Associação entre a participação num programa de Educação Física estruturado no 1º ciclo, e a qualidade de vida e a motivação para a educação física no 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, José Miguel Silva das
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4931
Resumo: Objectivo: Este estudo teve como objectivo analisar a associação entre a partipação no projecto PlayGym, que foi providenciado a crianças de 1ºciclo, e a qualidade de vida e motivação para a Educação Física das mesmas crianças no 3º ciclo. Método: Foi realizado um estudo observacional, com recolha de dados quantitativa, em escolas na cidade de Lisboa nos anos letivos de 2005/2006 e 2012/2013. Participaram neste estudo 1211 alunos entre o 9º e o 12º ano de escolaridade, sendo que 325 alunos participaram no projeto PlayGym e 886 não são participantes do projeto PlayGym. No presente estudo, foram utilizados questionários para a recolha de dados: QAD (Questionário de Atividade Física), KidScreen para a qualidade de vida e PLOCQ para os tipos de motivação dos alunos para as aulas de Educação Física. Adicionalmente recolheram-se dados demográficos para caracterizar a amostra. Resultados: Não foram encontradas diferenças significativas entre os alunos que participaram no PlayGym e os que não participaram, em termos de qualidade de vida e regulações motivacionais. Estes resultados contrariam alguma da literatura consultada, que refere que o início da prática de atividade física enquanto jovens, está associado a uma tendência para evitar o sedentarismo quando chegarem à idade adulta.
id RCAP_bad276c5c9ce7941f057d3b35128f76c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4931
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Associação entre a participação num programa de Educação Física estruturado no 1º ciclo, e a qualidade de vida e a motivação para a educação física no 3º cicloDESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAATIVIDADE FÍSICAQUALIDADE DE VIDATEORIA DA AUTODETERMINAÇÃOMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOSPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL ACTIVITYSELF-DETERMINATION THEORYQUALITY OF LIFEObjectivo: Este estudo teve como objectivo analisar a associação entre a partipação no projecto PlayGym, que foi providenciado a crianças de 1ºciclo, e a qualidade de vida e motivação para a Educação Física das mesmas crianças no 3º ciclo. Método: Foi realizado um estudo observacional, com recolha de dados quantitativa, em escolas na cidade de Lisboa nos anos letivos de 2005/2006 e 2012/2013. Participaram neste estudo 1211 alunos entre o 9º e o 12º ano de escolaridade, sendo que 325 alunos participaram no projeto PlayGym e 886 não são participantes do projeto PlayGym. No presente estudo, foram utilizados questionários para a recolha de dados: QAD (Questionário de Atividade Física), KidScreen para a qualidade de vida e PLOCQ para os tipos de motivação dos alunos para as aulas de Educação Física. Adicionalmente recolheram-se dados demográficos para caracterizar a amostra. Resultados: Não foram encontradas diferenças significativas entre os alunos que participaram no PlayGym e os que não participaram, em termos de qualidade de vida e regulações motivacionais. Estes resultados contrariam alguma da literatura consultada, que refere que o início da prática de atividade física enquanto jovens, está associado a uma tendência para evitar o sedentarismo quando chegarem à idade adulta.Objective: This study aimed to analyze the association between the participation in the PlayGym project, which was provided to children from elementary school and quality of life and motivation for physical education of those children in middle and high school. Method: An observational study was conducted, collecting quantitative data on schools in the city of Lisbon in 2005/2006 and 2012/2013 school years. 1211 students participated in this study between the 9th and 12th grade, and 325 students participated in the PlayGym project and 886 were not participants in the PlayGym project. In this study, surveys used for data collection were PAF (Physical Activity Survey), KidScreen (quality of life) and PLOCQ for students motivation in physical education classes. Additionally demographic data were collected to characterize the sample. Results: No significant differences were found in quality of life and motivational regulations between students who participated in the PlayGym and the students that did not participate. These results contradict some of the consulted literature, which states that the initiation of physical activity at a young age is associated with a tendency to avoid a sedentary lifestyle when they reach adulthood.2014-06-12T15:10:15Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4931TID:201269848porNeves, José Miguel Silva dasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:25Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4931Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:26.167688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Associação entre a participação num programa de Educação Física estruturado no 1º ciclo, e a qualidade de vida e a motivação para a educação física no 3º ciclo
title Associação entre a participação num programa de Educação Física estruturado no 1º ciclo, e a qualidade de vida e a motivação para a educação física no 3º ciclo
spellingShingle Associação entre a participação num programa de Educação Física estruturado no 1º ciclo, e a qualidade de vida e a motivação para a educação física no 3º ciclo
Neves, José Miguel Silva das
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA
QUALIDADE DE VIDA
TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL ACTIVITY
SELF-DETERMINATION THEORY
QUALITY OF LIFE
title_short Associação entre a participação num programa de Educação Física estruturado no 1º ciclo, e a qualidade de vida e a motivação para a educação física no 3º ciclo
title_full Associação entre a participação num programa de Educação Física estruturado no 1º ciclo, e a qualidade de vida e a motivação para a educação física no 3º ciclo
title_fullStr Associação entre a participação num programa de Educação Física estruturado no 1º ciclo, e a qualidade de vida e a motivação para a educação física no 3º ciclo
title_full_unstemmed Associação entre a participação num programa de Educação Física estruturado no 1º ciclo, e a qualidade de vida e a motivação para a educação física no 3º ciclo
title_sort Associação entre a participação num programa de Educação Física estruturado no 1º ciclo, e a qualidade de vida e a motivação para a educação física no 3º ciclo
author Neves, José Miguel Silva das
author_facet Neves, José Miguel Silva das
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, José Miguel Silva das
dc.subject.por.fl_str_mv DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA
QUALIDADE DE VIDA
TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL ACTIVITY
SELF-DETERMINATION THEORY
QUALITY OF LIFE
topic DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA
QUALIDADE DE VIDA
TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL ACTIVITY
SELF-DETERMINATION THEORY
QUALITY OF LIFE
description Objectivo: Este estudo teve como objectivo analisar a associação entre a partipação no projecto PlayGym, que foi providenciado a crianças de 1ºciclo, e a qualidade de vida e motivação para a Educação Física das mesmas crianças no 3º ciclo. Método: Foi realizado um estudo observacional, com recolha de dados quantitativa, em escolas na cidade de Lisboa nos anos letivos de 2005/2006 e 2012/2013. Participaram neste estudo 1211 alunos entre o 9º e o 12º ano de escolaridade, sendo que 325 alunos participaram no projeto PlayGym e 886 não são participantes do projeto PlayGym. No presente estudo, foram utilizados questionários para a recolha de dados: QAD (Questionário de Atividade Física), KidScreen para a qualidade de vida e PLOCQ para os tipos de motivação dos alunos para as aulas de Educação Física. Adicionalmente recolheram-se dados demográficos para caracterizar a amostra. Resultados: Não foram encontradas diferenças significativas entre os alunos que participaram no PlayGym e os que não participaram, em termos de qualidade de vida e regulações motivacionais. Estes resultados contrariam alguma da literatura consultada, que refere que o início da prática de atividade física enquanto jovens, está associado a uma tendência para evitar o sedentarismo quando chegarem à idade adulta.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-06-12T15:10:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4931
TID:201269848
url http://hdl.handle.net/10437/4931
identifier_str_mv TID:201269848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131261417029632