Pensamentos automáticos, esperança e satisfação com a vida de crianças e adolescentes em acompanhamento psicológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Filipe Bernardes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32919
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017
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spelling Pensamentos automáticos, esperança e satisfação com a vida de crianças e adolescentes em acompanhamento psicológicoPensamento automático - psicologiaEsperançaSatisfação com a vidaCrianças - PsicologiaAdolescentesTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017A presente monografia pretende alargar a investigação com crianças e adolescentes, permitindo recolher informação sobre fatores associados ao desenvolvimento e manutenção de perturbações psicológicas. Foca-se em três variáveis: Pensamentos Automáticos, Esperança e Satisfação com a Vida, com o objetivo de: (1) analisar a relação entre o conteúdo dos Pensamentos Automáticos, Esperança e Satisfação com a Vida; (2) analisar diferenças dos Pensamentos Automáticos, Esperança e Satisfação com a Vida entre os sexos; (3) analisar diferenças dos Pensamentos Automáticos, Esperança e Satisfação com a Vida entre crianças e adolescentes, e (4) explorar a relação entre Pensamentos Automáticos, Esperança e Satisfação com a Vida e o tipo de perturbação (Internalizante ou Externalizante). Os dados foram recolhidos de uma amostra clínica de 50 participantes entre os 7 e os 18 anos. Foram aplicados três instrumentos de medida - Children’s Automatic Thoughts Scale-Negative/Positive (CATS – N/P), Escala de Esperança para Crianças (EEC) e Escala de Satisfação com a Vida (ESV) – em contexto de consulta de psicologia, pelos estagiários do núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Os resultados sugerem que crianças e adolescentes que possuem mais pensamentos negativos sobre si se sentem também mais ameaçados física e socialmente e se sentem menos satisfeitos com a sua vida. Também os pacientes que se sentem mais ameaçados socialmente sentem menos Satisfação com a Vida. Por sua vez, os pacientes que apresentam mais pensamentos de Hostilidade possuem mais Pensamentos Positivos, estando estes Pensamentos Positivos relacionados com níveis mais elevados de Satisfação com a Vida e de Esperança, e os de Hostilidade somente com a Esperança. Foram também encontradas diferenças entre grupos etários e pensamentos automáticos, sendo que os adolescentes sentem mais a Ameaça Social e as crianças têm mais Pensamentos Positivos. Por fim, foram também encontradas diferenças entre perturbações, sendo que os pacientes com perturbações de externalização apresentam mais Pensamentos Positivos e de Hostilidade, e níveis mais elevados de Esperança.The present monograph aims to expand the research with children and adolescents, allowing the gathering of information on factors associated with the development and maintenance of psychological disorders. It´s focused on three variables: Automatic Thoughts, Hope and Satisfaction with Life, in order to: (1) analyze the relationship between the content of Automatic Thoughts, Hope and Satisfaction with Life; (2) analyze differences in Automatic Thoughts, Hope, and Satisfaction with life between genders; (3) analyze differences in Automatic Thoughts, Hope and Satisfaction with life among children and adolescents; and (4) to explore the relationship between Automatic Thoughts, Hope and Satisfaction with life, and the type of disturbance (internalizing or externalizing). The data was collected from a clinical sample of 50 participants aged between 7 and 18 years old. Three measuring instruments - Children's Automatic Thoughts Scale-Negative/Positive (CATS - N/P), Hope Scale for Children (EEC) and Life Satisfaction Scale (ESV) were applied in the context of psychology consultations done by the trainees of Cognitive-Behavioral and Integrative Psychotherapy of the Psychology Faculty of the Lisbon University. The results suggest that children and adolescents who possess more negative thoughts about themselves also feel more physically and socially threatened and feel less satisfied with their life. Also patients who feel more socially threatened feel less Satisfaction with Life. In turn, patients who possess more Hostility thoughts have more Positive Thoughts, these Positive Thoughts being related to higher levels of Satisfaction with Life and Hope, and Hostility with Hope. Differences between age groups and automatic thoughts were also found, with adolescents feeling more of a Social Threat and children having more Positive Thoughts. Finally, differences between disorders were also found, with patients with externalizing disorders presenting Positive and Hostile thoughts and higher levels of Hope.Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-Repositório da Universidade de LisboaMarques, Filipe Bernardes2018-04-20T11:59:02Z20172017-10-092017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32919TID:201908190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:04.275694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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