Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/76110 |
Resumo: | Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação |
id |
RCAP_ba043f408e0ae45282deea6feb561b98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76110 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textualThe impact of spelling, vocabulary and writing fluency on textual compositionComposição textualFluência de escrita textualOrtografiaVocabulárioText writing fluencySpellingVocabularyWritten compositionCiências Sociais::PsicologiaProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da EducaçãoA escrita é um processo social e cognitivo complexo. Nos últimos anos, em Portugal, tem-se assistido a um aumento da investigação neste domínio, especificamente sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da escrita, no contexto educativo. Este projeto tem como objetivo compreender de que forma o processo de tradução da linguagem escrita contribui para a qualidade da composição textual. De forma específica, procura-se analisar a influência da competência de ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita textual, na qualidade da composição textual, em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A amostra será constituída por 100 alunos do 4.º ano de escolaridade, a frequentar escolas do ensino público, do norte de Portugal. Para avaliação das competências de escrita, será usado um questionário sociodemográfico, medidas de ortografia, de fluência de escrita e o subteste de Vocabulário da WISC-III. Na avaliação da qualidade da composição textual será usada uma tarefa de escrita que consta de uma sequência de imagens, a partir das quais os alunos devem compor um texto narrativo. A investigação sobre as competências de composição textual tem implicações para as práticas educativas, no que concerne aos processos de alfabetização, contribuindo para a promoção de práticas baseadas na evidência. O conhecimento científico sobre os processos de escrita traz ainda implicações para vários domínios da Psicologia, nomeadamente da cognição e linguagem humanas.Writing is a social and cognitive complex process. In recent years, in Portugal, we have seen an increase in writing research, especially on early learning literacy processes in educational context. The purpose of this project is to understand the language translation process contribution to written composition quality. We specifically sought to analyse the influence of spelling ability, vocabulary and text writing fluency on written text quality in elementary school european portuguese students. Participants will be 100 fourth grade students attending public schools from the north of Portugal. All participants complete a sociodemographic questionnaire, a spelling test, a writing fluency test, the WISC-III Vocabulary subtest and an adapted writing composing task in wich students must compose a written narrative based on a sequence of pictures. Writing composition research is core for the evidenced-based educational practices, as just as for Cognitive Psychology.Ribeiro, IolandaUniversidade do MinhoLima, Paula Alexandra Torres20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76110por202774929info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:59.444480Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textual The impact of spelling, vocabulary and writing fluency on textual composition |
title |
Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textual |
spellingShingle |
Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textual Lima, Paula Alexandra Torres Composição textual Fluência de escrita textual Ortografia Vocabulário Text writing fluency Spelling Vocabulary Written composition Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textual |
title_full |
Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textual |
title_fullStr |
Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textual |
title_full_unstemmed |
Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textual |
title_sort |
Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textual |
author |
Lima, Paula Alexandra Torres |
author_facet |
Lima, Paula Alexandra Torres |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Iolanda Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Paula Alexandra Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Composição textual Fluência de escrita textual Ortografia Vocabulário Text writing fluency Spelling Vocabulary Written composition Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Composição textual Fluência de escrita textual Ortografia Vocabulário Text writing fluency Spelling Vocabulary Written composition Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/76110 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/76110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202774929 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132703228952576 |