Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viseu, Floriano
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rocha, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/67374
Resumo: Este estudo pretende conhecer as perceções de professores de matemática do final do ensino básico e do ensino secundário relativamente ao ensino de Funções e ao uso de materiais tecnológicos. Para tal, foi adotada uma metodologia mista, tendo sido recolhidas as perceções de 129 professores através de questionário e de quatro professoras através de entrevista. As principais conclusões apontam para semelhanças nas perceções dos professores, mas também para algumas diferenças relativamente aos ciclos de ensino. No ensino de Funções, os manuais são amplamente utilizados, mas de forma diferente entre os professores de cada um dos ciclos em estudo. O mesmo sucede com as representações e com o uso que é feito das tecnologias. O envolvimento dos alunos nas atividades de estudo é outro aspeto considerado importante, mas uma vez mais existem diferenças. Também a avaliação tem semelhanças, mas difere quanto à valorização do trabalho de grupo.
id RCAP_ba3643c7e9c3099b8a2d85893b609754
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67374
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicosPerceptions of mathematics teachers on the functions teaching and the use of technological materialsFunçõesProfessores do 3.º ciclo e do ensino secundárioMateriais tecnológicosFunctionsTeachers of the lower and upper secondaryTechnological materialsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo pretende conhecer as perceções de professores de matemática do final do ensino básico e do ensino secundário relativamente ao ensino de Funções e ao uso de materiais tecnológicos. Para tal, foi adotada uma metodologia mista, tendo sido recolhidas as perceções de 129 professores através de questionário e de quatro professoras através de entrevista. As principais conclusões apontam para semelhanças nas perceções dos professores, mas também para algumas diferenças relativamente aos ciclos de ensino. No ensino de Funções, os manuais são amplamente utilizados, mas de forma diferente entre os professores de cada um dos ciclos em estudo. O mesmo sucede com as representações e com o uso que é feito das tecnologias. O envolvimento dos alunos nas atividades de estudo é outro aspeto considerado importante, mas uma vez mais existem diferenças. Também a avaliação tem semelhanças, mas difere quanto à valorização do trabalho de grupo.This study intends to understand the perceptions of mathematics teachers from lower and upper secondary regarding the teaching of Functions and the use of technological materials. For that, a mixed methodology was adopted, and the perceptions of 129 teachers were collected through a questionnaire and four teachers through an interview. The main conclusions point to similarities in teachers' perceptions, but also to some differences related to the teaching level of lower or upper secondary. In the teaching of Functions, textbooks are widely used, but differently depending on the level being taught. The same happens with the representations and with the use that is made of the technologies. Involvement of students in work is another aspect considered important, but again there are differences. The assessment also has similarities, but differs in the valuation ascribed to group work.Este trabalho é financiado pelo CIEd -Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PTPontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP)Universidade do MinhoViseu, FlorianoRocha, Helena20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67374por1983-315610.23925/1983-3156.2018v20i2p113-139https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/36538info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67374Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:28.026160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos
Perceptions of mathematics teachers on the functions teaching and the use of technological materials
title Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos
spellingShingle Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos
Viseu, Floriano
Funções
Professores do 3.º ciclo e do ensino secundário
Materiais tecnológicos
Functions
Teachers of the lower and upper secondary
Technological materials
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos
title_full Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos
title_fullStr Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos
title_full_unstemmed Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos
title_sort Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos
author Viseu, Floriano
author_facet Viseu, Floriano
Rocha, Helena
author_role author
author2 Rocha, Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Viseu, Floriano
Rocha, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Funções
Professores do 3.º ciclo e do ensino secundário
Materiais tecnológicos
Functions
Teachers of the lower and upper secondary
Technological materials
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Funções
Professores do 3.º ciclo e do ensino secundário
Materiais tecnológicos
Functions
Teachers of the lower and upper secondary
Technological materials
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo pretende conhecer as perceções de professores de matemática do final do ensino básico e do ensino secundário relativamente ao ensino de Funções e ao uso de materiais tecnológicos. Para tal, foi adotada uma metodologia mista, tendo sido recolhidas as perceções de 129 professores através de questionário e de quatro professoras através de entrevista. As principais conclusões apontam para semelhanças nas perceções dos professores, mas também para algumas diferenças relativamente aos ciclos de ensino. No ensino de Funções, os manuais são amplamente utilizados, mas de forma diferente entre os professores de cada um dos ciclos em estudo. O mesmo sucede com as representações e com o uso que é feito das tecnologias. O envolvimento dos alunos nas atividades de estudo é outro aspeto considerado importante, mas uma vez mais existem diferenças. Também a avaliação tem semelhanças, mas difere quanto à valorização do trabalho de grupo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/67374
url http://hdl.handle.net/1822/67374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1983-3156
10.23925/1983-3156.2018v20i2p113-139
https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/36538
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132977456742400