O Educador como Prático Reflexivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/909 |
Resumo: | De forma a contribuir para a partilha de experiências no âmbito da avaliação dos estágios profissionalizantes, e promovendo o desenvolvimento de estratégias inovadoras para os cursos de ensino, pretende-se com este artigo abordar a visão do aluno-estagiário sobre a sua prática e o seu processo formativo em geral. A apresentação de registos de algumas reflexões retiradas dos portfólios reflexivos, construídos pelos alunos, reveste-se de importância, não só para os mais diversos cursos de ensino mas, igualmente, como um exemplo para os profissionais que pretendem reflectir sobre a sua prática. Assim, desenvolvemos, inicialmente, uma abordagem teórica relativa à importância da reflexão na prática pedagógica do Educador de Infância, neste caso em particular, do estagiário finalista. Neste contexto, procedemos a uma selecção das reflexões mais significativas desenvolvidas por um grupo de alunas ao longo do estágio profissionalizante do curso em Educação de Infância no ano lectivo de 2006/07. Neste artigo pretendemos suscitar uma reflexão sobre as práticas educativas junto dos profissionais de educação. |
id |
RCAP_ba7a7756cf2fe7d4576080060f823e7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/909 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Educador como Prático ReflexivoEnsino reflexivoSupervisão de professoresEducação de infânciaPortefólioDe forma a contribuir para a partilha de experiências no âmbito da avaliação dos estágios profissionalizantes, e promovendo o desenvolvimento de estratégias inovadoras para os cursos de ensino, pretende-se com este artigo abordar a visão do aluno-estagiário sobre a sua prática e o seu processo formativo em geral. A apresentação de registos de algumas reflexões retiradas dos portfólios reflexivos, construídos pelos alunos, reveste-se de importância, não só para os mais diversos cursos de ensino mas, igualmente, como um exemplo para os profissionais que pretendem reflectir sobre a sua prática. Assim, desenvolvemos, inicialmente, uma abordagem teórica relativa à importância da reflexão na prática pedagógica do Educador de Infância, neste caso em particular, do estagiário finalista. Neste contexto, procedemos a uma selecção das reflexões mais significativas desenvolvidas por um grupo de alunas ao longo do estágio profissionalizante do curso em Educação de Infância no ano lectivo de 2006/07. Neste artigo pretendemos suscitar uma reflexão sobre as práticas educativas junto dos profissionais de educação.2008-12-19T10:57:51Z2013-05-20T13:58:42Z2007-11-01T00:00:00Z2007-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/909por1645-9377Pinheiro, AnaNeves, Maria IvonePinho, RuteSantos, VeraOliveira, CláudiaMarques, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:31Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:30.415521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Educador como Prático Reflexivo |
title |
O Educador como Prático Reflexivo |
spellingShingle |
O Educador como Prático Reflexivo Pinheiro, Ana Ensino reflexivo Supervisão de professores Educação de infância Portefólio |
title_short |
O Educador como Prático Reflexivo |
title_full |
O Educador como Prático Reflexivo |
title_fullStr |
O Educador como Prático Reflexivo |
title_full_unstemmed |
O Educador como Prático Reflexivo |
title_sort |
O Educador como Prático Reflexivo |
author |
Pinheiro, Ana |
author_facet |
Pinheiro, Ana Neves, Maria Ivone Pinho, Rute Santos, Vera Oliveira, Cláudia Marques, Marta |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Maria Ivone Pinho, Rute Santos, Vera Oliveira, Cláudia Marques, Marta |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Ana Neves, Maria Ivone Pinho, Rute Santos, Vera Oliveira, Cláudia Marques, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino reflexivo Supervisão de professores Educação de infância Portefólio |
topic |
Ensino reflexivo Supervisão de professores Educação de infância Portefólio |
description |
De forma a contribuir para a partilha de experiências no âmbito da avaliação dos estágios profissionalizantes, e promovendo o desenvolvimento de estratégias inovadoras para os cursos de ensino, pretende-se com este artigo abordar a visão do aluno-estagiário sobre a sua prática e o seu processo formativo em geral. A apresentação de registos de algumas reflexões retiradas dos portfólios reflexivos, construídos pelos alunos, reveste-se de importância, não só para os mais diversos cursos de ensino mas, igualmente, como um exemplo para os profissionais que pretendem reflectir sobre a sua prática. Assim, desenvolvemos, inicialmente, uma abordagem teórica relativa à importância da reflexão na prática pedagógica do Educador de Infância, neste caso em particular, do estagiário finalista. Neste contexto, procedemos a uma selecção das reflexões mais significativas desenvolvidas por um grupo de alunas ao longo do estágio profissionalizante do curso em Educação de Infância no ano lectivo de 2006/07. Neste artigo pretendemos suscitar uma reflexão sobre as práticas educativas junto dos profissionais de educação. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11-01T00:00:00Z 2007-11 2008-12-19T10:57:51Z 2013-05-20T13:58:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/909 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-9377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131618414166016 |