A avaliação na formação contínua de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/7681 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
id |
RCAP_4c96d2e770abbbdbb2ae9cb68e6d01ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/7681 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A avaliação na formação contínua de professoresFormação contínua de professoresAvaliação da formaçãoEstratégias de formaçãoRelatórios de estágio de mestrado - 2012Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012No âmbito do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ciências da Educação – especialização formação de professores - foi realizado um estágio, num centro de formação de professores, o qual o presente documento pretende reportar. A finalidade da realização do estágio foi, fundamentalmente, desenvolver aprofundadamente competências profissionais no âmbito da investigação e do exercício profissional. Foi construído um percurso de estágio que espelhou a intenção de integração no contexto real de trabalho onde foi possível conhecer a dinâmica de um centro de formação, experienciar a prática de formação contínua de professores e (re)pensar as diferentes formas que o campo da formação pode tomar. A formação contínua de professores deve proporcionar não só, o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes, mas também, principalmente, a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos. Para que a formação seja orientada neste sentido, é fundamental que se avalie o processo e se reflita sobre o produto atingido tornando a avaliação no principal instrumento ao serviço das melhores formas de planear e gerir a formação. Foi nestas duas temáticas – formação contínua de professores e avaliação da formação – que o estágio realizado se centrou e foram efetuados três estudos que envolveram a avaliação em três dimensões - avaliação da satisfação dos formandos; avaliação das aprendizagens; avaliação do impacto da formação. Os centros de formação devem, cada vez mais, ir ao encontro das necessidades de formação sentidas pelos docentes, atribuindo a estes uma maior autonomia, que os leve envolverem-se em processos de mudança, e que os torne em agentes capazes de intervir no desenvolvimento das políticas educativas.The present document aims to report an internship carried out at a training center within the course of studies leading to the degree of Master of Science in Education-Teacher Training-Specialization. The purpose of the training was, fundamentally, to develop the professional skills within the framework of research and professional practice. A route of stage was built to reflect the intention of integration into the real working context, where it was possible to learn the dynamics of a training centre, to experience the practice of continuous training of teachers and (re) thinking about the different ways the training field can take. The continuous training of teachers must provide not only the personal and professional development of teachers but also, and above all, improve the quality of students' learning. In order to guide the training in this direction, it is essential to evaluate the process and reflect on the achieved product, turning the evaluation into the main instrument at the service of a better management training. The internship focussed on these two thematics - continuous training of teachers and training assessment - carried out three studies involving the evaluation on threedimensions: satisfaction survey; evaluation of learning; evaluation of the impact of training. The training centres should increasingly meet the training needs experienced by teachers, giving autonomy to able them to engage the process of changes and becoming agents capable of intervening in the development of educational policies.Esteves, Maria Manuela, 1949-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Inês Margarida Carapucinha da, 1989-2013-02-07T16:25:10Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7681porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:26.941635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação na formação contínua de professores |
title |
A avaliação na formação contínua de professores |
spellingShingle |
A avaliação na formação contínua de professores Silva, Inês Margarida Carapucinha da, 1989- Formação contínua de professores Avaliação da formação Estratégias de formação Relatórios de estágio de mestrado - 2012 |
title_short |
A avaliação na formação contínua de professores |
title_full |
A avaliação na formação contínua de professores |
title_fullStr |
A avaliação na formação contínua de professores |
title_full_unstemmed |
A avaliação na formação contínua de professores |
title_sort |
A avaliação na formação contínua de professores |
author |
Silva, Inês Margarida Carapucinha da, 1989- |
author_facet |
Silva, Inês Margarida Carapucinha da, 1989- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Esteves, Maria Manuela, 1949- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Inês Margarida Carapucinha da, 1989- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação contínua de professores Avaliação da formação Estratégias de formação Relatórios de estágio de mestrado - 2012 |
topic |
Formação contínua de professores Avaliação da formação Estratégias de formação Relatórios de estágio de mestrado - 2012 |
description |
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-02-07T16:25:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/7681 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/7681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134217199681536 |