Estratégias de employer branding para a atração de talento jovem: As expectativas da geração Z Portuguesa perante as entidades empregadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonito, Marta Alexandra Calhau
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30901
Resumo: A transformação digital tem desencadeado mudanças profundas no cenário empresarial, redefinindo estratégias de negócio. Perante esta realidade, a procura por talento qualificado na globalidade do mercado de trabalho tem-se tornado um desafio incontestável, sendo que o mercado português não é exceção. O talento pertencente à Geração Z, em particular, apresenta desafios únicos devido à sua posição singular no contexto laboral. O presente estudo pretende aprofundar o conhecimento existente sobre a atração de talento da Geração Z portuguesa, explorando as suas preocupações face à conjuntura atual, as expectativas que alocam às entidades empregadoras e a identificação das dimensões de atratividades que mais valorizam. Adicionalmente, o estudo explora se o género, os anos de experiência e as áreas de interesse profissional dos indivíduos desta geração tem impacto no grau de valorização que atribuem às dimensões. Para esse efeito, recorreu-se a uma metodologia quantitativa através de um questionário que inquiriu 229 sujeitos da geração alvo. O instrumento de pesquisa baseou-se na Employer Attractiveness Scale desenvolvida por Berthon et.al (2005). As dimensões operacionalizadas nesta escala e os respetivos atributos inerentes a cada uma, permitem apurar os fatores de atratividade organizacional a que os inquiridos dão maior importância quando procuram um empregador. Os resultados têm implicações práticas para as organizações que pretendam atrair talento jovem português. São apresentados contributos relevantes para a criação de propostas de valor que atendam às necessidades do público-alvo, destacando a pertinência de estratégias da Marca Empregadora adaptadas à realidade da Geração Z.
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spelling Estratégias de employer branding para a atração de talento jovem: As expectativas da geração Z Portuguesa perante as entidades empregadorasAtração de talentoMarca do empregador -- Employer brandingProposta de valor do empregadorAtratividade organizacionalGeração Z -- Z GenerationFlexibilidadeTalent attractionEmployer value propositionOrganizational attractivenessFlexibilityA transformação digital tem desencadeado mudanças profundas no cenário empresarial, redefinindo estratégias de negócio. Perante esta realidade, a procura por talento qualificado na globalidade do mercado de trabalho tem-se tornado um desafio incontestável, sendo que o mercado português não é exceção. O talento pertencente à Geração Z, em particular, apresenta desafios únicos devido à sua posição singular no contexto laboral. O presente estudo pretende aprofundar o conhecimento existente sobre a atração de talento da Geração Z portuguesa, explorando as suas preocupações face à conjuntura atual, as expectativas que alocam às entidades empregadoras e a identificação das dimensões de atratividades que mais valorizam. Adicionalmente, o estudo explora se o género, os anos de experiência e as áreas de interesse profissional dos indivíduos desta geração tem impacto no grau de valorização que atribuem às dimensões. Para esse efeito, recorreu-se a uma metodologia quantitativa através de um questionário que inquiriu 229 sujeitos da geração alvo. O instrumento de pesquisa baseou-se na Employer Attractiveness Scale desenvolvida por Berthon et.al (2005). As dimensões operacionalizadas nesta escala e os respetivos atributos inerentes a cada uma, permitem apurar os fatores de atratividade organizacional a que os inquiridos dão maior importância quando procuram um empregador. Os resultados têm implicações práticas para as organizações que pretendam atrair talento jovem português. São apresentados contributos relevantes para a criação de propostas de valor que atendam às necessidades do público-alvo, destacando a pertinência de estratégias da Marca Empregadora adaptadas à realidade da Geração Z.Digital transformation has triggered deep changes in the business landscape, redefining business strategies. In light of this reality, the demand for qualified talent in the global job market has become an undeniable challenge, and the Portuguese market in no exception. Talent from Generation Z presents unique challenges due to its distinct position in the labor context. This study aims to deepen the existing knowledge regarding the attraction of Portuguese Generation Z talent. It explores their concerns about the current situation, the expectations they have for employers, and the identification of the attractiveness dimensions they value the most. Additionally, the study intends to investigate whether gender, years of experience, or the professional areas of interest of individuals in this generation impacts the degree of importance assigned to these dimensions. To accomplish this, a quantitative methodology was employed using a questionnaire that surveyed 229 subjects from the target generation. The research instrument was based on the Employer Attractiveness Scale developed by Berthon et al. (2005). The dimensions operationalized in this scale and their respective attributes allow for the identification of the organizational attractiveness factors that respondents prioritize when seeking an employer. The results hold practical implications for organizations seeking to attract Portuguese young talent. They provide relevant insights for crafting Employer Value Propositions that meet the needs of the target audience, emphasizing the importance of Employer Branding strategies tailored to the realities of Generation Z.2024-02-07T11:25:31Z2023-12-12T00:00:00Z2023-12-122023-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30901TID:203472985porBonito, Marta Alexandra Calhauinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-11T01:17:55Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:30.119073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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