O efeito das dimensões de customer knowledge na lealdade : uma vantagem competitiva para a marca?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Inês Peres
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20864
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_ba66264e9ef483fe23829071af6cfd26
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20864
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O efeito das dimensões de customer knowledge na lealdade : uma vantagem competitiva para a marca?TelecomunicaçõesConhecimento sobre o ClienteConhecimento do clienteConhecimento para o clienteLealdadeVantagem CompetitivaTelecommunication servicesKnowledge about CustomerKnowledge from CustomerKnowledge for CustomerLoyaltyCompetitive AdvantageMestrado em MarketingEste estudo tem como principal objetivo perceber de que forma a lealdade a uma marca de telecomunicações pode ser criada ou reforçada através do conhecimento dos seus clientes, bem como até que ponto tal relação constitui uma vantagem competitiva face à concorrência. A recolha de dados da presente pesquisa de caráter quantitativo realizou-se através de questionários online a subscritores ativos de serviços de telecomunicações em Portugal. Analisando os resultados obtidos com recurso a duas regressões lineares múltiplas, concluiu-se que tanto o conhecimento sobre, como o conhecimento para o cliente têm um impacto positivo na lealdade e na vantagem competitiva da marca. Dos três tipos de conhecimento do cliente, o conhecimento sobre o cliente é o que mais fortemente contribui para a lealdade à marca. No entanto, é o conhecimento para o cliente o mais influente na criação de uma consequente vantagem competitiva. O presente estudo representa uma contribuição para os avanços de literatura existente sobre implementação de práticas de Customer Knowledge e um recurso de informação útil que permite às empresas do setor das telecomunicações gerir de uma melhor forma a informação proveniente dos seus clientes.This study aims to understand how telecommunications brand loyalty could be created or reinforced by customer knowledge and to what extend could mean a competitive advantage over the competition. The research was made by using online structured questionnaires to active subscribers of telecommunication services in Portugal. Analysing the results obtained using two multiple linear regressions, it is concluded that knowledge about and knowledge for customer have a positive impact on loyalty. Of the three dimensions of customer knowledge, knowledge about customer is what most strongly contributes to brand loyalty. However, knowledge for customer is the most influential in creating a consequent competitive advantage. This study represents a contribution to the advances in the existing literature about Customer Knowledge practices implementation and a useful information resource that allows companies in the telecommunications sector to better manage the information coming from their customers.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, HelenaRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Inês Peres2021-01-22T15:17:22Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20864porRodrigues, Inês Peres (2020). "O efeito das dimensões de customer knowledge na lealdade : uma vantagem competitiva para a marca?". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:17Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:33.039236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O efeito das dimensões de customer knowledge na lealdade : uma vantagem competitiva para a marca?
title O efeito das dimensões de customer knowledge na lealdade : uma vantagem competitiva para a marca?
spellingShingle O efeito das dimensões de customer knowledge na lealdade : uma vantagem competitiva para a marca?
Rodrigues, Inês Peres
Telecomunicações
Conhecimento sobre o Cliente
Conhecimento do cliente
Conhecimento para o cliente
Lealdade
Vantagem Competitiva
Telecommunication services
Knowledge about Customer
Knowledge from Customer
Knowledge for Customer
Loyalty
Competitive Advantage
title_short O efeito das dimensões de customer knowledge na lealdade : uma vantagem competitiva para a marca?
title_full O efeito das dimensões de customer knowledge na lealdade : uma vantagem competitiva para a marca?
title_fullStr O efeito das dimensões de customer knowledge na lealdade : uma vantagem competitiva para a marca?
title_full_unstemmed O efeito das dimensões de customer knowledge na lealdade : uma vantagem competitiva para a marca?
title_sort O efeito das dimensões de customer knowledge na lealdade : uma vantagem competitiva para a marca?
author Rodrigues, Inês Peres
author_facet Rodrigues, Inês Peres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Helena
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Inês Peres
dc.subject.por.fl_str_mv Telecomunicações
Conhecimento sobre o Cliente
Conhecimento do cliente
Conhecimento para o cliente
Lealdade
Vantagem Competitiva
Telecommunication services
Knowledge about Customer
Knowledge from Customer
Knowledge for Customer
Loyalty
Competitive Advantage
topic Telecomunicações
Conhecimento sobre o Cliente
Conhecimento do cliente
Conhecimento para o cliente
Lealdade
Vantagem Competitiva
Telecommunication services
Knowledge about Customer
Knowledge from Customer
Knowledge for Customer
Loyalty
Competitive Advantage
description Mestrado em Marketing
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10
2020-10-01T00:00:00Z
2021-01-22T15:17:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20864
url http://hdl.handle.net/10400.5/20864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, Inês Peres (2020). "O efeito das dimensões de customer knowledge na lealdade : uma vantagem competitiva para a marca?". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131147511267328