LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3866 |
Resumo: | A inovação tecnológica e a apropriação da tecnologia pelas pessoas, em contextos profundamente multimediáticos, têm vindo a alterar os modos de ler e de socializar leituras. No quadro de uma nova ecologia comunicacional, a tecnologia digital, em particular o podcast, constrói novas possibilidades de partilha e diálogo, redimensionando a dimensão sociocultural da leitura. Configura-se, assim, como um recurso que problematiza o conceito de leitura e os modos de ligar e formar leitores, desafiando à construção de comunidades informais que partilham as suas experiências de leitura. Neste sentido, apresenta-se o projeto Contrakapa, um podcast sobre livros e leituras, desenvolvido como projeto extracurricular, em contexto de ensino superior. A partir da aplicação de um questionário e da análise de conteúdo dos podcasts já publicados, pretende-se conhecer a forma como os participantes percecionam o seu envolvimento no projeto e o impacto que o mesmo teve/pode ter na sua construção enquanto leitores e elementos de uma comunidade leitora, nos seus modos de ler e de pensar o lugar da leitura e da literatura. Como se envolvem os participantes no projeto? Que motivos orientam o seu envolvimento? Como avaliam essa participação? O que sentem quando produzem e ouvem o podcast? O que pensam sobre o impacto do projeto no seu percurso leitor? Os dados obtidos apontam para um envolvimento positivo com o projeto, salientando-se uma dimensão emocional, fundamental para a construção de itinerários pessoais de leitura e de comunidades de leitores, e, consequentemente, para a exploração das suas possibilidades formativas em dinâmicas transmediáticas. |
id |
Feevale-3_0802da68d82c06603b076b2523bd2658 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3866 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORASLeituras transmediaLivrosPodcastComunidades leitorasEducaçãoA inovação tecnológica e a apropriação da tecnologia pelas pessoas, em contextos profundamente multimediáticos, têm vindo a alterar os modos de ler e de socializar leituras. No quadro de uma nova ecologia comunicacional, a tecnologia digital, em particular o podcast, constrói novas possibilidades de partilha e diálogo, redimensionando a dimensão sociocultural da leitura. Configura-se, assim, como um recurso que problematiza o conceito de leitura e os modos de ligar e formar leitores, desafiando à construção de comunidades informais que partilham as suas experiências de leitura. Neste sentido, apresenta-se o projeto Contrakapa, um podcast sobre livros e leituras, desenvolvido como projeto extracurricular, em contexto de ensino superior. A partir da aplicação de um questionário e da análise de conteúdo dos podcasts já publicados, pretende-se conhecer a forma como os participantes percecionam o seu envolvimento no projeto e o impacto que o mesmo teve/pode ter na sua construção enquanto leitores e elementos de uma comunidade leitora, nos seus modos de ler e de pensar o lugar da leitura e da literatura. Como se envolvem os participantes no projeto? Que motivos orientam o seu envolvimento? Como avaliam essa participação? O que sentem quando produzem e ouvem o podcast? O que pensam sobre o impacto do projeto no seu percurso leitor? Os dados obtidos apontam para um envolvimento positivo com o projeto, salientando-se uma dimensão emocional, fundamental para a construção de itinerários pessoais de leitura e de comunidades de leitores, e, consequentemente, para a exploração das suas possibilidades formativas em dinâmicas transmediáticas.Universidade Feevale2024-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/386610.25112/rco.v2.3866Revista Conhecimento Online; v. 2 (2024): 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção2176-8501reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3866/3312Copyright (c) 2024 Catarina Menezes, Maria José Gamboa, Marta Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, CatarinaGamboa, Maria JoséOliveira, Marta2024-08-22T17:00:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3866Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2024-08-22T17:00:10Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS |
title |
LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS |
spellingShingle |
LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS Menezes, Catarina Leituras transmedia Livros Podcast Comunidades leitoras Educação |
title_short |
LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS |
title_full |
LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS |
title_fullStr |
LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS |
title_full_unstemmed |
LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS |
title_sort |
LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS |
author |
Menezes, Catarina |
author_facet |
Menezes, Catarina Gamboa, Maria José Oliveira, Marta |
author_role |
author |
author2 |
Gamboa, Maria José Oliveira, Marta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Catarina Gamboa, Maria José Oliveira, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leituras transmedia Livros Podcast Comunidades leitoras Educação |
topic |
Leituras transmedia Livros Podcast Comunidades leitoras Educação |
description |
A inovação tecnológica e a apropriação da tecnologia pelas pessoas, em contextos profundamente multimediáticos, têm vindo a alterar os modos de ler e de socializar leituras. No quadro de uma nova ecologia comunicacional, a tecnologia digital, em particular o podcast, constrói novas possibilidades de partilha e diálogo, redimensionando a dimensão sociocultural da leitura. Configura-se, assim, como um recurso que problematiza o conceito de leitura e os modos de ligar e formar leitores, desafiando à construção de comunidades informais que partilham as suas experiências de leitura. Neste sentido, apresenta-se o projeto Contrakapa, um podcast sobre livros e leituras, desenvolvido como projeto extracurricular, em contexto de ensino superior. A partir da aplicação de um questionário e da análise de conteúdo dos podcasts já publicados, pretende-se conhecer a forma como os participantes percecionam o seu envolvimento no projeto e o impacto que o mesmo teve/pode ter na sua construção enquanto leitores e elementos de uma comunidade leitora, nos seus modos de ler e de pensar o lugar da leitura e da literatura. Como se envolvem os participantes no projeto? Que motivos orientam o seu envolvimento? Como avaliam essa participação? O que sentem quando produzem e ouvem o podcast? O que pensam sobre o impacto do projeto no seu percurso leitor? Os dados obtidos apontam para um envolvimento positivo com o projeto, salientando-se uma dimensão emocional, fundamental para a construção de itinerários pessoais de leitura e de comunidades de leitores, e, consequentemente, para a exploração das suas possibilidades formativas em dinâmicas transmediáticas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3866 10.25112/rco.v2.3866 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3866 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v2.3866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3866/3312 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Catarina Menezes, Maria José Gamboa, Marta Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Catarina Menezes, Maria José Gamboa, Marta Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 2 (2024): 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção 2176-8501 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1809464526315192320 |