Banco de ensaio de motores de combustão para o projeto UBIcar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Fábio João Reis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9795
Resumo: Shell Eco-Marathon é um concurso anual onde protótipos desenvolvidos por várias escolas de todo o mundo são testados. Existem várias categorias em competição e todas elas visam a maior eficiência possível no que diz respeito ao consumo de energia. A nossa universidade, Universidade da Beira Interior (UBI), tem marcado presença assídua neste concurso onde já saiu premiada por diversas vezes. A participação neste concurso envolve toda uma preparação que é feita ao longo do ano letivo. O UBIcar, protótipo da nossa universidade, é intervencionado em vários aspetos de modo a otimizar o seu rendimento. Uma das parcelas mais importantes é o desenvolvimento e aperfeiçoamento de um motor que seja ultra eficiente, responsável pela locomoção do veículo. Neste processo de aperfeiçoamento, informação como: potência, binário, rotação e consumo são elementos essenciais a ter em consideração quando toca a eleger e aperfeiçoar um impulsor. Estes dados podem ser recolhidos através de um equipamento chamado de dinamómetro, banco de ensaio ou banco de potência para veículos. Posto isto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um equipamento capaz de fornecer todos esses dados, oferecendo assim a possibilidade de serem avaliados vários motores e também pequenas modificações introduzidas nestes. Informação sobre as várias técnicas de medição de performance num motor de combustão interna foi recolhida, bem como dados relativos aos motores em estudo. Tudo foi cuidadosamente analisado para que o trabalho culminasse com o projeto de um dinamómetro adequado e totalmente direcionado para a competição em causa. Durante este processo surgiram alguns percalços, o maior deles foi mesmo prever o comportamento e influência das embraiagens que estes motores possuem, pois neste caso são do tipo automático e têm um papel preponderante no desemprenho e rendimento destes mesmos motores. Esta avaliação foi importante para decidir o local do motor onde os dados relativos à sua performance iriam ser recolhidos. Depois de todas as hipóteses analisadas, de previsto, ainda de uma maneira aproximada, o desempenho e influência das embraiagens nos motores e nos próprios testes optou-se por um dinamómetro de inércia. Resultou então o projeto de um equipamento de avaliação de performance, totalmente adaptado aos motores disponíveis e totalmente direcionado para a competição onde estes se inserem.
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Uma das parcelas mais importantes é o desenvolvimento e aperfeiçoamento de um motor que seja ultra eficiente, responsável pela locomoção do veículo. Neste processo de aperfeiçoamento, informação como: potência, binário, rotação e consumo são elementos essenciais a ter em consideração quando toca a eleger e aperfeiçoar um impulsor. Estes dados podem ser recolhidos através de um equipamento chamado de dinamómetro, banco de ensaio ou banco de potência para veículos. Posto isto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um equipamento capaz de fornecer todos esses dados, oferecendo assim a possibilidade de serem avaliados vários motores e também pequenas modificações introduzidas nestes. Informação sobre as várias técnicas de medição de performance num motor de combustão interna foi recolhida, bem como dados relativos aos motores em estudo. Tudo foi cuidadosamente analisado para que o trabalho culminasse com o projeto de um dinamómetro adequado e totalmente direcionado para a competição em causa. Durante este processo surgiram alguns percalços, o maior deles foi mesmo prever o comportamento e influência das embraiagens que estes motores possuem, pois neste caso são do tipo automático e têm um papel preponderante no desemprenho e rendimento destes mesmos motores. Esta avaliação foi importante para decidir o local do motor onde os dados relativos à sua performance iriam ser recolhidos. Depois de todas as hipóteses analisadas, de previsto, ainda de uma maneira aproximada, o desempenho e influência das embraiagens nos motores e nos próprios testes optou-se por um dinamómetro de inércia. Resultou então o projeto de um equipamento de avaliação de performance, totalmente adaptado aos motores disponíveis e totalmente direcionado para a competição onde estes se inserem.Shell Eco-Marathon is an annual competition where young engineers from around the world are challenged to design, develop and drive energy-efficient vehicles. For these prototypes, there are several categories taken into account where the main goal is to achieve the highest efficiency possible in terms of energy consumption. Our university, Universidade da Beira Interior (UBI), has shown a regular presence in this competition which resulted in several prizes in different occasions. Competing on a higher level requires an early preparation throughout the school year. The prototype of our university, called UBICAR, has been modified in a myriad of aspects to optimize its efficiency. One of the most important parameter is the development and improvement of an engine in order to be ultra-efficient. In this process of improvement, details such as power, torque, rotation and consumption level are essential elements to consider when selecting and improving an impeller. This data can be collected through an equipment called dynamometer, test beds or engine power bank. Therefore, the purpose of this thesis is to develop a device able to provide all the data mentioned above giving the possibility of evaluating several engines and small tweaks and modifications on them. All information on the various techniques to measure performance on an internal combustion engine was collected, as well as data related to engines under study. Everything was carefully analyzed so that the work culminated in the design of a suitable dynamometer totally directed to the competition in cause. During this study there were some setbacks; the main one being to predict the behavior and influence of the clutches that these motors have, since in this case they are automatic and have a preponderant role in the performance and efficiency of these motors. This assessment was important to decide where the engine performance data would be collected. After all the assumptions analyzed, even in an approximate way the performance and influence of the clutches in the engines and the tests themselves, it was decided that the most reliable one would be an inertial dynamometer. This lead to a design of a performance evaluation equipment, totally adapted to the available engines and totally directed to competition where they are used.Fael, Paulo Manuel OliveirauBibliorumFernandes, Fábio João Reis2020-03-06T16:47:55Z2017-11-202017-10-22017-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9795TID:202336670porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:06Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:52.485630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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