Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/9072 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
id |
RCAP_e36240cf732cec16666927f9de7db8b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/9072 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professoresFormação contínua de professoresNecessidades de formaçãoModelos de formaçãoDesenvolvimento profissionalRelatórios de estágio de mestrado - 2011Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Este estudo pretende contribuir para a reflexão da formação profissional contínua de professores, num quadro de identificação e análise das necessidades como suporte para o planeamento da formação contínua de professores. Para tal, foi realizada a caracterização dos docentes do ensino público do Concelho de Odivelas, quanto as suas necessidades de formação, no sentido de dar pistas ao planeamento das actividades desenvolvidas pelo Centro de Recursos e Animação Pedagógica de Odivelas - Divisão de Educação da Câmara Municipal de Odivelas no âmbito do Projecto de Estágio do Ciclo Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação. Seguindo uma abordagem de cariz quantitativo, a técnica de recolha de dados utilizada neste trabalho foi o inquérito por questionário, com o objectivo de conseguir recolher o maior número de opiniões acerca das necessidades de formação. A aplicação do inquérito decorreu online, tendo em consideração o custo, o tempo e também a abrangência, de forma a garantir uma taxa de resposta aceitável para o estudo. Os dados foram recolhidos durante o mês de Maio de 2011, tendo sido solicitado a todos os docentes do ensino público do Concelho de Odivelas que respondessem ao questionário. Os principais resultados deste estudo foram num primeiro momento a caracterização dos inquiridos quanto ao posicionamento face à profissão, às metodologias de ensino e à representação da formação. Num segundo momento, os dados recolhidos permitiu-nos identificar ainda as necessidades de formação destes professores a partir das competências profissionais que apresentam maiores dificuldades de mobilização e dos temas de interesse que os inquiridos enunciaram. E ainda, identificar quais as modalidades de formação que os inquiridos elegem quando procuram a formação.This study aims to contribute to the reflection of the continuing training of teachers, a framework for identifying and analyzing needs and planning support for the training of teachers. To this end, we performed the characterization of teachers in public schools in the municipality of Odivelas, as their training needs, to give clues to the planning of activities by the Center for Educational Resources and Animation Odivelas - Education Division of the City Council Odivelas under Project Stage cycle leading to the Degree of Master of Science in Education. Following a quantitative approach to nature, the technique of data collection used in this study was to survey, with the aim of getting to collect as many opinions about the training needs. The implementation of the survey took place online, taking into consideration the cost, time and also the range, to ensure an acceptable response rate for the study. Data were collected during the month of May 2011, having been asked to all teachers of public schools in the municipality of Odivelas to answer the questionnaire. The main results of this study were initially questioned about the characterization of the positioning on the profession, the teaching methodologies and the representation of the training. Secondly, the data collected allowed us to identify further training needs of teachers from the professional skills that have greater difficulty in mobilizing and topics of interest that respondents have articulated. Also, identify which types of training that respondents elect when they seek training.Alves, Natália, 1958-Repositório da Universidade de LisboaVeloso, Manuelly Regina dos Santos, 1980-2013-09-03T12:00:16Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:21.926728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores |
title |
Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores |
spellingShingle |
Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores Veloso, Manuelly Regina dos Santos, 1980- Formação contínua de professores Necessidades de formação Modelos de formação Desenvolvimento profissional Relatórios de estágio de mestrado - 2011 |
title_short |
Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores |
title_full |
Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores |
title_fullStr |
Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores |
title_full_unstemmed |
Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores |
title_sort |
Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores |
author |
Veloso, Manuelly Regina dos Santos, 1980- |
author_facet |
Veloso, Manuelly Regina dos Santos, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Natália, 1958- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veloso, Manuelly Regina dos Santos, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação contínua de professores Necessidades de formação Modelos de formação Desenvolvimento profissional Relatórios de estágio de mestrado - 2011 |
topic |
Formação contínua de professores Necessidades de formação Modelos de formação Desenvolvimento profissional Relatórios de estágio de mestrado - 2011 |
description |
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2013-09-03T12:00:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/9072 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/9072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134227745210368 |