Elementos para a satisfação e eficácia percebida da formação parental: um estudo das percepções de pais e filhos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/11035 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias) |
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Elementos para a satisfação e eficácia percebida da formação parental: um estudo das percepções de pais e filhos37.018.1Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)O presente trabalho de investigação consiste num estudo de caso que tem como objectivo apresentar os resultados da avaliação da satisfação e eficácia percebida junto de famílias que participaram no programa de formação parental “Strengthening Families Program”, que adopta a designação de Programa de Fortalecimento de Famílias na língua portuguesa. Esta nossa opção é resultado da oportunidade de acesso privilegiado à implementação deste programa e, ainda, pelo carácter pioneiro que o mesmo teve no contexto português, uma vez que sendo dos primeiros programas internacionais importado para Portugal, foi dos programas que mais influenciou o movimento da formação parental no nosso país. O método de estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, recorrendo a entrevistas semi-estruturadas e à análise de conteúdo dos dados recolhidos. Os participantes encontram-se divididos em dois grupos-alvo: o grupo de pais e o grupo dos seus respectivos filhos com idades compreendidas entre os seis e os doze anos de idade. Assim, foram aplicados dois instrumentos, o guião de entrevista semi-estruturada aos pais e aos filhos. De acordo com as percepções de pais e filhos, podemos referir que foi possível constatar a presença de indicadores de satisfação em aspectos tão variados como a adesão, participação e nível de interesse elevado, percepção de desenvolvimento de sentimentos de competência, eficácia e eficiência, quer nos pais, quer nos filhos, mudanças alcançadas a nível pessoal e/ou familiar (mudanças de comportamentos, de perspectivas e nos relacionamentos). Desta forma, os resultados deste estudo permitiram-nos concluir que, efectivamente, o programa de formação parental contribuiu significativamente para a alteração de percepções, mentalidades e comportamentos, tendo produzido efeitos positivos ao longo do programa, quer em termos pessoais (aumento do auto-conhecimento, melhoria da auto-estima, auto-confiança, gestão de emoções e de stress, resiliência); quer em termos sociais (desenvolvimento do sentido cívico e consciência de cidadania, melhoria na interacção social, criação de amizades), quer em termos parentais (melhoria da qualidade das relações/interacções entre pais e filhos, da comunicação familiar e desenvolvimento de sentimentos de auto-eficácia), o que vem reforçar a importância deste tipo de intervenção familiar junto de pais e filhos, tendo em conta os seus benefícios para o fortalecimento da família.The present research study aims at presenting the evaluation results of the participants’ satisfaction and perceived efficacy regarding the parental education program “Strengthening Families Program”, designated as “Programa de Fortalecimento de Famílias” in the Portuguese lexicon. This option has evolved from the privileged access to the implementation of this program, and has also resulted from its pioneering character in the Portuguese context, for being the first imported international program, it has a pervasive influence upon the parenting education movement. The method of study entailed a qualitative approach, undertaking semi-structered interviews and a content analysis of the collected data. The participants were divided into two groups: the parents’ group and the children’s group, aged between six and twelve years old. Therefore, two instruments were applied, the semi-structured interview for the parents and a second one for the children. According to the parents and children’s perceptions, it was possible to verify heightened satisfaction levels in many aspects like adhesion, involvement and motivation, perceived parental competence, effectiveness and efficiency both on parents as on children, plus changes achieved at a personal and at the family level (perceived changes upon behaviours, perspectives and interactions). Thus, the results of this study allows us to conclude that, effectively, the parenting education program contributed significantly for the changes in perceptions, mentality and behaviour, creating positive effects along the program, not only at the personal level (high knowledge, better self-worth, more confidence, emotions and skills for coping with stress, family resilience) as well as at the social level (related to civic development and citizenship consciousness, improvement in social interactions, making friendship) as at the parenthood level ( better quality in relationships, more positive interactions between parents and children, family communication and perceived parental competence ), which stresses the importance of this kind of family intervention with parents and children, considering its benefits to family resilience.Almeida, Ana Maria Tomás deUniversidade do MinhoTavares, Sara Cristina Machado Santos2009-12-212009-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11035porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:43.758189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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