Relatório da experiência profissional no ensino da educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, André Azevedo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1654
Resumo: O presente Relatório da Experiência Profissional constitui-se como um requisito obrigatório para a obtenção do grau de mestre no curso do Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Madeira. Este é um passo determinante para alcançar uma maior polivalência no processo de formação, olhando para a carreira profissional de uma forma mais assertiva e confiante, face aos novos desafios que o quadro atual coloca. Neste relatório, procuraremos efetuar uma análise sumária, descritiva e reflexiva, acerca das metodologias desenvolvidas no âmbito da prática docente da Expressão FísicoMotora nas escolas do Primeiro Ciclo da Região Autónoma da Madeira. Este trabalho encontra-se dividido da seguinte forma: (1) Introdução; (2) Enquadramento teórico da atividade profissional; (3) Contextualização da atividade profissional; (4) Prática letiva; (5) Gestão do processo ensino-aprendizagem; (6) Reflexão critica; (7) Desporto Escolar; (8) Reflexão crítica; e (9) Síntese e perspetivas futuras. Esta estrutura, permite-nos expor o nosso trajeto curricular, assim como refletir e justificar as nossas intervenções nas atividades desenvolvidas ao nível da Escola e do Desporto Escolar. A passagem por este processo de formação permite-nos, agora, justificar melhor as opções metodológicas mais eficientes no processo de Ensino-Aprendizagem. Um dos maiores desafios da atualidade na Educação Física escolar é desenvolver um currículo com qualidade e em função das necessidades do aluno.
id RCAP_bae022a2ecd61f574501d7c8ce49d9a8
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1654
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da experiência profissional no ensino da educação físicaEscolaExpressão físico-motoraDesporto escolarExperiência profissionalSchoolPhysical-motor expressionSchool sportProfessional experienceEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório da Experiência Profissional constitui-se como um requisito obrigatório para a obtenção do grau de mestre no curso do Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Madeira. Este é um passo determinante para alcançar uma maior polivalência no processo de formação, olhando para a carreira profissional de uma forma mais assertiva e confiante, face aos novos desafios que o quadro atual coloca. Neste relatório, procuraremos efetuar uma análise sumária, descritiva e reflexiva, acerca das metodologias desenvolvidas no âmbito da prática docente da Expressão FísicoMotora nas escolas do Primeiro Ciclo da Região Autónoma da Madeira. Este trabalho encontra-se dividido da seguinte forma: (1) Introdução; (2) Enquadramento teórico da atividade profissional; (3) Contextualização da atividade profissional; (4) Prática letiva; (5) Gestão do processo ensino-aprendizagem; (6) Reflexão critica; (7) Desporto Escolar; (8) Reflexão crítica; e (9) Síntese e perspetivas futuras. Esta estrutura, permite-nos expor o nosso trajeto curricular, assim como refletir e justificar as nossas intervenções nas atividades desenvolvidas ao nível da Escola e do Desporto Escolar. A passagem por este processo de formação permite-nos, agora, justificar melhor as opções metodológicas mais eficientes no processo de Ensino-Aprendizagem. Um dos maiores desafios da atualidade na Educação Física escolar é desenvolver um currículo com qualidade e em função das necessidades do aluno.This Professional Experience Report was established as a mandatory requirement for the degree of master in the course of Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, of the University of Madeira. This is a decisive step to achieve greater multifunctionality in the training process, looking at the professional career in a more assertive and confident way, regarding the new challenges that the current framework places. In this report, we will make a brief, descriptive and reflective analysis about the methodologies developed in the context of the practice of Physical and Motor Expression teaching in the First Cycle schools of Madeira Autonomous Region. This work is divided as follows: (1) Introduction; (2) Theoretical background of professional activity; (3) Professional activity contextualization; (4) Teaching practice; (5) Teaching-learning process management; (6) Critical thinking; (7) School Sports; (8) Critical thinking; And (9) Synthesis and future perspectives. This structure allows us to present our curricular path, as well as reflect and justify our interventions in the activities developed at School and School Sport level. The transition through this training process allows us, at this moment, to better justify the most efficient methodological options in the Teaching-Learning process. Nowadays, one of the biggest challenges in Physical Education is developing a curriculum with quality that is tailored to the student’s needs.Gouveia, Élvio Rúbio QuintalDigitUMaReis, André Azevedo2017-11-04T01:30:08Z2017-05-18T00:00:00Z2017-05-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1654201704722porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:22Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:22.565133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da experiência profissional no ensino da educação física
title Relatório da experiência profissional no ensino da educação física
spellingShingle Relatório da experiência profissional no ensino da educação física
Reis, André Azevedo
Escola
Expressão físico-motora
Desporto escolar
Experiência profissional
School
Physical-motor expression
School sport
Professional experience
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório da experiência profissional no ensino da educação física
title_full Relatório da experiência profissional no ensino da educação física
title_fullStr Relatório da experiência profissional no ensino da educação física
title_full_unstemmed Relatório da experiência profissional no ensino da educação física
title_sort Relatório da experiência profissional no ensino da educação física
author Reis, André Azevedo
author_facet Reis, André Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Élvio Rúbio Quintal
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, André Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Expressão físico-motora
Desporto escolar
Experiência profissional
School
Physical-motor expression
School sport
Professional experience
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Escola
Expressão físico-motora
Desporto escolar
Experiência profissional
School
Physical-motor expression
School sport
Professional experience
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório da Experiência Profissional constitui-se como um requisito obrigatório para a obtenção do grau de mestre no curso do Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Madeira. Este é um passo determinante para alcançar uma maior polivalência no processo de formação, olhando para a carreira profissional de uma forma mais assertiva e confiante, face aos novos desafios que o quadro atual coloca. Neste relatório, procuraremos efetuar uma análise sumária, descritiva e reflexiva, acerca das metodologias desenvolvidas no âmbito da prática docente da Expressão FísicoMotora nas escolas do Primeiro Ciclo da Região Autónoma da Madeira. Este trabalho encontra-se dividido da seguinte forma: (1) Introdução; (2) Enquadramento teórico da atividade profissional; (3) Contextualização da atividade profissional; (4) Prática letiva; (5) Gestão do processo ensino-aprendizagem; (6) Reflexão critica; (7) Desporto Escolar; (8) Reflexão crítica; e (9) Síntese e perspetivas futuras. Esta estrutura, permite-nos expor o nosso trajeto curricular, assim como refletir e justificar as nossas intervenções nas atividades desenvolvidas ao nível da Escola e do Desporto Escolar. A passagem por este processo de formação permite-nos, agora, justificar melhor as opções metodológicas mais eficientes no processo de Ensino-Aprendizagem. Um dos maiores desafios da atualidade na Educação Física escolar é desenvolver um currículo com qualidade e em função das necessidades do aluno.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-04T01:30:08Z
2017-05-18T00:00:00Z
2017-05-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1654
201704722
url http://hdl.handle.net/10400.13/1654
identifier_str_mv 201704722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129914153107456