A avaliação na formação contínua de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Inês Margarida Carapucinha da, 1989-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7681
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_4c96d2e770abbbdbb2ae9cb68e6d01ac
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7681
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliação na formação contínua de professoresFormação contínua de professoresAvaliação da formaçãoEstratégias de formaçãoRelatórios de estágio de mestrado - 2012Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012No âmbito do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ciências da Educação – especialização formação de professores - foi realizado um estágio, num centro de formação de professores, o qual o presente documento pretende reportar. A finalidade da realização do estágio foi, fundamentalmente, desenvolver aprofundadamente competências profissionais no âmbito da investigação e do exercício profissional. Foi construído um percurso de estágio que espelhou a intenção de integração no contexto real de trabalho onde foi possível conhecer a dinâmica de um centro de formação, experienciar a prática de formação contínua de professores e (re)pensar as diferentes formas que o campo da formação pode tomar. A formação contínua de professores deve proporcionar não só, o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes, mas também, principalmente, a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos. Para que a formação seja orientada neste sentido, é fundamental que se avalie o processo e se reflita sobre o produto atingido tornando a avaliação no principal instrumento ao serviço das melhores formas de planear e gerir a formação. Foi nestas duas temáticas – formação contínua de professores e avaliação da formação – que o estágio realizado se centrou e foram efetuados três estudos que envolveram a avaliação em três dimensões - avaliação da satisfação dos formandos; avaliação das aprendizagens; avaliação do impacto da formação. Os centros de formação devem, cada vez mais, ir ao encontro das necessidades de formação sentidas pelos docentes, atribuindo a estes uma maior autonomia, que os leve envolverem-se em processos de mudança, e que os torne em agentes capazes de intervir no desenvolvimento das políticas educativas.The present document aims to report an internship carried out at a training center within the course of studies leading to the degree of Master of Science in Education-Teacher Training-Specialization. The purpose of the training was, fundamentally, to develop the professional skills within the framework of research and professional practice. A route of stage was built to reflect the intention of integration into the real working context, where it was possible to learn the dynamics of a training centre, to experience the practice of continuous training of teachers and (re) thinking about the different ways the training field can take. The continuous training of teachers must provide not only the personal and professional development of teachers but also, and above all, improve the quality of students' learning. In order to guide the training in this direction, it is essential to evaluate the process and reflect on the achieved product, turning the evaluation into the main instrument at the service of a better management training. The internship focussed on these two thematics - continuous training of teachers and training assessment - carried out three studies involving the evaluation on threedimensions: satisfaction survey; evaluation of learning; evaluation of the impact of training. The training centres should increasingly meet the training needs experienced by teachers, giving autonomy to able them to engage the process of changes and becoming agents capable of intervening in the development of educational policies.Esteves, Maria Manuela, 1949-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Inês Margarida Carapucinha da, 1989-2013-02-07T16:25:10Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7681porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:26.941635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação na formação contínua de professores
title A avaliação na formação contínua de professores
spellingShingle A avaliação na formação contínua de professores
Silva, Inês Margarida Carapucinha da, 1989-
Formação contínua de professores
Avaliação da formação
Estratégias de formação
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
title_short A avaliação na formação contínua de professores
title_full A avaliação na formação contínua de professores
title_fullStr A avaliação na formação contínua de professores
title_full_unstemmed A avaliação na formação contínua de professores
title_sort A avaliação na formação contínua de professores
author Silva, Inês Margarida Carapucinha da, 1989-
author_facet Silva, Inês Margarida Carapucinha da, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Maria Manuela, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Inês Margarida Carapucinha da, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação contínua de professores
Avaliação da formação
Estratégias de formação
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
topic Formação contínua de professores
Avaliação da formação
Estratégias de formação
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-02-07T16:25:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7681
url http://hdl.handle.net/10451/7681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134217199681536