O Educador como Prático Reflexivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ana
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Neves, Maria Ivone, Pinho, Rute, Santos, Vera, Oliveira, Cláudia, Marques, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/909
Resumo: De forma a contribuir para a partilha de experiências no âmbito da avaliação dos estágios profissionalizantes, e promovendo o desenvolvimento de estratégias inovadoras para os cursos de ensino, pretende-se com este artigo abordar a visão do aluno-estagiário sobre a sua prática e o seu processo formativo em geral. A apresentação de registos de algumas reflexões retiradas dos portfólios reflexivos, construídos pelos alunos, reveste-se de importância, não só para os mais diversos cursos de ensino mas, igualmente, como um exemplo para os profissionais que pretendem reflectir sobre a sua prática. Assim, desenvolvemos, inicialmente, uma abordagem teórica relativa à importância da reflexão na prática pedagógica do Educador de Infância, neste caso em particular, do estagiário finalista. Neste contexto, procedemos a uma selecção das reflexões mais significativas desenvolvidas por um grupo de alunas ao longo do estágio profissionalizante do curso em Educação de Infância no ano lectivo de 2006/07. Neste artigo pretendemos suscitar uma reflexão sobre as práticas educativas junto dos profissionais de educação.
id RCAP_ba7a7756cf2fe7d4576080060f823e7c
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/909
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Educador como Prático ReflexivoEnsino reflexivoSupervisão de professoresEducação de infânciaPortefólioDe forma a contribuir para a partilha de experiências no âmbito da avaliação dos estágios profissionalizantes, e promovendo o desenvolvimento de estratégias inovadoras para os cursos de ensino, pretende-se com este artigo abordar a visão do aluno-estagiário sobre a sua prática e o seu processo formativo em geral. A apresentação de registos de algumas reflexões retiradas dos portfólios reflexivos, construídos pelos alunos, reveste-se de importância, não só para os mais diversos cursos de ensino mas, igualmente, como um exemplo para os profissionais que pretendem reflectir sobre a sua prática. Assim, desenvolvemos, inicialmente, uma abordagem teórica relativa à importância da reflexão na prática pedagógica do Educador de Infância, neste caso em particular, do estagiário finalista. Neste contexto, procedemos a uma selecção das reflexões mais significativas desenvolvidas por um grupo de alunas ao longo do estágio profissionalizante do curso em Educação de Infância no ano lectivo de 2006/07. Neste artigo pretendemos suscitar uma reflexão sobre as práticas educativas junto dos profissionais de educação.2008-12-19T10:57:51Z2013-05-20T13:58:42Z2007-11-01T00:00:00Z2007-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/909por1645-9377Pinheiro, AnaNeves, Maria IvonePinho, RuteSantos, VeraOliveira, CláudiaMarques, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:31Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:30.415521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Educador como Prático Reflexivo
title O Educador como Prático Reflexivo
spellingShingle O Educador como Prático Reflexivo
Pinheiro, Ana
Ensino reflexivo
Supervisão de professores
Educação de infância
Portefólio
title_short O Educador como Prático Reflexivo
title_full O Educador como Prático Reflexivo
title_fullStr O Educador como Prático Reflexivo
title_full_unstemmed O Educador como Prático Reflexivo
title_sort O Educador como Prático Reflexivo
author Pinheiro, Ana
author_facet Pinheiro, Ana
Neves, Maria Ivone
Pinho, Rute
Santos, Vera
Oliveira, Cláudia
Marques, Marta
author_role author
author2 Neves, Maria Ivone
Pinho, Rute
Santos, Vera
Oliveira, Cláudia
Marques, Marta
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Ana
Neves, Maria Ivone
Pinho, Rute
Santos, Vera
Oliveira, Cláudia
Marques, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino reflexivo
Supervisão de professores
Educação de infância
Portefólio
topic Ensino reflexivo
Supervisão de professores
Educação de infância
Portefólio
description De forma a contribuir para a partilha de experiências no âmbito da avaliação dos estágios profissionalizantes, e promovendo o desenvolvimento de estratégias inovadoras para os cursos de ensino, pretende-se com este artigo abordar a visão do aluno-estagiário sobre a sua prática e o seu processo formativo em geral. A apresentação de registos de algumas reflexões retiradas dos portfólios reflexivos, construídos pelos alunos, reveste-se de importância, não só para os mais diversos cursos de ensino mas, igualmente, como um exemplo para os profissionais que pretendem reflectir sobre a sua prática. Assim, desenvolvemos, inicialmente, uma abordagem teórica relativa à importância da reflexão na prática pedagógica do Educador de Infância, neste caso em particular, do estagiário finalista. Neste contexto, procedemos a uma selecção das reflexões mais significativas desenvolvidas por um grupo de alunas ao longo do estágio profissionalizante do curso em Educação de Infância no ano lectivo de 2006/07. Neste artigo pretendemos suscitar uma reflexão sobre as práticas educativas junto dos profissionais de educação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-01T00:00:00Z
2007-11
2008-12-19T10:57:51Z
2013-05-20T13:58:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/909
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-9377
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131618414166016