No burilar da supervião: instrumentos e práticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3397 |
Resumo: | A presente dissertação, nasceu da premente necessidade de accionar propostas céleres, que se constituíssem como alternativas eficientes, capazes de responder com eficácia aos constrangimentos que emergem do actual quadro normativo que sustenta o modelo de formação inicial de professores, onde se enquadram os elementos do núcleo que supervisionamos. A busca incessante do caminho certo que nos levasse até à porta de saída do labirinto onde, conscientemente, tínhamos entrado, constituiu – se, como um desafio aliciante a vencer, apesar da disposição das divisões, do labiríntico edifício, se terem alterado e provocarem mais retrocessos e novos reinícios. Não desistimos. A urgência de ganhar, transformou – nos em artesãs de um artefacto inacabado, que fomos construindo, desconstruindo e reconstruindo, num permanente burilar, tal Penélope à espera do seu Ulisses. Convictas de que todos os labirintos têm uma saída, haveríamos de encontrá-la e cada passo representaria uma nova possibilidade de chegada. Perante os retrocessos, não desanimámos, antes reflectimos, avaliámos, redimensionámos e ajustámos cada passada, a partir da aprendizagem conseguida em cada tentativa e prosseguimos. O modo como encetamos e percorremos os múltiplos caminhos do labiríntico mundo da Supervisão que implícita ou explicitamente envolve todos os que nela estão implicados, é o que procuraremos espelhar ao longo do nosso trabalho. Procuraremos também justificar as nossas opções, no sentido de que as razões que as motivaram possam ser compreendidas. |
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No burilar da supervião: instrumentos e práticasFormação de professoresSupervisão pedagógica - Modelos - FormaçãoProfessor - Competências profissionaisEscola - CurrículoProfessor - PortefólioAluno - PortefólioA presente dissertação, nasceu da premente necessidade de accionar propostas céleres, que se constituíssem como alternativas eficientes, capazes de responder com eficácia aos constrangimentos que emergem do actual quadro normativo que sustenta o modelo de formação inicial de professores, onde se enquadram os elementos do núcleo que supervisionamos. A busca incessante do caminho certo que nos levasse até à porta de saída do labirinto onde, conscientemente, tínhamos entrado, constituiu – se, como um desafio aliciante a vencer, apesar da disposição das divisões, do labiríntico edifício, se terem alterado e provocarem mais retrocessos e novos reinícios. Não desistimos. A urgência de ganhar, transformou – nos em artesãs de um artefacto inacabado, que fomos construindo, desconstruindo e reconstruindo, num permanente burilar, tal Penélope à espera do seu Ulisses. Convictas de que todos os labirintos têm uma saída, haveríamos de encontrá-la e cada passo representaria uma nova possibilidade de chegada. Perante os retrocessos, não desanimámos, antes reflectimos, avaliámos, redimensionámos e ajustámos cada passada, a partir da aprendizagem conseguida em cada tentativa e prosseguimos. O modo como encetamos e percorremos os múltiplos caminhos do labiríntico mundo da Supervisão que implícita ou explicitamente envolve todos os que nela estão implicados, é o que procuraremos espelhar ao longo do nosso trabalho. Procuraremos também justificar as nossas opções, no sentido de que as razões que as motivaram possam ser compreendidas.Notre travail est né du besoin que nous avons ressenti d’actionner des propositions rapides susceptibles de se transformer en des options opérantes, capables de répondre avec efficacité aux contraintes qui émergent de l’actuel tableau normatif qui est à la base du modèle de la formation initiale d'enseignants, où s'encadrent les éléments du groupe que nous supervisons. La recherche continue du chemin exact qui pourrait nous mener à la porte de sortie du labyrinthe où, consciemment, nous étions entrées, a constitué le défi stimulant à résoudre, et ce malgré les changements survenus au niveau de la disposition des divisions de notre labyrinthique bâtiment, ce qui a provoqué des retours en arrière et de nouveaux recommencements. Nous n’avons toutefois pas abandonné. La volonté de venir à bout nous a transformées en artisanes d’un dispositif inachevé, que nous avons patiemment construit, déconstruit et reconstruit dans un souci d’achèvement, telle Pénélope qui file son fil en attendant Ulysse. Convaincues que tous les labyrinthes ont une sortie, nous la trouverions peu à peu, chaque étape représentant une nouvelle possibilité d’arrivée. Malgré les pas en arrière, nous n’avons pas baissé les bras, mais nous avons plutôt réfléchi, évalué, redimensionné et réajusté chaque démarche, à partir des résultats obtenus dans chaque tentative. C’est justement la façon dont nous avons commencé et parcouru les multiples chemins du labyrinthique monde de la Supervision pédagogique, un domaine qui engage, de façon explicite ou implicite tous ceux qui sont impliqués, c’est que nous cherchons à refléter dans ce travail. Nous chercherons également à justifier nos options, au sens où les raisons qui les ont motivées puissent être comprises.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumMorgado, Maria Lúcia Pires2015-05-28T15:08:25Z200820082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3397porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:49.566957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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