A análise de necessidades de formação e a planificação da formação : um estudo empírico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grilo, Ana Catarina Ferreira, 1988-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7678
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_ba9c16540a0690502cf5212ab07dfb14
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7678
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A análise de necessidades de formação e a planificação da formação : um estudo empíricoFormação contínua de professoresNecessidades de formaçãoPlanificação curricularRelatórios de estágio de mestrado - 2012Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O presente trabalho foi realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação na área de especialização de Formação de Professores e corresponde ao relatório do estágio desenvolvido num Centro de Formação de uma Associação de Escolas, no distrito de Lisboa. Compõem-se de duas partes sendo a primeira relativa à contextualização do estágio, e a segunda referente às atividades realizadas. Em relação à contextualização do estágio faremos a caracterização da entidade de acolhimento, bem como um enquadramento teórico e normativo abordando a temática da formação contínua de professores nas vertentes legal e conceptual, contextualizando-a no panorama nacional, situando-a nos quadros normativos. Relativamente às atividades executadas, abordaremos numa primeira fase aquelas que fizeram parte do nosso dia-a-dia, e de seguida passaremos à apresentação de dois estudos realizados. O primeiro pretendeu dar resposta a um pedido da diretora do centro no sentido de conhecer as perspetivas dos diretores das escolas associadas quanto ao que consideravam ser as necessidades de formação dos professores por elas abrangidos. Foi nossa intenção também poder contribuir para adequar melhor, a formação a oferecer, às necessidades dos formandos. O segundo centrou-se no campo da planificação e avaliação da formação e teve como produto final a reformulação da ficha de avaliação das ações a usar futuramente pelo centro de formação. Finalmente, apresentaremos um conjunto de conclusões a que chegamos com a realização dos estudos e terminaremos o relatório fazendo um balanço das aprendizagens e conhecimentos adquiridos e desenvolvidos ao longo do estágio, bem como sobre as dificuldades e obstáculos com que nos deparamos no decorrer das várias etapas do processo.The present work has been developed as a part of the Master’s Degree in Sciences of Education, in the specialty area of Teachers’ Training and it reports to the professional traineeship carried out in an in-service training centre of a Teachers’ Association in Lisbon area. It comprises two parts. The first part refers to the context of the traineeship and the second one describes the activities which were carried out. In what concerns the context we will characterize the host entity, as well as present a theoretical and normative approach addressing the issue of in-service teachers’ training in the legal and conceptual aspects, in the frame of the national scenario. Regarding the performed activities, we will refer, at a first stage, to those which were part of our daily routine, and finally we will present the two studies. The first study was developed as a response to the request made by centre director in order to know the perspectives of the associated schools regarding the teachers’ training needs. Our intention was to contribute to better adjust the teachers’ needs to the training program. The second focused on the design and evaluation of the training program and had as a result the rearrangement of the evaluation form to be used by the center in future actions. Finally, we will present a set of conclusions reached by these studies and we will finish the report making a balance of what we have learned and the knowledge acquired and developed in the course of the traineeship, and the obstacles and difficulties faced during the various stages of this process.Rodrigues, Ângela, 1948-Repositório da Universidade de LisboaGrilo, Ana Catarina Ferreira, 1988-2013-02-07T16:12:31Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7678porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:26.855379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A análise de necessidades de formação e a planificação da formação : um estudo empírico
title A análise de necessidades de formação e a planificação da formação : um estudo empírico
spellingShingle A análise de necessidades de formação e a planificação da formação : um estudo empírico
Grilo, Ana Catarina Ferreira, 1988-
Formação contínua de professores
Necessidades de formação
Planificação curricular
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
title_short A análise de necessidades de formação e a planificação da formação : um estudo empírico
title_full A análise de necessidades de formação e a planificação da formação : um estudo empírico
title_fullStr A análise de necessidades de formação e a planificação da formação : um estudo empírico
title_full_unstemmed A análise de necessidades de formação e a planificação da formação : um estudo empírico
title_sort A análise de necessidades de formação e a planificação da formação : um estudo empírico
author Grilo, Ana Catarina Ferreira, 1988-
author_facet Grilo, Ana Catarina Ferreira, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ângela, 1948-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Grilo, Ana Catarina Ferreira, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação contínua de professores
Necessidades de formação
Planificação curricular
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
topic Formação contínua de professores
Necessidades de formação
Planificação curricular
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-02-07T16:12:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7678
url http://hdl.handle.net/10451/7678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134217193390080