Le patrimoine industriel comme vecteur de requalification urbain à Rio de Janeiro: le cas de la Gare Leopoldina et ses alentours

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Monique Helen Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: fra
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31065
Resumo: O Patrimônio industrial como vetor de requalificação urbana no Rio de Janeiro: o caso da estação Leopoldina e de seu entorno Resumo: Este projecto coloca em causa os desafios para a reabertura da estação Leopoldina através da análise das suas fragilidades e potencialidades, afim que ela possa servir como vector para a requalificação do seu entorno e como modelo para a recuperação dos exemplares do património edificado industrial do porto do Rio de Janeiro. Também conhecida como estação Barão de Mauá, o edifício está localizado no bairro do Santo Cristo, que faz parte da região portuária do Rio de Janeiro, na região sudeste do Brasil. Construída em 1926, a estação Leopoldina foi escolhida como objecto de investigação devido ao seu valor histórico, arquitectónico e por ter sido um edifício de grande importância para a conexão do território, mas que sofreu tardiamente os efeitos da tentativa de extinção do sistema ferroviário brasileiro; Le patrimoine industriel comme vecteur de réqualification urbain à Rio de Janeiro: le cas de la gare Leopoldina et ses alentours Résumé: Ce présent projet s’interroge à propos des défis pour la réouverture de la gare Leopoldina à traves de l'analyse des faiblesses et des potentiels, pour qu’elle puisse servir de vecteur à la requalification de ses environs et comme modèle pour la récupération d’autres patrimoines industrielles bâti du port de Rio de Janeiro. Aussi connu comme gare Barão de Mauá, elle est située au quartier de Santo Cristo, qui fait partie de la région portuaire de Rio de Janeiro, une ville dans la région sud-est du Brésil. Bâti en 1926, la Gare Leopoldina a été choisie comme objet de recherche en raison de sa valeur historique, architectural et pour avoir été un bâtiment d’une grande importance pour la connexion du territoire, qui a souffert tardivement des effets de la tentative d'extinction du système ferroviaire brésilien; Industrial heritage as a vector for urban requalification in Rio de Janeiro: the case of the Leopoldina station and its surroundings Abstract: This present project examines the challenges for the reopening of the Leopoldina railway station through the analysis of its weaknesses and potentials, so that it can serve as a vector for the requalification of its surroundings and as a model for the recovery of other industrial built heritage by the port of Rio de Janeiro. Also known as Barão de Mauá railway station, it is located in the Santo Cristo district, which is part of the port region of Rio de Janeiro, a city in the southeast region of Brazil. Built in 1926, the Leopoldina railway station was chosen as an object of research because of its historical and architectural value and for having been a building of great importance for the connection of the territory, which belatedly suffered the effects of the attempted extinction of the Brazilian railway system.
id RCAP_ba885635a8b79295df2f7b81e1fd85a6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/31065
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Le patrimoine industriel comme vecteur de requalification urbain à Rio de Janeiro: le cas de la Gare Leopoldina et ses alentoursEstação Ferroviária LeopoldinaReabilitação do patrimônio edificadoRequalificação urbanaGare LeopoldinaChemins de ferRéabilitation du patrimoine bâtiRequalification urbainLeopoldina railway stationRailwaysReabilitation of built heritageUrban requalificationO Patrimônio industrial como vetor de requalificação urbana no Rio de Janeiro: o caso da estação Leopoldina e de seu entorno Resumo: Este projecto coloca em causa os desafios para a reabertura da estação Leopoldina através da análise das suas fragilidades e potencialidades, afim que ela possa servir como vector para a requalificação do seu entorno e como modelo para a recuperação dos exemplares do património edificado industrial do porto do Rio de Janeiro. Também conhecida como estação Barão de Mauá, o edifício está localizado no bairro do Santo Cristo, que faz parte da região portuária do Rio de Janeiro, na região sudeste do Brasil. Construída em 1926, a estação Leopoldina foi escolhida como objecto de investigação devido ao seu valor histórico, arquitectónico e por ter sido um edifício de grande importância para a conexão do território, mas que sofreu tardiamente os efeitos da tentativa de extinção do sistema ferroviário brasileiro; Le patrimoine industriel comme vecteur de réqualification urbain à Rio de Janeiro: le cas de la gare Leopoldina et ses alentours Résumé: Ce présent projet s’interroge à propos des défis pour la réouverture de la gare Leopoldina à traves de l'analyse des faiblesses et des potentiels, pour qu’elle puisse servir de vecteur à la requalification de ses environs et comme modèle pour la récupération d’autres patrimoines industrielles bâti du port de Rio de Janeiro. Aussi connu comme gare Barão de Mauá, elle est située au quartier de Santo Cristo, qui fait partie de la région portuaire de Rio de Janeiro, une ville dans la région sud-est du Brésil. Bâti en 1926, la Gare Leopoldina a été choisie comme objet de recherche en raison de sa valeur historique, architectural et pour avoir été un bâtiment d’une grande importance pour la connexion du territoire, qui a souffert tardivement des effets de la tentative d'extinction du système ferroviaire brésilien; Industrial heritage as a vector for urban requalification in Rio de Janeiro: the case of the Leopoldina station and its surroundings Abstract: This present project examines the challenges for the reopening of the Leopoldina railway station through the analysis of its weaknesses and potentials, so that it can serve as a vector for the requalification of its surroundings and as a model for the recovery of other industrial built heritage by the port of Rio de Janeiro. Also known as Barão de Mauá railway station, it is located in the Santo Cristo district, which is part of the port region of Rio de Janeiro, a city in the southeast region of Brazil. Built in 1926, the Leopoldina railway station was chosen as an object of research because of its historical and architectural value and for having been a building of great importance for the connection of the territory, which belatedly suffered the effects of the attempted extinction of the Brazilian railway system.Universidade de Évora2022-02-14T12:34:41Z2022-02-142021-09-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/31065http://hdl.handle.net/10174/31065TID:202930696fraDepartamento de Históriamoniquehss12@gmail.com735Silva, Monique Helen Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:30:23Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:23.887002Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Le patrimoine industriel comme vecteur de requalification urbain à Rio de Janeiro: le cas de la Gare Leopoldina et ses alentours
title Le patrimoine industriel comme vecteur de requalification urbain à Rio de Janeiro: le cas de la Gare Leopoldina et ses alentours
spellingShingle Le patrimoine industriel comme vecteur de requalification urbain à Rio de Janeiro: le cas de la Gare Leopoldina et ses alentours
Silva, Monique Helen Santos
Estação Ferroviária Leopoldina
Reabilitação do patrimônio edificado
Requalificação urbana
Gare Leopoldina
Chemins de fer
Réabilitation du patrimoine bâti
Requalification urbain
Leopoldina railway station
Railways
Reabilitation of built heritage
Urban requalification
title_short Le patrimoine industriel comme vecteur de requalification urbain à Rio de Janeiro: le cas de la Gare Leopoldina et ses alentours
title_full Le patrimoine industriel comme vecteur de requalification urbain à Rio de Janeiro: le cas de la Gare Leopoldina et ses alentours
title_fullStr Le patrimoine industriel comme vecteur de requalification urbain à Rio de Janeiro: le cas de la Gare Leopoldina et ses alentours
title_full_unstemmed Le patrimoine industriel comme vecteur de requalification urbain à Rio de Janeiro: le cas de la Gare Leopoldina et ses alentours
title_sort Le patrimoine industriel comme vecteur de requalification urbain à Rio de Janeiro: le cas de la Gare Leopoldina et ses alentours
author Silva, Monique Helen Santos
author_facet Silva, Monique Helen Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Monique Helen Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Estação Ferroviária Leopoldina
Reabilitação do patrimônio edificado
Requalificação urbana
Gare Leopoldina
Chemins de fer
Réabilitation du patrimoine bâti
Requalification urbain
Leopoldina railway station
Railways
Reabilitation of built heritage
Urban requalification
topic Estação Ferroviária Leopoldina
Reabilitação do patrimônio edificado
Requalificação urbana
Gare Leopoldina
Chemins de fer
Réabilitation du patrimoine bâti
Requalification urbain
Leopoldina railway station
Railways
Reabilitation of built heritage
Urban requalification
description O Patrimônio industrial como vetor de requalificação urbana no Rio de Janeiro: o caso da estação Leopoldina e de seu entorno Resumo: Este projecto coloca em causa os desafios para a reabertura da estação Leopoldina através da análise das suas fragilidades e potencialidades, afim que ela possa servir como vector para a requalificação do seu entorno e como modelo para a recuperação dos exemplares do património edificado industrial do porto do Rio de Janeiro. Também conhecida como estação Barão de Mauá, o edifício está localizado no bairro do Santo Cristo, que faz parte da região portuária do Rio de Janeiro, na região sudeste do Brasil. Construída em 1926, a estação Leopoldina foi escolhida como objecto de investigação devido ao seu valor histórico, arquitectónico e por ter sido um edifício de grande importância para a conexão do território, mas que sofreu tardiamente os efeitos da tentativa de extinção do sistema ferroviário brasileiro; Le patrimoine industriel comme vecteur de réqualification urbain à Rio de Janeiro: le cas de la gare Leopoldina et ses alentours Résumé: Ce présent projet s’interroge à propos des défis pour la réouverture de la gare Leopoldina à traves de l'analyse des faiblesses et des potentiels, pour qu’elle puisse servir de vecteur à la requalification de ses environs et comme modèle pour la récupération d’autres patrimoines industrielles bâti du port de Rio de Janeiro. Aussi connu comme gare Barão de Mauá, elle est située au quartier de Santo Cristo, qui fait partie de la région portuaire de Rio de Janeiro, une ville dans la région sud-est du Brésil. Bâti en 1926, la Gare Leopoldina a été choisie comme objet de recherche en raison de sa valeur historique, architectural et pour avoir été un bâtiment d’une grande importance pour la connexion du territoire, qui a souffert tardivement des effets de la tentative d'extinction du système ferroviaire brésilien; Industrial heritage as a vector for urban requalification in Rio de Janeiro: the case of the Leopoldina station and its surroundings Abstract: This present project examines the challenges for the reopening of the Leopoldina railway station through the analysis of its weaknesses and potentials, so that it can serve as a vector for the requalification of its surroundings and as a model for the recovery of other industrial built heritage by the port of Rio de Janeiro. Also known as Barão de Mauá railway station, it is located in the Santo Cristo district, which is part of the port region of Rio de Janeiro, a city in the southeast region of Brazil. Built in 1926, the Leopoldina railway station was chosen as an object of research because of its historical and architectural value and for having been a building of great importance for the connection of the territory, which belatedly suffered the effects of the attempted extinction of the Brazilian railway system.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-09T00:00:00Z
2022-02-14T12:34:41Z
2022-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/31065
http://hdl.handle.net/10174/31065
TID:202930696
url http://hdl.handle.net/10174/31065
identifier_str_mv TID:202930696
dc.language.iso.fl_str_mv fra
language fra
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de História
moniquehss12@gmail.com
735
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136685695434752