Fatores determinantes da intenção de compra mediada pelos social media: um estudo exploratório sobre o consumo de Moda em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Diana Rita Coutinho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1546
Resumo: Atualmente, os social media constituem uma peça fundamental para o mercado de Moda, pelas novas oportunidades trazidas e pelas alterações ocorridas ao nível do comportamento do consumidor. Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste em analisar os fatores determinantes da intenção de compra de produtos de Moda, mediada pelos social media, tendo por base as consumidoras portuguesas. Esta pesquisa surge da necessidade de compreender a relação entre as consumidoras de produtos de Moda e os social media, com especial enfoque nas motivações destas na utilização destes. Apesar da existência de enúmero estudos sobre o comportamento do consumidor, só mais recentemente os académicos se têm debruçado sobre a sua aplicação no ambiente digital. Os resultados do estudo realizado junto de 421 indivíduos do sexo feminino, sugerem que a suscetibilidade destes à influência social online e à UGC influenciam positivamente a intenção de compra mediada pelos social media. Por sua vez, também a inovatividade e o envolvimento com Moda são capazes de influenciar positivamente a intenção de compra. Ainda, a inovatividade parece influenciar o envolvimento com Moda, e a suscetibilidade do indivíduo à influência social online e à UGC, uma vez que quanto maior for o grau de inovatividade do indivíduo, maior será a sua predisposição a adoptar novas tendências e tecnologias. Também o envolvimento com Moda apresenta um papel fulcral face à suscetibilidade à influência social online, à UGC uma vez que quanto maior for o envolvimento do consumidor com Moda, maior será a sua predisposição a procurar e acompanhar conteúdos sobre os produtos deste mercado. Deste modo, quanto mais inovadores e envolvidos forem os consumidores, maior será a sua suscetibilidade à influência de terceiros, assim como à criação de conteúdos, apresentando uma maior probabilidade de ocorrer intenção de compra mediada pelos social media. Também a idade dos indivíduos parece influenciar alguns aspetos do seu comportamento nos social media. É a partir destes resultados que são apresentadas algumas recomendações de atuação para empresas face aos novos desafios dos social media.
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