvolvido como projeto extracurricular, em contexto de ensino superior. A partir da aplicação de um questionário e da análise de conteúdo dos podcasts já publicados, pretende-se conhecer a forma como os participantes percecionam o seu envolvimento no projeto e o impacto que o mesmo teve/pode ter na sua construção enquanto leitores e elementos de uma comunidade leitora, nos seus modos de ler e de pensar o lugar da leitura e da literatura.  Como se envolvem os participantes no projeto? Que motivos orientam o seu envolvimento? Como avaliam essa participação? O que sentem quando produzem e ouvem o podcast? O que pensam sobre o impacto do projeto no seu percurso leitor? Os dados obtidos apontam para um envolvimento positivo com o projeto, salientando-se uma dimensão emocional, fundamental para a construção de itinerários pessoais de leitura e de comunidades de leitores, e, consequentemente, para a exploração das suas possibilidades formativas em dinâmicas transmediáticas.
id Feevale-3_0802da68d82c06603b076b2523bd2658
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3866
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORASLeituras transmediaLivrosPodcastComunidades leitorasEducaçãoA inovação tecnológica e a apropriação da tecnologia pelas pessoas, em contextos profundamente multimediáticos, têm vindo a alterar os modos de ler e de socializar leituras. No quadro de uma nova ecologia comunicacional, a tecnologia digital, em particular o podcast, constrói novas possibilidades de partilha e diálogo, redimensionando a dimensão sociocultural da leitura. Configura-se, assim, como um recurso que problematiza o conceito de leitura e os modos de ligar e formar leitores, desafiando à construção de comunidades informais que partilham as suas experiências de leitura. Neste sentido, apresenta-se o projeto Contrakapa, um podcast sobre livros e leituras, desenvolvido como projeto extracurricular, em contexto de ensino superior. A partir da aplicação de um questionário e da análise de conteúdo dos podcasts já publicados, pretende-se conhecer a forma como os participantes percecionam o seu envolvimento no projeto e o impacto que o mesmo teve/pode ter na sua construção enquanto leitores e elementos de uma comunidade leitora, nos seus modos de ler e de pensar o lugar da leitura e da literatura.  Como se envolvem os participantes no projeto? Que motivos orientam o seu envolvimento? Como avaliam essa participação? O que sentem quando produzem e ouvem o podcast? O que pensam sobre o impacto do projeto no seu percurso leitor? Os dados obtidos apontam para um envolvimento positivo com o projeto, salientando-se uma dimensão emocional, fundamental para a construção de itinerários pessoais de leitura e de comunidades de leitores, e, consequentemente, para a exploração das suas possibilidades formativas em dinâmicas transmediáticas.Universidade Feevale2024-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/386610.25112/rco.v2.3866Revista Conhecimento Online; v. 2 (2024): 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção2176-8501reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3866/3312Copyright (c) 2024 Catarina Menezes, Maria José Gamboa, Marta Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, CatarinaGamboa, Maria JoséOliveira, Marta2024-08-22T17:00:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3866Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2024-08-22T17:00:10Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS
title LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS
spellingShingle LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS
Menezes, Catarina
Leituras transmedia
Livros
Podcast
Comunidades leitoras
Educação
title_short LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS
title_full LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS
title_fullStr LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS
title_full_unstemmed LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS
title_sort LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS
author Menezes, Catarina
author_facet Menezes, Catarina
Gamboa, Maria José
Oliveira, Marta
author_role author
author2 Gamboa, Maria José
Oliveira, Marta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Catarina
Gamboa, Maria José
Oliveira, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Leituras transmedia
Livros
Podcast
Comunidades leitoras
Educação
topic Leituras transmedia
Livros
Podcast
Comunidades leitoras
Educação
description A inovação tecnológica e a apropriação da tecnologia pelas pessoas, em contextos profundamente multimediáticos, têm vindo a alterar os modos de ler e de socializar leituras. No quadro de uma nova ecologia comunicacional, a tecnologia digital, em particular o podcast, constrói novas possibilidades de partilha e diálogo, redimensionando a dimensão sociocultural da leitura. Configura-se, assim, como um recurso que problematiza o conceito de leitura e os modos de ligar e formar leitores, desafiando à construção de comunidades informais que partilham as suas experiências de leitura. Neste sentido, apresenta-se o projeto Contrakapa, um podcast sobre livros e leituras, desenvolvido como projeto extracurricular, em contexto de ensino superior. A partir da aplicação de um questionário e da análise de conteúdo dos podcasts já publicados, pretende-se conhecer a forma como os participantes percecionam o seu envolvimento no projeto e o impacto que o mesmo teve/pode ter na sua construção enquanto leitores e elementos de uma comunidade leitora, nos seus modos de ler e de pensar o lugar da leitura e da literatura.  Como se envolvem os participantes no projeto? Que motivos orientam o seu envolvimento? Como avaliam essa participação? O que sentem quando produzem e ouvem o podcast? O que pensam sobre o impacto do projeto no seu percurso leitor? Os dados obtidos apontam para um envolvimento positivo com o projeto, salientando-se uma dimensão emocional, fundamental para a construção de itinerários pessoais de leitura e de comunidades de leitores, e, consequentemente, para a exploração das suas possibilidades formativas em dinâmicas transmediáticas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3866
10.25112/rco.v2.3866
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3866
identifier_str_mv 10.25112/rco.v2.3866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3866/3312
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Catarina Menezes, Maria José Gamboa, Marta Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Catarina Menezes, Maria José Gamboa, Marta Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 2 (2024): 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção
2176-8501
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464526315192320