Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Paula Alexandra Torres
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76110
Resumo: Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
id RCAP_ba043f408e0ae45282deea6feb561b98
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76110
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textualThe impact of spelling, vocabulary and writing fluency on textual compositionComposição textualFluência de escrita textualOrtografiaVocabulárioText writing fluencySpellingVocabularyWritten compositionCiências Sociais::PsicologiaProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da EducaçãoA escrita é um processo social e cognitivo complexo. Nos últimos anos, em Portugal, tem-se assistido a um aumento da investigação neste domínio, especificamente sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da escrita, no contexto educativo. Este projeto tem como objetivo compreender de que forma o processo de tradução da linguagem escrita contribui para a qualidade da composição textual. De forma específica, procura-se analisar a influência da competência de ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita textual, na qualidade da composição textual, em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A amostra será constituída por 100 alunos do 4.º ano de escolaridade, a frequentar escolas do ensino público, do norte de Portugal. Para avaliação das competências de escrita, será usado um questionário sociodemográfico, medidas de ortografia, de fluência de escrita e o subteste de Vocabulário da WISC-III. Na avaliação da qualidade da composição textual será usada uma tarefa de escrita que consta de uma sequência de imagens, a partir das quais os alunos devem compor um texto narrativo. A investigação sobre as competências de composição textual tem implicações para as práticas educativas, no que concerne aos processos de alfabetização, contribuindo para a promoção de práticas baseadas na evidência. O conhecimento científico sobre os processos de escrita traz ainda implicações para vários domínios da Psicologia, nomeadamente da cognição e linguagem humanas.Writing is a social and cognitive complex process. In recent years, in Portugal, we have seen an increase in writing research, especially on early learning literacy processes in educational context. The purpose of this project is to understand the language translation process contribution to written composition quality. We specifically sought to analyse the influence of spelling ability, vocabulary and text writing fluency on written text quality in elementary school european portuguese students. Participants will be 100 fourth grade students attending public schools from the north of Portugal. All participants complete a sociodemographic questionnaire, a spelling test, a writing fluency test, the WISC-III Vocabulary subtest and an adapted writing composing task in wich students must compose a written narrative based on a sequence of pictures. Writing composition research is core for the evidenced-based educational practices, as just as for Cognitive Psychology.Ribeiro, IolandaUniversidade do MinhoLima, Paula Alexandra Torres20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76110por202774929info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:59.444480Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textual
The impact of spelling, vocabulary and writing fluency on textual composition
title Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textual
spellingShingle Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textual
Lima, Paula Alexandra Torres
Composição textual
Fluência de escrita textual
Ortografia
Vocabulário
Text writing fluency
Spelling
Vocabulary
Written composition
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textual
title_full Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textual
title_fullStr Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textual
title_full_unstemmed Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textual
title_sort Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textual
author Lima, Paula Alexandra Torres
author_facet Lima, Paula Alexandra Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Iolanda
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Paula Alexandra Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Composição textual
Fluência de escrita textual
Ortografia
Vocabulário
Text writing fluency
Spelling
Vocabulary
Written composition
Ciências Sociais::Psicologia
topic Composição textual
Fluência de escrita textual
Ortografia
Vocabulário
Text writing fluency
Spelling
Vocabulary
Written composition
Ciências Sociais::Psicologia
description Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76110
url http://hdl.handle.net/1822/76110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202774929
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132703228952576