Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/67374 |
Resumo: | Este estudo pretende conhecer as perceções de professores de matemática do final do ensino básico e do ensino secundário relativamente ao ensino de Funções e ao uso de materiais tecnológicos. Para tal, foi adotada uma metodologia mista, tendo sido recolhidas as perceções de 129 professores através de questionário e de quatro professoras através de entrevista. As principais conclusões apontam para semelhanças nas perceções dos professores, mas também para algumas diferenças relativamente aos ciclos de ensino. No ensino de Funções, os manuais são amplamente utilizados, mas de forma diferente entre os professores de cada um dos ciclos em estudo. O mesmo sucede com as representações e com o uso que é feito das tecnologias. O envolvimento dos alunos nas atividades de estudo é outro aspeto considerado importante, mas uma vez mais existem diferenças. Também a avaliação tem semelhanças, mas difere quanto à valorização do trabalho de grupo. |
id |
RCAP_ba3643c7e9c3099b8a2d85893b609754 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67374 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicosPerceptions of mathematics teachers on the functions teaching and the use of technological materialsFunçõesProfessores do 3.º ciclo e do ensino secundárioMateriais tecnológicosFunctionsTeachers of the lower and upper secondaryTechnological materialsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo pretende conhecer as perceções de professores de matemática do final do ensino básico e do ensino secundário relativamente ao ensino de Funções e ao uso de materiais tecnológicos. Para tal, foi adotada uma metodologia mista, tendo sido recolhidas as perceções de 129 professores através de questionário e de quatro professoras através de entrevista. As principais conclusões apontam para semelhanças nas perceções dos professores, mas também para algumas diferenças relativamente aos ciclos de ensino. No ensino de Funções, os manuais são amplamente utilizados, mas de forma diferente entre os professores de cada um dos ciclos em estudo. O mesmo sucede com as representações e com o uso que é feito das tecnologias. O envolvimento dos alunos nas atividades de estudo é outro aspeto considerado importante, mas uma vez mais existem diferenças. Também a avaliação tem semelhanças, mas difere quanto à valorização do trabalho de grupo.This study intends to understand the perceptions of mathematics teachers from lower and upper secondary regarding the teaching of Functions and the use of technological materials. For that, a mixed methodology was adopted, and the perceptions of 129 teachers were collected through a questionnaire and four teachers through an interview. The main conclusions point to similarities in teachers' perceptions, but also to some differences related to the teaching level of lower or upper secondary. In the teaching of Functions, textbooks are widely used, but differently depending on the level being taught. The same happens with the representations and with the use that is made of the technologies. Involvement of students in work is another aspect considered important, but again there are differences. The assessment also has similarities, but differs in the valuation ascribed to group work.Este trabalho é financiado pelo CIEd -Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PTPontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP)Universidade do MinhoViseu, FlorianoRocha, Helena20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67374por1983-315610.23925/1983-3156.2018v20i2p113-139https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/36538info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67374Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:28.026160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos Perceptions of mathematics teachers on the functions teaching and the use of technological materials |
title |
Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos |
spellingShingle |
Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos Viseu, Floriano Funções Professores do 3.º ciclo e do ensino secundário Materiais tecnológicos Functions Teachers of the lower and upper secondary Technological materials Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos |
title_full |
Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos |
title_fullStr |
Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos |
title_full_unstemmed |
Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos |
title_sort |
Percepções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos |
author |
Viseu, Floriano |
author_facet |
Viseu, Floriano Rocha, Helena |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viseu, Floriano Rocha, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Funções Professores do 3.º ciclo e do ensino secundário Materiais tecnológicos Functions Teachers of the lower and upper secondary Technological materials Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Funções Professores do 3.º ciclo e do ensino secundário Materiais tecnológicos Functions Teachers of the lower and upper secondary Technological materials Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este estudo pretende conhecer as perceções de professores de matemática do final do ensino básico e do ensino secundário relativamente ao ensino de Funções e ao uso de materiais tecnológicos. Para tal, foi adotada uma metodologia mista, tendo sido recolhidas as perceções de 129 professores através de questionário e de quatro professoras através de entrevista. As principais conclusões apontam para semelhanças nas perceções dos professores, mas também para algumas diferenças relativamente aos ciclos de ensino. No ensino de Funções, os manuais são amplamente utilizados, mas de forma diferente entre os professores de cada um dos ciclos em estudo. O mesmo sucede com as representações e com o uso que é feito das tecnologias. O envolvimento dos alunos nas atividades de estudo é outro aspeto considerado importante, mas uma vez mais existem diferenças. Também a avaliação tem semelhanças, mas difere quanto à valorização do trabalho de grupo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/67374 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/67374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1983-3156 10.23925/1983-3156.2018v20i2p113-139 https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/36538 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132977456742400 |